Ronald, já fiz um manual semelhante para meu Turiscar Caravana, lá pelos idos do século passado. O problema é achar o tal guia para tomar como ponto de partida (de lá pra cá já fiz várias mudanças, inclusive de cidade, e há caixas ainda intocadas). De toda sorte, não encontramos grandes diferenças entre os Turiscar e os KG (exceto a suspensão e os conversores), portanto, creio não ser difícil fazermos algumas adaptações e transformar o guia de forma que contemple as duas marcas. Rodrigo: a idéia é justamente essa, possibilitar o acesso à informação para aos neófitos. Felizmente quando iniciei tive a orientação de pessoas que não mediram esforços para nos auxiliar, e porisso não tivemos grandes problemas, mas há pessoas que estão longe dos grandes centros, e aí a falta de quem conhece do assunto é bem notada. Obrigado pelo incentivo!
Polini, o nosso amigo Davi aqui do fórum possui o manual do TURISCAR em formato digital. Realmente muito dos tópicos do seu manual são gerais. Agregar como PARTE 1 – KG e PARTE 2 – TURISCAR, seria o máximo, uma obra prima para os proprietários de trailers. Mais uma vez parabéns!!!
Realmente é um apartamento, mas, se não me falha a memória, para robocá-lo é necessário carteira E, pois o PBT ultrapassa o permitido para os trailers “normais”.
Esse tema agente discutiu bastante na época que mudou a lei, é um pouco confuso mesmo, pois não fala diretamente até quantos kg pode rebocar com carteira B, só fala que precisa de carteira E quando o veículo rebocado tiver mais de 6000Kg ou estiver rebocando 2 ou mais veículos, tipo o trailer e atrás do trailer mais um (nesse caso independe do peso). O limite para carteira B então fica sendo o limite do Peso Bruto Total Combinado do veículo, já que não temos trailers de série com mais de 6000Kg. Esse tema eu gosto muito, pois pesquisei bastante, é sempre bom poder dividir o conhecimento sem parecer nerd
Código Transito Brasileiro wrote:
V – Categoria E – condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares. (Redação dada pela Lei nº 12.452, de 2011) § 1º Para habilitar-se na categoria C, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses. § 2o São os condutores da categoria B autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, definida nos termos do Anexo I deste Código, cujo peso não exceda a 6.000 kg (seis mil quilogramas), ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares, excluído o do motorista. (Incluído pela Lei nº 12.452, de 2011) § 3º Aplica-se o disposto no inciso V ao condutor da combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total. (Renumerado pela Lei nº 12.452, de 2011)
O manual me ajudou muito. Mas as informações sobre os freios aparentemente não batem com meu KG 380. Creio que no meu “Getúlio” está instalado um tipo de freio a varão, mas que não está funcionando. Alguém pode me dar mais informações sobre o assunto e onde posso fazer a manutenção pro freio voltar a funcionar? Liguei na Sport Trailer e eles disseram que não tem as peças pra isso…
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