Opala
- Este tópico contém 18 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 2 meses atrás por rodrigo rj.
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16 de janeiro de 2013 às 20:35 #47670Odair TeixeiraParticipante
Marcos Concordo contigo mais uma vez. Antigamente, o pai de um amigo meu aqui de campinas puxava um VillaRica de Dodge Charger, Magnum, Landau (todos V8) pelo Brasil afora. E olha que na época nao tinha esta Imigrantes nova. Com relaçao ao bloqueio de diferencial, a Fiat tem na linha Palio Adventure uma versao com Locker, que bloqueia o diferencial dianteiro. Já ajuda… Um carro que deve fazer bem o trabalho é o Subaru . Com 4×4 integral e controle de traçao, ele puxa um trailer médio assobiando…Dá pra comprar Subaru usado num preço bom, pena a manutençao ser cara.. Abraço Odair
16 de janeiro de 2013 às 23:16 #47671Marcos PivariMestreverdade…… chegamos a pesquisar por cima o Subaru… mas achamos mesmo os usados meio caro… vixe.. os novos entao nem se fala……. dizem que nao quebra… mas qdo dá problema ou tem que fazer manutencao comum é caro mesmo…… Quanto ao bloqueio, creio que esse trac-loc da gm seja mais simples ou barato…. pq saía naquelas caminhonetes e nunca fizeram muito auê…. mas nao sei como funciona…… a locker qdo saiu eu achei o máximo… deve ajudar muito, principalmente nas ladeiras molhadas e estradinhas de terra pro camping…… achava inteligente tb aquele sistema do gurgel do freio de mao ser bipartido, um pra cada lado….. é gambiarra, mas na hora do perrengue tudo é válido, ne. Quanto ao opala…. ainda é um sonho de consumo….. tem um 1992 diplomata zerado lá no estacionamento onde guardo o trailinho….. babo nele todo dia…..rs
17 de janeiro de 2013 às 12:10 #47672leandrovarandaParticipantena C14 chamava tração positiva, quando uma roda patina ele trava essa roda e joga a potencia na outra. Um dia que atolei bastou eu girar o volante e a caminhonete foi rodando em circulo, girei de novo o volante e sai para frente. Tem um vídeo no youtube que o cara coloca um monte de tijolos em cima do capo para baixar a frente que o trailer levantou, ai ele consegue sair do barro. No asfalto é mais difícil de ocorrer a perda de tração dianteira, mas em dia de chuva pode ocorrer pq o pneu vai ter um menor contato com o solo. Lembrando que se você encher o porta malas e colocar 3 pessoas atrás vai passar por isso também, então não é problema do trailer em si. Acho que ajuda o jeito que a carga do trailer é acomodada. Achei um tópico sobre o assunto, não sei precisar se o da história é um opala, mas dá para ter noção de como era. https://macamp.com.br/?p=512
21 de janeiro de 2013 às 03:11 #47683edersonParticipanteA julgar pela foto, parece ser um Maverick.
28 de janeiro de 2013 às 22:57 #47610JairoParticipantePessoal, vou me meter… meu pai puxou muito trailer com Caravan 4cc e Opala 6cc, puxou Brilhant, Rubi e eu fui além…. puxei meu VilaRica varia e varias com um Opala 6cc, subi pra Campos do Jordão várias vezes, fui pro interior de SP, rodei bem. O carro não é feito pra isso, porem, um trailer pequeno vai muito bem, eu diria que pode ir numa boa. Abraços!!!
11 de julho de 2013 às 01:15 #49925AnônimoInativomacamp wrote:Bom… vou meter meu pitaco, pois posso dizer que tenho experiência neste caso….. É muito comum dizerem que só caminhonete serve para trailer e isso me atrapalhou muito a cabeça quando comprei meu 330. Há muito lero lero…. mas digo que é lógico que caminhonete e 4×4 é melhor, mas isso nao quer dizer nada. Puxei por muito tempo meu 330 com minha palio weekend 1.8 com tracao dianteira. Fiz inclusive 1.300km num só dia, saindo da chapada dos Veadeiros e chegando à São Paulo em 16:32h de cruzeiro (ou seja, descontando as paradas). Posso dizer que isto nao foi impedimento para nao ter trailer ou viajar e sim que algumas limitacoes existem e devem ser levadas em conta…. igual a quem nao tem 4×4 e tem certas limitacoes, como por exemplo ir à praia de castelhanos em Ilhabela…… Na hora que puder ter um 4×4 ou uma caminhonete, compre e seja feliz… enquanto isso, nao se prive do trailer. As reais limitacoes da tracao dianteira sao em acessos de estrada de terra, principalmente quanto tem lama ou subida…. No asfalto fica por conta de um desgaste maior da embreagem, principalmente em congestionamentos e nas subidas íngremes, que devem ser evitadas principalmente na chuva… Tudo isso eu resolvia planejando bem a viagem e evitando subir serras nos dias fatídicos….. Acho que o opala com a tracao traseira será ótimo para o trailer….. antigamente víamos fuscas, brasílias e demais puxando 330`s e nao havia problemas…… opalas entao eram muitos… Somente a sua experiencia irá avaliar as reais limitacoes e o que de bom há no opala e o que de ruim tb….. só acho que temos que levar em conta que o “normal” para isso é exatamente um carro desses….. caminhonetes e 4×4`s sao coisas “a mais” e nao devem ser colocadas como referencia ou “marco zero”. Seria igual ficarmos pregando que carros de passeio nao prestam, já que jipes 4×4 sao muito mais eficientes para tudo… Respeito todas as opiniões, mas digo “nao deixe de ter um trailer por causa do carro”……. Eu estou comprando um trailer 3.80 da casa do camping e me fazia a mesma pergunta com medo de puxar com um palio adventure obrigado pela dica abraços a todossss16 de julho de 2013 às 17:07 #49944Carlo PeccaParticipanteOk, chequei atrasado mas vou dar o meu pitaco: Estou a pouco tempo puxando um trailer colibri (270mt) com um jepp bandeirante. Antes que digam que é covardia um jepp de 1900kg com um trailer de 500kg mais tralhas da esposa (150kg), outro dia estava sem o jepp e precisei tirar o trailer de um camping e passar para outro a uns 20km. Pequei a uno de um colega e levei trailer para o outro camping. Claro que trafeguei em asfalto e piso plano, mas gente: era uma uno simples ano 2003. Como o Helio ja disse o importante é vc se programar para realizar a viagem. abraço a todos.
16 de julho de 2013 às 22:17 #49947Andre T BarrosParticipanteEntendo a posição do Odair em recomendar um veículo 4×4, pois como ele tem mais experiência que o Ederson que não tem trailer ainda. Sempre acreditamos que quando viajamos vai ocorrer tudo bem só que não conhecemos o local onde vamos então as vezes caímos em ruas muito íngremes (risco de queimar a embreagem) e no 4×4 contamos com a reduzida. Sofremos também com estradas escorregadias e no gramado do camping em dias de chuva que é fácil atolar. Aí nestas horas que o 4×4 faz a diferença. Mas pelo ponto de vista do Marcos concordo em comprar o trailer mesmo independente do carro, pois vc pode futuramente trocar de carro e o Trailer continua o mesmo. Ederson se vc me permite posso opinar um pouco. Por vc ter um motor 4cc ele vai sofrer um pouco nas subidas mas se vc tiver um cambio 5 marchas vc tem uma opção que é reduzir um pouco seu diferencial. Você vai perder um pouco de velocidade final que não vai fazer muita diferença quando estiver rebocando pois não é recomendado passar dos 80KM, mas terá uma força que vai te ajudar bastante enquanto estiver em subidas. Um abraço André T. Barros
30 de agosto de 2013 às 21:52 #50179rodrigo rjParticipanteamigos, meu pai puxou por muitos anos um eldorado, depois um brilhante, com um opala 4cc, e tinha tralha pra caramba… fomos até salvador e voltamos numa boa, campos do jordão, ubatuba, serrinha, guarujá, etc etc etc.. dezenas de vezes, o opalão vai = um trator, hj tenho uma caravam 92 4cc e um brilhante, soco peso na traseira dela, pq isso?? para ter maior aderecia do pneu – 195-70-14, vá a luta tranquilo e bons acampamentos. rodrigo
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