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Projetando o Próprio Trailer

Este tópico contém respostas, possui 7 vozes e foi atualizado pela última vez por  Robson 2 anos, 6 meses atrás.

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  • #45978

    Jackson Viza
    Participante

    Bom dia, boa tarde, boa noite senhores campistas. Sou novo aqui por estas bandas. E para me apresentar, resolvi contar o que me trouxe a vocês. Sou estudante de engenharia mecânica e devo me formar no fim do ano. Minha namorada e eu temos o plano há alguns anos de morar em um trailer. Inspirados pela história da Tumbleweed, resolvemos projetar nossa própria moradia. O que acabou virando meu projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na verdade só a parte estrutural. Ainda nem sei como consegui convencer um professor a me orientar nessa ideia maluca. Estou com problemas para encontrar normas para este tipo de veículo. Alguém poderia me dizer quais são as normas que se aplicam a construção de trailers? Apesar disso e da falta de experiência, o projeto está andando bem. O plano é terminar o projeto da “criança”, em um próximo modelo melhorar principalmente a aerodinâmica e, quem sabe, ter uma fábrica de trailers. Caso se interessem coloco mais informações e fotos nas respostas. Obrigado pelo interesse de ler até aqui. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ [editado – 25/06/2015] Pessoal, muito obrigado pelo apoio em tão pouco tempo, foi de grande ajuda. Com as informações que coletei aqui e em outros lugares posso dar prosseguimento ao trabalho/desafio que tenho proposto. Pelo que eu tive acesso, entendi que existem sim vários regulamentos (resoluções, portarias e outros), mas eles se limitam basicamente a questões de sinalização, componentes, sistemas, acessórios no que diz respeito a parte veicular do trailer. Com exceção das dimensões máximas, a parte da “moradia” em si é bastante livre de regulamentos de certa maneira. Coloco isto porque não encontrei nada que restringisse formato do veículo, materiais de utilização ou métodos de fabricação, que é o que tenho maior interesse neste momento. No mais, colocarei updates em breve com mais ideias do que pensamos.

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    #60615

    Ronald Ataulo
    Participante

    Jackson, seja muito bem vindo ao fórum, aqui você conseguirá colher todas as informações que precisa, temos amigos com muito conhecimento como Odair, Dardo, Gustavo, e vou parar de citar nomes para não ser injusto com ninguém… Vai postando quais são suas ideias… Você esta em um ótimo momento que é a retomada do caravanismo no Brasil…

    Ronald Ataulo
    Trailer Turiscar 6.5 (New Pipoca)
    Santos-SP
    www.boraprocamping.com

    #60622
    Jandir de Teresopolis
    Jandir de Teresopolis
    Participante

    Jackson, seja bem vindo ao fórum… No que puder ser útil, estou a sua disposição.

    #60628
    Odair Teixeira
    Odair Teixeira
    Participante

    Jackson Acho que vc está procurando um manual para construção de um trailer. Tem vários livros que ensinam (DYI your Caravan Trailer) Visite este site: http://www.diycaravans.com.au/ Conheço apenas normas que determinam os requisitos de desempenho dos trailers. Dá uma olhada nestes sites aqui: http://www.rvia.org/?ESID=ANSI Normas ANSI da associação de fabricantes de veículos de recreação https://infrastructure.gov.au/roads/vehicle_regulation/bulletin/vsb1/vsb_01_b.aspx Ali vc consegue links para normas australianas Existem algumas teses de mestrado/doutorado sobre fabricação de veículos de recreação…Se vc der uma fuçada no Google, vc acha. Dê uma olhada nos requisitos de desempenho para reboques e semi reboques nas portarias do Contran. No final, vc precisa homologar o teu RV e vai precisar de uma CAT. Vc tem que possa emitir uma CAT do seu projeto? No fórum, temos o EDINTRUDER que está construindo o trailer dele. Troque uma idéia com ele que pode te ajudar bem mais. Abraço Odair

    #60635

    Jackson Viza
    Participante

    O trailer tá um verdadeiro caixote, todo quadradão. Mas tínhamos de começar de algum lugar pra ir lapidando. Coloco algumas figuras no final. A estrutura é de tubo de metal soldado (aço ou alumínio) revestido com ACM, que é uma chapa composta de alumínio recheada com polietileno. Creio que seja uma opção melhor que madeira para a estrutura para evitar problemas com umidade. Penso em encomendar o deck e montar a “criança” por cima, ainda estou pesquisando onde farei a parte de baixo (aceito sugestões). Não sei se é obrigado pela legislação, mas quero freios nas rodas e dois eixos se necessário. A expectativa de peso total é de até 1,5 ton. Dimensões? L=2,5m A=2,4m C=5,0m e isso é só a caixa. Tá gigante, eu sei. [attachment=6051] Vista isométrica [attachment=6052] Planta baixa

    #60638

    leandrovaranda
    Participante

    Todo reboque/semi-reboque com mais de 750Kg tem que ter freios próprios.Se tiver mais que 3500Kg tem que ter ABS.


    http://www.inmetro.gov.br/rtac/pdf/RTAC000196.pdf Contribuição do Odair em outro tópico http://portal.macamp.com.br/forum/archive/index.php/thread-4723-2.html

    #60640

    Edintruder
    Participante

    Jackson, infelizmente a legislação quando existe interesse de normatizar algo, ela castra mais do que facilita, dessa forma tu como engenheiro poderás dar entrada num processo de aquisição de CAT para fabricar esse tipo de veículo. As legislações básicas são as resoluções do Contran, e elas sempre se baseiam nas ABNT-NBR como parâmetros. Está tudo na tua área. As resoluções que te servirão como base são as seguintes: Resolução 14: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.denatran.gov.br%2Fdownload%2FResolucoes%2Fresolucao014_98.doc&ei=mxSMVYj2OdLfggSItrT4Dw&usg=AFQjCNFZIobmxeRNawQLM7IutLrHmIkajw&sig2=dw9zSFfv1QMyGC49KzNWlQ&bvm=bv.96782255,d.eXY&cad=rja Resolução 197: http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_197_RETIFICADA.pdf Resolução 292: http://www.denatran.gov.br/download/resolucoes/resolucao_contran_292.pdf Resolução 400: http://www.denatran.gov.br/download/resolucoes/resolucao_contran_400_12.pdf Felizmente os trailers e reboques ainda não estão sendo muito visados nos processos de “castração” que o estado impõe aos cidadãos de bem e honestos, dessa forma aproveitando o gancho do Ronald, esse é o momento que o caravanismo está tomando força no brasil, e é o momento de investir nesse mercado. Eu estou fabricando o meu trailer a partir do zero justamente pelo custo de um pronto ser proibitivo para mim e não ter no mercado algo que sirva para o propósito que eu necessito. Se estivesse na Austrália a conversa seria outra, pois um trailer zero lá custa o mesmo que um carro médio, com tecnologia de ponta e uma diversidade enorme de modelos no mercado. Na Austrália tu compras um trailer de 4,50m com pouco mais de R$30.000,00, e ainda existem planos de financiamento. Aqui no Brasil um usado da década de 80 vale isso… Eu estou construindo na estimativa inicial de 10.000,00, porém agora a realidade é de 15.000,00. Se eu conseguir atingir a meta dos 15.000,00 num trailer similar à um KG 450 ou um Brilhante, estará excelente. A maior barreira para mim ainda será o processo de documentação, dessa forma pretendo documentar bem antes de terminar. No mês que vem pretendo iniciar o processo de revestimento externo, e a partir daí irei fazer a elétrica básica e documentar, antes de iniciar a parte interna, justamente para evitar alguma alteração de leis que dificultem ainda mais o emplacamento de um trailer Home-Made. Na prática a documentação é Reboque Fechado. Não existe mais documentação como Trailer. Sendo assim ainda viabiliza o processo por meios mais ágeis do que se inventarem a configuração TRAILER, como ocorre com o Motor Home. Um MH é considerado MH somente pelo alojamento. Em resumo, se tiver uma cama é MH e o custo de alteração de característica é absurdamente caro. Coisas porcas do Brasil… Posso ter uma lancheria, escritório ou loja montada num ônibus e ainda será ônibus, mas se colocar UMA CAMA vira Motor Home. Se entenderes um pouco dessa dificuldade legal que os legisladores impõem “goela abaixo” do povo, terás metade dos problemas resolvidos. Sobre a tua intenção de morar no trailer, dá uma olhada pelo nosso fórum pois tem alguns foristas que já moram em trailers. Essa prática é muito comum nos EUA aonde a moradia é muito cara e trailers usados são rasos de baratos. Vale apontar que um trailer oferece tantos recursos quanto um kit net, ou até um apartamento de 1 quarto. Vale apontar ainda que tem muita gente que vive de circos e parque de diversões que passam boa parte da vida morando em MH ou trailers. Podes encostar um trailer numa garagem coletiva e negociar água e luz, podes morar num camping próximo da cidade ou até usar em terrenos com um mínimo de infra-estrutura. (água, luz e cercas) Aqui aonde eu moto tem alguns campings que tem uma estrutura excelente e estão mais próximo do centro da cidade do que a minha casa. Sendo assim, bastaria negociar um valor mensal e encostar o trailer e o carro por lá. Simples, prático e barato. Mais barato que um condomínio com elevador e portaria 24hs. Não desanima pois é algo novo no Brasil mas antigo no resto do mundo. As nossas dificuldades são pontuais, como materiais, acessórios e equipamentos importados ou com alto custo de revenda. Um sanitário aquamagic por exemplo, custa na casa de 1200,00, nos EUA custa menos de U$200,00. Não desaparece do fórum e nos mantenha informados!


    O projeto inicial está bem “simples”, mas tem que partir de algum lugar… Como ainda estás bem no início, olha como funciona o sistema slide-out. Eu ia fazer no meu mas desisti pois teria que ter feito o chassis um pouco diferente. Se eu tivesse pesquisado antes de começar a fabricação, eu teria insistido no slide-out com certeza. Alguns detalhes que o pessoal me alertou: – Chuveiro separado do sanitário. Perde espaço total mas ganha muito em comodidade; – Refrigerador maior do que frigobar. O espaço perdido será para cima, e como terás um pé-direito mais alto que o padrão, isso não será problema; – Opção do quarto ser fechado, por uma simples cortina, por exemplo, dá mais comodidade; – Partes mais pesadas sobre os eixos a fim de manter uma melhor distribuição do peso. Dá uma pesquisada nos sites de fabricantes de CARAVANS da Austrália que tem muitos designs muito legais e soluções ótimas para espaços reduzidos. Um exemplo para te ajudar: https://www.google.com.br/search?q=unicorn+caravan&espv=2&biw=1366&bih=643&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=NCWMVcLeD8WigwSsmILQDg&ved=0CBwQsAQ

    #60641

    leandrovaranda
    Participante

    http://www.denatran.gov.br/ctb.htm Definições do CTB: MOTOR-CASA (MOTOR-HOME) – veículo automotor cuja carroçaria seja fechada e destinada a alojamento, escritório, comércio ou finalidades análogas. TRAILER – reboque ou semi-reboque tipo casa, com duas, quatro, ou seis rodas, acoplado ou adaptado à traseira de automóvel ou camionete, utilizado em geral em atividades turísticas como alojamento, ou para atividades comerciais.

    #60642

    Edintruder
    Participante
    #61087

    Edintruder
    Participante

    O Jackson sumiu???? Ô Jackson, não some não! Nos mantenha informados aí! Pelo menos por consideração aos nossos esforços de tentar te ajudar.

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