Motor Home- Consulta aos caravanistas

Visualizando 10 posts - 21 até 30 (de 32 do total)
  • Autor
    Posts
  • #52025
    leandrovaranda
    Participante

    Só uma empresa autorizada pode transformar um veículo em outro (o famoso CAT). Então mesmo que você faça tudo em casa, vai precisar de uma empresa dessas assinar o projeto para passar nos testes e obter o novo documento. Melhor mesmo pegar um veículo que já tem documento de motor-home e reformar o interior dele a seu gosto, ai não meche com documentação do mesmo. Eu vi alguns veículos a venda pela internet que tem documento de MH mas estão sem nada dentro, prontos para fazer o que você quiser.

    #52220
    Larissa
    Participante

    Obrigada pelas respostas! :). Realmente o melhor é comprar um já documentado como motorcasa! Tbm vi uns de banda por um bom preço e já documentado! Agora surgiu outra dúvida! Acredito que aqui no ciretran, na cidade, eles poderiam me informar, mas ainda não tive tempo de ir até lá. Comprando um ônibus documentado como motorcasa, reformando do jeito que eu quero, preciso mexer em mais alguma documentação? Ou somente a documentação normal de veículos mesmo? Inmetro etc é preciso?

    #52222
    Rodrigo Ribeiro
    Participante

    Boa noite Larissa, se o veiculo já esta documentado como motor home não será necessário mexer em mais nenhuma documentação, somente a transferência simples de proprietário. Abraços!

    #52233
    leandrovaranda
    Participante

    Não mexendo na estrutura externa pode modificar do seu jeito internamente. mas mantendo o mesmo número de assentos com cinto de segurança, se mudar tem que colocar no documento.

    #52282
    Larissa
    Participante

    Obrigada, pessoal! Será o que vamos fazer, então! Facilita muito o documento já estar mudado! Queria abrir outro tópico, mas não se como fazer! Sobre materiais e equipamentos indispensáveis… Tipo bombas, baterias… Tem algum tópico aberto sobre isso que eu não tenha achado ainda?

    #52288
    leandrovaranda
    Participante

    no site macamp.com.br tem os equipamentos indispensáveis para acampar em geral, mas não lembro de ter específico de MH. Quanto ao essencial em um MH, muitos concordam que são : -banheiro com privada aqua magic(com a saída da privada indo para a caixa de detritos) e um bom chuveiro. -aquecedor de água a gás -geladeira 12V/110V (para gelar enquanto está em movimento) -carregador de baterias -inversor de 12V para 110V (ou 220V) -caixa de água limpa -caixa de água servida -bomba d’água Não sei a lista completa, depende de cada um, o que valoriza mais. Dá uma olhada aqui no fórum nas reformas que os foristas postaram para tirar umas idéias. Alguns fizeram seus próprios trailers e colocaram muita coisa mais moderna. A primeira coisa que tem que pensar é se deseja um RV para conduzir com cnh B ou se vai ser mais pesado que 6000Kg e ver o que acha a a venda. Verifica sempre a questão da documentação, pois alguns MH a venda estão sem documento ou com placa amarela

    #53738
    Edintruder
    Participante

    Chegando tarde para as questões debatidas, mas a respeito da questão inicial: Uma van equipada com material interno não tem sua característica alterada, portanto continua sendo uma van. O que dá a condição de MH é a montagem de janelas, portas e alteração estrutural de transformação. Então, uma van mantendo a estrutura inalterada não pode ser repreendida. Outro ponto é que em tempos de paz, todo o cidadão tem o direito de ir e vir por todo o território nacional com os seus pertences, dessa forma não é necessário carregar nenhuma nota fiscal de nada. Basta mostrar que é uma van normal, e que não existem adaptações permanentes ou alterações que se encaixem na legislação. Dessa forma não adianta CAT ou alteração pois essas alterações NÃO EXISTEM. O que importa na hora é ter os argumentos corretos conforme o CTB e as resoluções. Posso usar uma van própria para fazer a minha mudança, e a forma que eu carrego a minha mudança dentro da van não importa. A van continuará sendo van. PORÉM se instalar uma janela de MH, daí configura alteração, e daí será obrigado a passar pela infinidade de vistorias… A coisa é simples, o pessoal que complica. Pega as resoluções e dá uma olhada de forma a não infringir nenhuma. A propósito, tenho formação de instrutor e examinador de trânsito, e há anos não pago nenhuma multa que levo pois eu não discuto com policiais. Mostro tudo sem problemas e alego com conhecimento de causa a minha posição. Se ele não aceitar, assino a multa na boa e depois faço a defesa com argumentos baseados em leis e fotos direto para o Jari. É bom não criar caso com essa gente pois a grande maioria se acha grande coisa por usar uma merda de farda e estar armado. Tira a farda e o revolver que a impáfia some… Isso é o que chamamos de síndrome do superhomem cuja as autoridades não sabem reconhecer, lidar e muito menos tratar, pois é uma doença psicológica que muitos policiais sofrem.

    #54138
    Claudio
    Participante

    E se eu colocar um trailer encima de um caminhão os dois com placas e documentos, tem alguma restrição?

    #54139
    Polini
    Participante

    Até um tempo atrás não era incomum ver trailer em cima de carroceria de caminhão, tem até foto na Internet (em virtude da nossa legislação – dispensa comentários). Nesse caso o trailer é considerado carga (mas o documento também deve acompanhar o veículo)

    #54141

    Este tipo de veículo tem nome: Truck Home.. e é assunto de uma seção específica no Portal MaCamp: https://macamp.com.br/?p=45 Ele pode ser documentado como motor casa e foi isso que fez o poprietário de um legítimo UNIMOG + Turiscar Caravana. Na época ele fez todo o trâmite de mudança de documentação publicada no MaCamp e nos elogiou pela informação.

Visualizando 10 posts - 21 até 30 (de 32 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: