Publicidade:

Qualidade da água nos campings

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 18 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46252
    Ronald Ataulo
    Participante

    Amigos foristas, Nesta minha expedição de trailer para o Uruguai comprovei um sentimento que já vinhamos percebendo a algum tempo. Em diversos lugares, os campistas alertam quanto a problemas com a água, por contaminação com coliformes fecais, as vezes água salobra e as vezes água suja por captação de rios. A Sophia teve um problema de saúde na cidade de Penha-SC, achávamos que era comida, quando acordamos o Guilherme do outro trailer também passava mal, reforçou a ideia de ser comida, acontece que quando conversamos com outros caravanistas, descobrimos que existiam outras pessoas com o mesmo problema. Aí veio a suspeita da água. Ao chegar no hospital os médicos disseram que esta contaminação era do lençol freático, muitas pessoas com o mesmo problema. No Chuy também fomos orientados a escovar os dentes com água potável pois a água do camping não era recomendada. Recordo-me da polemica referente ao CCB Recreio dos Bandeirantes que a água era salobra. A grande maioria dos campings utiliza água de poços artesianos, não sabemos a qualidade da água e sabemos que ela não recebe nenhum tipo de tratamento. Mesmo a instalação de filtro na entrada das caixas de água dos trailers e motorhomes, não garantem a extinção deste problema. O que podemos fazer para minimizar este problema, além de utilizar água potável no preparo dos alimentos e para higiene bucal?

    #66122
    Nilson Bovolenta
    Participante

    acredito que utilizar água mineral natural..tanto para o consumo como para a higiene bucal…. .aumentara o custo da viagem mas a saúde agradece…

    #66126
    Roger Formiga
    Participante

    Caros, nós sempre tomamos os seguintes cuidados: Saio de casa com uma bombona de 12 litros de água mineral daqui de casa mesmo. Quando acaba, vou comprando mais água mineral pelo caminho. No camping sempre procuro saber a fonte da água que é servida para uso, de onde vem e onde fica. Essa água nunca é usada para beber, no máximo lavar a louça e fazer comida cozida . Na água que pegamos do camping para uso na cozinha, sempre adicionamos hipoclorito. Dependendo da fonte, nem usamos a água do camping para escovar dentes. Todo dia fazemos uns 2 litros de chá, que pode ser mate ou outra erva, que é deixado esfriar e é a água básica para beber. Sempre fizemos isso, nunca tivemos problemas. Água fervida mata todos micro-organismos.

    #66131
    Edintruder
    Participante

    Pode colocar um pouco de água sanitária na tubulação que abastece as caixas do trailer/motorhome. É o suficiente para eliminar bactérias. O tratamento químico é bem simples. Cloro granulado para piscina também serve. Mas tem que calcular a quantidade de água abastecida para a quantidade de cloro a ser adicionado. Se colocar de mais fica um gosto e cheiro ruins à cloro mas potével e sem risco à saúde, e se colocar de menos pode não eliminar completamente as bactérias. O ruim de adicionar cloro é que deteriora as borrachas do sistema.

    #66132
    Ronald Ataulo
    Participante

    A caixa do Turiscar é de 200 litros, qual seria a proporção Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

    #66139
    Carlos R Freitas
    Participante

    Amigos, água de campings sempre foram problema. A anos atrás usando água do CCB setiba em Guarapari minha filha contraiu uma infecção intestinal e teve que ficar internada por 2 dias. Hoje quando viajo saio de casa com o reservatório cheio e só uso água mineral para cozinhar e beber.

    #66141
    Nilson Bovolenta
    Participante

    esse item ja esta em minha planilha de viagem…..AGUA MINERAL

    #66145

    Ótimo tópico……. É bom lembrarmos que este tipo de problema não é restrito aos campings. Este ano que estivemos em Florianópolis, não tivemos problemas com a água do Camping do Rio Vermelho que é de poço… mas a grande massa que estava no norte da ilha (incluindo a “nata” de Jurerê internacional) virou sócia do vaso sanitário… quando viajamos ao nordeste de pousadas e hotéis tb é comum esse tipo de coisa e a água é sempre a vilã…… Acho que a adição de hipoclorito de sódio na água da caixa é muito benvinda…… a única ressalva que faço é o preço praticado no comercio comum…… (sei que posto de saúde distribui de graça, mas não sei a que quantidade). Aos estudiosos de plantao: poderíamos substituir o hipoclorito de sódio pela água sanitária?

    #66148
    GustavoN
    Bloqueado

    Pelo que me lembro a maioria das águas sanitárias costumam ser hipoclorito de sódio em concentração de 2 a 2,5%, diluido em água, então na verdade é muito barato. Claro, para se utilizar para beber ou limpar alimentos sempre se olha a composição no rótulo. E atenção a quantidade.. se colocar demais tem risco a saúde sim! Para beber são duas gotas por litro, ou aproximadamente uma colher de sopa para 200 litros, assumindo essa concentração tradicional de água sanitária. Segue em anexo um panfleto do Ministério da Saúde com mais detalhes.

    #66149
    Anônimo
    Inativo

    Ronald, Sempre levamos um estoque de água potável em nossas viagens, quando a viagem é longa compramos nos mercados. Só utilizamos a água dos campings para banho e lavagem das louças, esta regra adotamos desde o início. Já ficamos em camping do Sul da Bahia que água é amarelada, parece chá, a mulherada reclama quando vai tomar banho, mas não tem outra saida. Abraço,

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 18 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: