Rebocando Trailer com Carro Automático
- Este tópico contém 99 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 10 meses atrás por Ronald Ataulo.
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5 de junho de 2014 às 17:33 #51678Ronald AtauloParticipante
Olá Euclides, eu comprei um Turiscar Brilhante Luxo de 1 eixo com 4,80 metros. Peguei em janeiro e já fiz alguns passeios com ele. Veja o histórico da compra e os passeios no meu blog: http://boraprocamping.blogspot.com.br
5 de junho de 2014 às 19:42 #51685euclidesnetoParticipanteBeleza. Edit. Já tinha seu blog nos favoritos.
5 de janeiro de 2015 às 08:36 #56723Tiago GINParticipanteDesculpem desenterrar o tópico, mas estou exatamente nesse mesmo dilema… 520 ou 540? Gostei muito da configuração do 540, mas temo que meu carro atual ( peugeot 307 sw 2.0 (1360kg) sofra muito pra puxar um 540… Além eh claro do engate, que eh pra apenas 700kg de tração e vai precisar de vários reforços… O 520, como li relatos aqui no macamp, eh o melhor trailer de 2 eixos para se rebocar, isso me deixou muito interessado. Porém, aqui em Curitiba, tem um 540 bonito a venda, fiquei interessado nele, mas receoso. Já ouvi falar também que os turiscar (preferência aqui do forum) são melhores pra puxar, mas no meu caso, teria que partir pra um eldorado (3,60m e 1 eixo) ou um Rubi (6,20m e 2 eixos), mas ai a 2ª opção seria inviável de puxar com meu carro. Lembrando que o opala 4.1 pesa apenas 1360kg, o mesmo do meu carro.
Ronald Ataulo wrote:Amigos foristas, sem perder o foco do tópico “Rebocando Trailer com carro automático”, eu gostaria de saber a opinião de vocês quanto a difereça de rebocar um trailer com 2,10 metros de largura (KC520) e com 2,40 metros (KC540). Meu carro de reboque será um Hilux SW4 3.0 Diesel automática. Nos últimos tempos fui em diversas lojas, pessoas vendendo e campings olhar diversos modelos (380, 450, 520, 540 e 640). Estou chegando na conclusão entre o 520 e o 540. Minha esposa gostou muito do 540, no entanto, falam que a diferença na condução entre os dois modelos é gritante. Como eu nunca reboquei um trailer, eu não posso opinar. Vocês que tem esta experiencia, realmente estes 30 cms causam toda esta diferença? Qual a diferença de peso entre os dois? Qual o opinião de vocês?5 de janeiro de 2015 às 10:26 #56724Capt.A330ParticipanteBom dia Tiago, te enviei uma MP sobre o tema. Abraços, Dardo.
5 de janeiro de 2015 às 12:25 #56731Odair TeixeiraParticipanteTiago, não sei o que o Dardo lhe disse, mas pode crer que é verdade. Com relação ao Opala 4.1, embora a potencia (121 cv@ 3800rpm ) seja inferior ao Peugeot 2.0 (138cv @6000rpm) , o torque de 29 kgf/m@2000 rpm (aí o bicho pega) do Opalão é bem maior que os 19kgf/m@ 4100rpm. O Opala tem o mesmo torque duma pick up diesel 3.0 na média. O motor do Opalão segue a velha escola americana, com curso bem maior que diâmetro (R/L) com bielas longas, pesadas para suportar os esforços sem fletir e que proporcionam maior inércia e menor angulo dos pistões. Resulta em muito torque e baixos giros. O teu carro puxa este trailer sim. Apenas terá que ir de boa nas serras, subindo com calma e sempre respeite os limites do equipamento. Os Karmann Ghia são excelentes para rebocar com carros de passeio. Tem o CG bem no meio, enquanto o Turiscar é um pouco mais pra trás. Puxei um KC 750 dias atrás com minha pick up e foi muito melhor que o meu Imperial. Apenas se preocupe em desenvolver um engate de boa qualidade, bem fixado para não danificar o seu carro. Dá uma lida nestes relatos do Peugeot 2.0 rebocando Trailers de mais de 1000kg.. http://www.towcar.info/gebruikservaring.php?merk=Peugeot&serie=307 De resto, é só alegria. Sds Odair
5 de janeiro de 2015 às 13:35 #56732Tiago GINParticipanteOdair Teixeira wrote:Tiago, não sei o que o Dardo lhe disse, mas pode crer que é verdade. Com relação ao Opala 4.1, embora a potencia (121 cv@ 3800rpm ) seja inferior ao Peugeot 2.0 (138cv @6000rpm) , o torque de 29 kgf/m@2000 rpm (aí o bicho pega) do Opalão é bem maior que os 19kgf/m@ 4100rpm. O Opala tem o mesmo torque duma pick up diesel 3.0 na média. O motor do Opalão segue a velha escola americana, com curso bem maior que diâmetro (R/L) com bielas longas, pesadas para suportar os esforços sem fletir e que proporcionam maior inércia e menor angulo dos pistões. Resulta em muito torque e baixos giros. O teu carro puxa este trailer sim. Apenas terá que ir de boa nas serras, subindo com calma e sempre respeite os limites do equipamento. Os Karmann Ghia são excelentes para rebocar com carros de passeio. Tem o CG bem no meio, enquanto o Turiscar é um pouco mais pra trás. Puxei um KC 750 dias atrás com minha pick up e foi muito melhor que o meu Imperial. Apenas se preocupe em desenvolver um engate de boa qualidade, bem fixado para não danificar o seu carro. Dá uma lida nestes relatos do Peugeot 2.0 rebocando Trailers de mais de 1000kg.. http://www.towcar.info/gebruikservaring.php?merk=Peugeot&serie=307 De resto, é só alegria. Sds OdairMuito obrigado pela dica… Quanto ao Opala, sou obrigado a concordar, realmente ele tem muito torque em baixos RPM, e nesse caso, faz muita diferenca, além é claro da tração traseira que embora no Opala seja muito leve, no peugeot é dianteira. Quanto ao engate, atualmente uso um Volpato (tradicional) para 700kg (é o que diz rs) e em viagens uso minha carretinha com os apetrechos de camping, além de as vezes rebocar um carro ou outro no cambão quando tem corrida aqui em Curitiba. a principio ele aguenta bem, mas sei que para trailer a coisa é diferente, até o do Dardo precisou de reforços, imagine um comum de carro de passeio não é. O maior problema é que esses carros não tem muitos pontos de apoio, principalmente reforçados para que sejam feitos suportes e pra agravar, o meu tem o estepe por baixo, o que complica ainda mais. Isso terá que ser muito bem pensado para não dar dor de cabeça. Mas fico feliz com a boa notícia de que posso fazer esse transporte com relativa tranquilidade, minha mulher se animou muito em comprar um trailer, até pq ficou com medo de acampar de barraca depois da tempestade que pegamos em Floripa nesse reveillon… Felizmente, nossa estrutura resistiu bem e não molhou nem estragou nada, mas no camping, a coisa foi feia…
5 de janeiro de 2015 às 15:42 #56734Odair TeixeiraParticipanteCom relação ao engate, vc precisa fazer um sob encomenda. Tem que ser projetado. Um engate de 4 parafusos simples não vai aguentar e pode até danificar a carroceria. O Bode Engates em Tietê – SP faz este trabalho. Acho que vai custar ao redor de 600 a 700 reais. É só explicar para ele ou para o Juliano que é um Trailer que será rebocado e que precisa ser reforçado. De repente eles já tem os gabaritos. Sds Odair
5 de janeiro de 2015 às 15:57 #56735Tiago GINParticipanteEstive olhando no manual do proprietário do meu carro, e encontrei informações interessantes, tirei uma foto e coloquei em anexo. Está em português de Portugal, mas da pra entender [attachment=4806]
5 de janeiro de 2015 às 16:13 #56736Odair TeixeiraParticipanteSorte sua ter isto em Português e Portugal. Se fosse impresso aqui, iriam remover estas informações. A maioria dos fabricantes aqui no Brasil só coloca que pode ser rebocado até 750kg e nem ousam falar em reboques com freio. Uma vez eu colei a ficha técnica da Hilux em inglês (fornecida fora do Brasil) e em português num email e perguntei para a Toyota pq a mesma pick up poderia rebocar 2500 kg com freio fora do Brasil e no Brasil somente 750kg. Depois colei a pagina do manual da Toyota Prado (em português) que dizia que poderia rebocar 2500kg com freio. Ninguém deu uma resposta decente. Alegaram que atendiam a legislação brasileira. Só enrolaram. Abraço Odair
6 de janeiro de 2015 às 01:14 #56744Ronald AtauloParticipanteTiago, faça que nem eu, fui em Novo Hamburgo na Sinos Trailer buscar o meu Brilhante sem NENHUMA noção de absolutamente nada. Depois de ir rodando vamos pegando os macetes e ajustando tudo que for necessário. Se você gostou do 540, compre e realize seu sonho com a maior brevidade. Não deixe para amanhã o que é possível realizar no dia de hoje!! Boa sorte!!
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