Opala
- Este tópico contém 18 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 3 meses atrás por rodrigo rj.
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15 de janeiro de 2013 às 19:47 #45450edersonParticipante
Pessoal, adquiri recentemente um Opala Comodoro 86/87, 4 cilindros, gasolina. Pretendo em breve adquirir também um trailer de tamanho pequeno, tipo um KC 330, ou um Tursicar Jóia. Pelas informações do manual do proprietário do Opala, o Comodoro 4cc pode rebocar itens com freio de até 1.000 kg (mais ou menos o peso do Opala Comodoro também). Nunca reboquei nada antes e portanto tenho muitas dúvidas. O principal seria sobre o desgaste do veículo tracionador, tipo embreagem, freios e o restante. Haveria muito desgaste desses itens com um trailer de peso de cerca de 800kg ? Que tipo de problema o Opala costuma apresentar ao tracionar trailer desse peso ? E sobre o engate, quais as marcas /modelos mais confiáveis ? Por enquanto é isso pessoal. Desde já agradeço.
15 de janeiro de 2013 às 22:04 #49034leandrovarandaParticipanteMuito cuidado ao comprar o engate, olhe bem a plaqueta inviolável se está de acordo com o immetro e qual a cmt, pois muitos engates não aguentam 400Kg. O opala tem uma relação um pouco curta de marchas, então não espere desenvolver muita velocidade, principalmente nas subidas (vai perder muita força), nas descidas sempre use uma marcha (se for 4 marchas usa a 4 mesmo, se for de 5 usa a 4 também) para evitar sobreaquecer os freios. Fique sempre atento a temperatura do motor para não ferver. Tenho uma C14 e o motor é praticamente o mesmo, só que meu cambio só tem 3 marchas e o motor é 6cc. Evite arrancadas em subidas sempre que puder para não forçar a embreagem, e ão deixe para reduzir a marcha quando já tiver perdido muita potencia, reduza um pouco antes. Para ficar tranquilo, faça uma revisão básica no opalão, vá em um local de confiança e peça para olhar radiador, freios, óleo de cambio, freio e direção e troque o óleo do motor e os filtros de óleo é combustível, assim vai ter certeza de que está tudo em ordem. É importante ver alinhamento e balanceamento também e se os pneus estão bons. As vezes pode ocorrer da frente do opala ficar muito alta e a traseira baixa quando engatar o trailer, então é bom estar com a suspensão em dia também. No mais é dirigir com calma e com cuidado.
15 de janeiro de 2013 às 23:50 #49038Odair TeixeiraParticipanteFala Ederson Eu nao tenho experiencia em rebocar com carros, apenas com pick ups. Porém, em conversas com amigos e com pais dos amigos, eles usavam muito o Opala e a Caravan 4.1 como rebocador. Um amigo teve um susto numa subida de um morro em estrada não pavimentada e cheia de cascalhos, puxando um KC 450 ( que pesa 1200kg e deveria ter mais 1 tonelada de tralhas dentro).. A Caravan perdeu tração e começou a patinar e o KC puxou todo mundo pra trás até parar num barranco… Rebocar com tração 4×2 onde não há peso sobre o eixo trator em piso de pouca aderencia, ainda com pneus comuns é procurar problemas. Voltando ao seu tema: O Opala 2.5 tem 96 CV e 19 kgf/m de torque contra os 145CV e 29 kgf/m do 6 cilindros. Um KC 450 tem 1,2 Ton. Acho que ficaria no limite. O ideal seria instalar um engate reforçado (recomendo o Bode Engates em Tietê SP) e testar rebocando um trailer equivalente. Acho que para um 4 cilindros vai ficar apertado. Abraço Odair
16 de janeiro de 2013 às 01:04 #47661edersonParticipanteRebocar com tração 4×2 onde não há peso sobre o eixo trator em piso de pouca aderencia, ainda com pneus comuns é procurar problemas. [/quote] No caso do Opala, que tem tração traseira, recomenda botar peso no porta-malas então ? Li em algum lugar do site sobre Opalas que levantavam as rodas da frente rebocando determinados trailers… isso não aumentaria esse risco ?
16 de janeiro de 2013 às 01:36 #47662Odair TeixeiraParticipanteDe verdade? Acho que só a tração dianteira seria ainda pior… Imagina tração dianteira com peso no engate levantando a dianteira…aff!
16 de janeiro de 2013 às 12:58 #47664Marcos PivariMestreBom… vou meter meu pitaco, pois posso dizer que tenho experiência neste caso….. É muito comum dizerem que só caminhonete serve para trailer e isso me atrapalhou muito a cabeça quando comprei meu 330. Há muito lero lero…. mas digo que é lógico que caminhonete e 4×4 é melhor, mas isso nao quer dizer nada. Puxei por muito tempo meu 330 com minha palio weekend 1.8 com tracao dianteira. Fiz inclusive 1.300km num só dia, saindo da chapada dos Veadeiros e chegando à São Paulo em 16:32h de cruzeiro (ou seja, descontando as paradas). Posso dizer que isto nao foi impedimento para nao ter trailer ou viajar e sim que algumas limitacoes existem e devem ser levadas em conta…. igual a quem nao tem 4×4 e tem certas limitacoes, como por exemplo ir à praia de castelhanos em Ilhabela…… Na hora que puder ter um 4×4 ou uma caminhonete, compre e seja feliz… enquanto isso, nao se prive do trailer. As reais limitacoes da tracao dianteira sao em acessos de estrada de terra, principalmente quanto tem lama ou subida…. No asfalto fica por conta de um desgaste maior da embreagem, principalmente em congestionamentos e nas subidas íngremes, que devem ser evitadas principalmente na chuva… Tudo isso eu resolvia planejando bem a viagem e evitando subir serras nos dias fatídicos….. Acho que o opala com a tracao traseira será ótimo para o trailer….. antigamente víamos fuscas, brasílias e demais puxando 330`s e nao havia problemas…… opalas entao eram muitos… Somente a sua experiencia irá avaliar as reais limitacoes e o que de bom há no opala e o que de ruim tb….. só acho que temos que levar em conta que o “normal” para isso é exatamente um carro desses….. caminhonetes e 4×4`s sao coisas “a mais” e nao devem ser colocadas como referencia ou “marco zero”. Seria igual ficarmos pregando que carros de passeio nao prestam, já que jipes 4×4 sao muito mais eficientes para tudo… Respeito todas as opiniões, mas digo “nao deixe de ter um trailer por causa do carro”……. abraços a todossss
16 de janeiro de 2013 às 14:25 #47665edersonParticipanteMuito obrigado a todos pelas respostas. Estão sendo muito úteis. Macamp, poderia explicar essa questão da praia de Castelhanos em Ilhabela? Não conheço o local.
16 de janeiro de 2013 às 14:38 #47666Odair TeixeiraParticipanteMarcos Vc esta absolutamente correto em tudo que mencionou. Só nao entendi pq vc se posicionou sobre pick ups desta maneira. Eu em nenhum momento defendi ou defendo que o melhor veículo para rebocar é uma pick up. Acredito que se forem conhecidas e respeitadas as limitações, pode-se dar a volta ao mundo com um fusca rebocando um trailer pequeno. Na Europa eu vi de tudo em termos de reboque, desde Fiat Panda, Citroen Xantia até Porsche 911..Ja nos EUA é padrao usar pick up, principalmente as Ford F150 Eu particularmente (isso é opiniao minha) prefiro carros com traçao traseira para rebocar. Independentemente se é pick up ou nâo. Penso que o equilibrio do conjunto fica melhor. Mas em nenhum momento afirmo que um veiculo 4×2 traçao dianteira é ruim ou que nâo possa fazê-lo. Ao contrário. Eu ainda penso em comprar um Colibri e rebocar com o meu fusca 86. Acho até que vc deve desenvolver maior velocidade e mais estabilidade em rodovias com um conjunto kc 450+ Palio Weekend do que eu com a pick up+imperial . Porem, ja estive em campings que depois de uma chuvarada viraram atoleiros e precisaram de tratores para remover os MH e eu acionei o 4×4 e sai com o Imperial numa boa. Repito: com o conjunto correto e respeitando as limitações, pode-se ir a qualquer lugar. Saludos Odair
16 de janeiro de 2013 às 15:16 #47668leandrovarandaParticipanteIndependente do carro e do que está rebocando o que ouço todo mundo dizer é que com tração dianteira acabam perdendo aderência dependendo da subida e que a tração traseira “ganha” aderência nas subidas, pois o peso vai todo para esse eixo. Creio que , tendo responsabilidade de estudar o trajeto antes e mapear onde poderá ter problemas para ir com mais cautela dá para ir bem. No meu caso citei a caminhonete pq o motor do opala foi desenvolvido baseado no motor dessa caminhonete, tanto que os opalas compartilhavam do mesmo motor das C10 na época. Minha experiencia tracionando um semi-reboque sempre foi com caminhonetes e mesmo a L200 sofre um pouco quando viajando com um semi-reboque. Até com um 147 dá para viajar com um semi-reboque, desde que não passe por trechos de serra, pois gastaria muito a embreagem.
16 de janeiro de 2013 às 15:57 #47669Marcos PivariMestreEntão odair… citei pick up pq desde muitos anos atrás, ja ouvi muita gente “pregando” que trailer só com caminhonete…….. e desejo passar aqui a mensagem para os aspirantes que isso não é verdade…… inclusive, depois de comprar o trailer, conheci duas pessoas que me disseram terem desejado comprar um trailer, mas “alguém” os disse que só picape puxaria……. nao falei aquilo tudo pela sua resposta ou de qq outra pessoa…… É que acho que já temos um cenário muito triste pro trailismo e tem muita gente que desencoraja os aspirantes com teorias que não sao completamente corretas…. eu mesmo só fiquei mais tranquilo qdo me disseram que eu poderia ter tranquilamente meu 330 com a palio….. tb um amigo me disse ano passado que um conhecido foi pro nordeste puxando trailer (380ou 330) com uma vw-paraty…. quanto à resposta acima do leandro, com certeza há essa perda de aderencia na tracao dianteira……. daí aproveito para indagar se alguem conhece o funcionamento do sistema trac-loc da GM, que equipa a S-10 e equipava a D-20 e Bonanza….. será que nao poderia ter isso nos outros carros mesmo com tracao dianteira? aquilo me parece muito inteligente…….
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