O QUE CONSIDERADO UM VEICULO PESADO ?
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16 de janeiro de 2015 às 13:49 #45794ricardo hollandParticipante
Pessoal li a reportagem sobre as multa decorrente do excesso de velocidade do reboques, mas tenho uma duvida, lá tem na resolução do que é pesado: reboque ou mais de 3500kg, sempre achei, no caso dos veículos, que seria o rodado duplo traseiro, resumindo, uma Iveco 14S35, ou seja 3500kg, pode trafegar com velocidade de carro, enquanto que uma 14S45, 4500kg, tem que rodar como pesado, sendo que esteticamente ambas são similares, rodado simples, e quanto ao pedágio, ambas pagam como carro devido ao rodado simples ?
16 de janeiro de 2015 às 16:23 #56964Marcos PivariMestreOlá Ricardo. Você deve estar se referindo à matéria https://macamp.com.br/?p=1299 Fique claro que “veiculo pesado” ou “leve” nada tem a ver com o pedagio. O veículo pesado, sem contar exceções como no caso de reboques mesmo leves, é considerado o PBT (Peso Bruto Total) sendo mais de 3.500kg. Isto quer dizer que o peso real do veículo + o peso máximo de carga que ele pode carregar (tudo considerado pelo fabricante) sendo maior que 3.500kg será considerado “veículo pesado”. Temos exemplos de carros mesmo com rodado simples que se enquadram na categoria “pesado” ou “caminhão”… como no caso da Ford F-250 cabine dupla e da Dodge Ram 2500 Cabine Dupla.
16 de janeiro de 2015 às 17:07 #56967leandrovarandaParticipanteE, se entendi bem a resolução, o motorhome é veículo pesado, mesmo que seja a Safari ou kombinet.
17 de janeiro de 2015 às 00:33 #56766EdintruderParticipanteDe acordo com a resolução 340/10 do contran: I- “VEÍCULOS LEVES” correspondendo a ciclomotor, motoneta, motocicleta, triciclo, quadriciclo, automóvel, utilitário, caminhonete e camioneta. II- “VEÍCULOS PESADOS” correspondendo a ônibus, microônibus, caminhão, caminhão-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semireboque e suas combinações. § 7° “VEÍCULO LEVE” tracionando outro veículo equipara-se a “VEÍCULO PESADO” para fins de fiscalização. Em relação à Kombinet, se estiver constando caminhoneta é leve, se estiver como Motorhome, daí virou veículo pesado…
17 de janeiro de 2015 às 11:22 #56995leandrovarandaParticipanteSó para deixar claro para futuras pesquisas ao fórum: – Essa definição nada tem a ver com a categoria de habilitação necessária para dirigir tais veículos. É apenas para fins de fiscalização de velocidade e também é usada para definir quem deve passar na balança. – Na prática, a maioria das balanças não manda entrar veículo leve tracionando reboque/semi-reboque. – Os radares de velocidade consideram a velocidade permitida para os reboques, independente do tamanho e do veículo tracionador. – Uma moto com carretinha é também um veículo pesado, por mais estranho que pareça.
ricardo holland wrote:Pessoal li a reportagem sobre as multa decorrente do excesso de velocidade do reboques, mas tenho uma duvida, lá tem na resolução do que é pesado: reboque ou mais de 3500kg, sempre achei, no caso dos veículos, que seria o rodado duplo traseiro, resumindo, uma Iveco 14S35, ou seja 3500kg, pode trafegar com velocidade de carro, enquanto que uma 14S45, 4500kg, tem que rodar como pesado, sendo que esteticamente ambas são similares, rodado simples, e quanto ao pedágio, ambas pagam como carro devido ao rodado simples ?A que tem 3500kg vem no documento caminhonete, caminhoneta ou furgão (dependendo da carroceria) ai no pedágio paga como carro de passeio, se não estiver com placa vermelha ou rodado duplo traseiro. Com placa vermelha ou rodado duplo traseiro pagará por eixo ou outro valor da tabela da concessionária maior que o valor de carro de passeio. Já a de 4500Kg vem no documento como caminhão e paga por eixo ou outro valor da tabela da concessionária maior que o valor de carro de passeio, independente da placa. Pelo menos era assim da última vez que pesquisei e de acordo com relatos de proprietários de MH de 3500Kg ou menos que colocaram rodado duplo.
17 de janeiro de 2015 às 19:45 #57000EdintruderParticipanteLeandro, ocorre muitas contradições incluindo os caminhões leves, como Silverado 3500HD, F250 4×4 e CD, Dodge Ram, etc. Esses veículos não são obrigados a passar nas balanças, embora nos documentos são considerados como caminhões leves pois possuem mais de 3500kg de PBT. Dizem que tem uma resolução para esses casos, porém nunca li nada a respeito… Sempre que eu fui questionado quando trabalhei no SEST SENAT dando cursos como, transporte escolar, transporte coletivo, veículos de emergência e MOPP, eu sempre passava a regra de veículos com rodado duplo na tração serão cobrados a passagem pela balança, e com rodados simples não. Eu sempre passei em balanças somente dirigindo veículos com rodado duplos traseiros, e mesmo com vans de rodado simples nunca entrei em nenhuma balança. No caso de reboques e trailers, também não precisam passar por balanças embora exista a consideração de veículo pesado…
19 de janeiro de 2015 às 16:02 #57045ricardo hollandParticipanteSe comprar uma Renault MaSTER, e transformar em MH terei que trafegar a velocidade de veiculo pesado ? E qualquer veiculo, indiferente de rodado simples ou duplo com mais de 3500kg pagam pedágio de comercial ?
19 de janeiro de 2015 às 19:46 #57037Marcos PivariMestresim senhor. infelizmente é o que diz a lei. Se no documento estiver “motor casa” será “pesado”.
21 de janeiro de 2015 às 13:00 #57137ricardo hollandParticipanteque legislação nos temos, é de merd… como nossos governantes, compro um veiculo, não excedo o peso admitido, tão pouco altero sua característica externa, mesmo assim sua velocidade cai de 120 para 90km/h, simples assim, como os radares fiscalizam/ distinguem da original ?
21 de janeiro de 2015 às 13:44 #57142EdintruderParticipanteRicardo, em locais que tem radares fixos e diferenciação de velocidade, o sistema lê a placa automaticamente e confere pelo banco de dados. Através das características do banco de dados ele gradua a tua infração pela velocidade do veículo ajustada com a velocidade de tolerância do equipamento. Se for leve não terá infração, se for pesado já multa automático, porém isso vale para motorhomes. Para Trailers tem sempre alguém atrás de um vídeo monitorando para avaliar o conjunto. Nas principais rodovias metropolitanas, o operador do monitoramento consegue te multar por rodar sem cinto ou falar ao celular até de noite.
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