Olá, pessoal! Sou novo aqui e quero comprar meu primeiro Trailer. A pergunta é: Trailer Karmann Ghia ou Turiscar? Quero um pequeno, mas qual o ideal? Pensei em um entre 3,5 a 4 metros, pois considero versátil, fácil de guardar e baixo custo. Mas surgiu a duvida de 2 ou 4 eixos. Meu carro é uma Doblô 1.8 e, segundo os mais entendidos, puxa até 1300 quilos. Qual a condição mínima de espaço e banheiro? Sistema de gás ou elétrico? Peço a ajuda de todos. Grato!
Seja muito bem-vindo Marcio! Nesta pagina, do lado esquerdo, tem uma excelente explanação dos Trailers hoje no mercado: https://macamp.com.br/?p=2 Abraços, Dardo.
Márcio Vou colocar um pouco de lenha nessa fogueira (tópico). Entre KG e Turiscar, é questão de escolha: Já tive Turiscar (aliás, equipamento fantástico) e atualmente tenho um KG (também muito bom), escolhido principalmente pelo estado de conservação, e isso resume tudo: vai depender de quem foi o proprietário anterior. Com relação ao tamanho: – Você gosta de viajar ou ficará longos períodos com o trailer parado em algum camping (chamados “roda quadrada” – equipamentos que, às vezes só fizeram uma viagem, da fábrica para o camping). – Se for para ficar parado, quanto maior melhor, mas se gosta de estar constantemente viajando, é recomendável um trailer de pequeno a médio, pois nossas estradas e ruas raramente facilitam o tráfego de veículos tracionados (exceto o Dardo que chega a rodar em 130 km de retas na Argentina). Equipamentos: – aquecimento a gás é imprescindível (imagine tomar um banho no RS, em pleno inverno, num lugar ou numa parada sem energia elétrica disponível); – sanitários caseiros adaptados são um horror esteticamente e na sua utilização (estamos falando de trailer, não motor-home); – banheiro com box: Apesar de ser algo muito pessoal, eu recomendo. É uma raridade em trailers, pois toma um espaço considerável, mas é muito prático. Tomar banho sem precisar molhar todo o banheiro é uma dádiva. Aliás, foi um dos itens que mais contou na escolha de nosso atual equipamento (o raro KC-450b com porta dianteira – no dizer de nosso anfitrião, “mosca branca de olho azul”). Veículo tracionador: com cuidado, e as devidas adaptações nos engates (pois os fornecidos no mercado são, no mínimo, inadequados), você conseguirá tracionar um trailer pequeno (e até alguns médios) com segurança. Não esqueça que, ao engatar algo em seu carro (pode ser até uma carretinha para 350 Kg, o limite máximo de velocidade é 80 km/h). Quantidade de eixos: Obviamente que o trailer com dois eixos é mais estável, porém paga mais pedágio (e normalmente são os maiores). Contudo, um trailer com um eixo muito bem equalizado (há artigo aqui no Macamp sobre isso), com o peso distribuído de forma correta, freios regulados e condução prudente não vai lhe causar transtornos. Digo isso com mais de 10.000 km tracionando trailers de um eixo. Espero ter lhe ajudado.
Eu fiz essa mesma pesquisa recentemente, te digo para manter a mente aberta com relação a marcas. Verifique a qualidade e o estado de conservação. Se possível leve alguém com experiencia para te ajudar a ver indícios de infiltrações e outros problemas que os trailistas mais experientes veem com facilidade e para nós, passa-se desapercebido. O trailer novo sempre é uma ótima opção, tanto pela modernidade dos equipamentos quanto pela confiabilidade e garantia, tudo depende do seu orçamento. Uma outra coisa que deve levar em conta é se quer um trailer para reformar ou pronto para rodar. http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-618945288-trailer-camping-karman-ghia-kc-450-4-a-6-pessoas-_JM Esse trailer do link está em um camping a muito tempo, seria necessário reformá-lo para rodar com segurança pelas estradas, porém está com um preço mais baixo por esse motivo. um pronto para rodar costumam pedir uns 8 mil a mais. Eu sou fã da Motortrailer, mas é raro ver um usado deles a venda, os turiscar e karmannGuia são mais facilmente achados. Para o seu veículo o ideal seria o Turiscar Brilhante Luxo (https://macamp.com.br/?p=22 Seu diferencial é o banheiro com box separado, graças aos seus 4,80m de carroceria, 40cm a mais que seu antecessor) que pesa 1210 Kg + capacidade de carga, ou um KarmannGuia 450 B que também tem o box separado, mas também é raro de se encontrar. Qual o motivo de tanta preocupação com o banheiro? O que a maioria vai responder é “Pergunte a sua esposa”. Quando falo em acampar com minha esposa o entrave principal dela é a qualidade dos banheiros e a privacidade do banho. Mesmo se seu objetivo for sempre ficar em campings “luxuosos”, é muito bom poder tomar banho sem ter que “sair ao vento” depois, ou ter que secar todo o banheiro antes de poder usar o vaso. Espero que tenha lhe ajudado mais que lhe posto dúvidas na cabeça. Me desculpe se houver algum erro de escrita, essa semana não tenho dormido bem.