Publicidade:

Nossa resolução acaba com motorcasa artesanais.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Posts
  • #90807
    Daniel Felisbino
    Participante

    Pessoal olha o que o governo fez.

    http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao5942016.pdf

    esta circulando desde ontem.

    #90808

    Olá Daniel.

    Algumas pessoas estão assustadas com esta resolução. Porém na prática ela só faz aplicar aos pequenos reboques o que já vinha sendo aplicado para os motor homes e trailers. Há tempos que estes dois não podiam ser mais fabricados artesanalmente. Só por empresas com CAT.

    Pelo que tá dando pra entender, As mesmas regras servirão agora para as carretinhas e isso vai mesmo atrapalhar quem modificava especialmente para fins específicos… como no nosso caso do campismo. Mas como elas recebem modificações mais acanhadas, acho que na prática o pessoal irá comprar uma carreta com CAT, tipo baú, fazendinha e etc…. e depois de documentada irá fazer as modificações….

    Diferente dos motor casas e trailers, que só podem ser documentados como tais depois que já montou tudo. Dificilmente alguém vai comprar um motor home com CAT pra daí fazer tudo o que quer lá dentro…..

    Vamos ver de que jeito essa lei vai “pegar”…..

    #90809
    rogerioprd
    Participante

    Bom, mas acaba com a fabricação de peso superior a 750Kg, estas carretinhas mesmo modificadas não passam disso, que pretendo fabricar uma para minha Meriva puxar.

    #90975
    Rubem
    Participante

    Humm…comprei uma Kombi com intenção de fazer um mini motorcasa.

    Se fizer um balcão/cozinha e uma cama, poderá complicar?

    #91129
    Daniel Felisbino
    Participante

    Bom segundo o meu despachante ainda esta dando pra modificar para motor casa, van, onibus, mas isso ai é coisa das empresas de motorhome que estao se sentindo prejudicadas por montadores de fundo de quintal que tem a mesma qualidade porem preço la embaixo.

    #91435
    Judson Rui Mello
    Participante

    Taí… quero saber onde tem montadores ‘fundo de quintal’ que apresenta qualidade de serviço a um preço barato!

    #93871
    Daniel Felisbino
    Participante

    Bom depois de meses sumido vou tentar frequentar mais o forum, como dito no ano passado comprei uma mb180d para montar um motorhome pequeno, depois da retifica do motor, da troca do cambio e variassss peças trocadas ela esta quase pronta para receber a casa, preciso fazer a funilaria agora, mas a documentação ja alterei para motor casa mesmo com essa lei estupida.

    abraços

    #93900
    Odair Teixeira
    Participante

    Fala Daniel

    O objetivo da lei é prevenir que veículos alterados sem nenhum critério de engenharia e segurança entrem em circulação oferecendo riscos à população.

    Lembro de um evento poucos anos atrás, de um dono de MH que me contava que ele tinha feito tudo no quintal de casa e que não tinha pago nem um centavo para nenhum profissional. Tudo bem, é direito dele.

    Então ele me mostrou como fez as alterações. Para eu fazer a história bem curta, o colega não fazia noção dos erros que ele tinha cometido.

    Vou falar só do sistema hidrosanitário. Colocou caixas de água residenciais no porta malas totalizando mil litros de água potavel, 500 de água servida e 500 de águas negras. Tudo porque nao queria ficar dependendo de agua em camping. A forma que ele “fixou” as caixas de água (tipo tanque da Fortlev) e que não foram projetadas para sofrerem aceleração lateral, foram fixadas com míseros tocos de madeira ao redor, aparafusados no assoalho.

    Qualquer frenagem mais bruta, aquelas caixas romperiam. Fora que todos os líquidos estavam alocados de um lado só, desequilibrando o centro de massa do veículo. Imagina o equilibrio numa frenagem em curva.

    É para isso que a lei serve. Para prevenir tragédias.

    Em vários lugares do mundo, vc nao pode nem mesmo alterar o sistema de ignição do carro, sob pena de ter o carro apreendido e pagar multas pesadas.

    O que falar então de alterações significativas como transformar um veículo em Motor Casa.

    Eu também gosto de fazer muita coisa por conta. Mas tem coisa que tem que ser feita por profissionais com habilitação.

    As vezes ocorre de alguem me pedir para assinar ART (anotação de responsabilidade técnica) no CREA de algum projeto que eu nem sei como foi feito.

    Logicamente eu não aceito. E ocorre de alguns ficarem bem chateados pela minha recusa.

    Leis que buscam proteger a sociedade de riscos potenciais são bem vindas. São sintomas de que a sociedade está melhorando, ainda que lentamente.

    Abraço

    Odair

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: