Rebocando Trailer com Carro Automático
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Ronald Ataulo.
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17 de maio de 2013 às 18:22 #49594
Stephan Riederer
Membronossa eu tenho uma pajero full e nunca tinha ouvido falar nesses termos que vocês estão usando, será que estou quebrando tudo e nem sei ???? tem umas posições no meu câmbio de 4×4 que eu nem sei pra que serve, umas letras e tal… seria bom algum lugar onde eu pudesse aprender um pouco mais sobre isso pra não estragar o carro!!!
17 de maio de 2013 às 18:27 #49595Marcos Pivari
Mestreimaginei isso… mas quis tirar a dúvida pq vc chamou a atencao somente no caso da reduzida…… já cheguei a usar ela no asfalto, so que em linha reta…. num trecho curto (uns 150m) num “anda e pára” na serrinha de sao sebastiao…. havia um acidente……… Esse lance da tração é muito mal explicado e difundido tanto pelo manual do carro quanto pela internet…. demorei muito para sacar a realidade. quanto ao trailer, possuo algumas ressalvas, mas enviarei em PVT, pois não acho adequado pra este tópico……. inclusive alertei o André sobre o motor 2,5 da PS…. quando procurava a minha, limitei no ano de 2005 exatamente por este quesito. As reclamações eram muitas e minha principal finalidade da aquisição era mesmo para o trailer… quanto à tração da PS acho bem inteligente para esta finalidade….. prefiro deste jeito do que ter um 4×4 sem bloqueio, por ex a tracker…. para o trailer julgo que é ótimo esta caixa da mit. mas tudo que falo é muito amador…. entrei nessa praticamente este ano…… inclusive ja tinha visto seu site….. me interessei pelo treinamento……. vc é de que cidade?
17 de maio de 2013 às 22:18 #49596Odair Teixeira
ParticipanteGreen, quando vc aciona o 4x4H com bloqueio de diferencial, a direçao fica mais pesada ( no asfalto em manobras de baixa velocidade mais pesada ainda), alem de acender no painel que o diferencial está bloqueado. Eu tive uma Full e era assim. Nos tres carros que tenho aqui em casa, todos. 4×4 diesel (Hilux, Prado e GM Tracker) a Prado é a unica que tem 4×4 integral . Pensei que a Pajero Sport tb era assim, por ser uma SUV..
17 de maio de 2013 às 23:07 #49597leandrovaranda
ParticipanteTive uma L200 e sempre achei que podia rodar tranquilo na 4x4H no asfalto (se bem que só usava quando chovia) e que a 4x4LO usava só no caso de atolar.
Ouvi muitas vezes essa “lenda” de que andar tracionado no asfalto estragava o carro, mas agora ficou melhor explicado o motivo, devia ser mais divulgado, nem no manual fica muito claro. A minha C14 tem tração positiva, é 4×2 mas desatola fácil saindo de lado.(o que não seria interessante tracionando um trailer) A Amarok é tração integral, até onde sei ela não tem uma alavanca ou botão para acionar a reduzida, é tudo automático, o tempo todo tem tração nas 4, variando a força em cada roda. Pelo menos é o que diz a propaganda dela.(a 4×4 automática, a de cambio manual eu não li a respeito)
18 de maio de 2013 às 00:46 #49598Odair Teixeira
ParticipanteRealmente Leandro, a Amarok tem o cambio mais moderno das pick ups médias vendidas por aqui. Pena colocarem um motor tão pequeno. Merecia um 3.5 TDI e não um 2.5 Mas como é muita eletrônica envolvida na transmissão, eu tenho um pouco de medo. Prefiro ver o produto sendo aprimorado até o histórico se comprovar confiável. Sei que é um pensamento retrógrado, mas prefiro a alavanca da reduzida sacudindo feito um rabo de cascavel a ter que pagar R$ 2500 reais num sensor de rotação que é importado..
18 de maio de 2013 às 02:07 #49599Ronald Ataulo
ParticipanteAmigos, fico contente em contribuir nestas dúvidas. Já realizamos o treinamento de direção 4×4 a alguns anos e as pessoas ficam totalmente confusas em entender o funcionamento da caixa de transferência. O fato do carro ficar duro na hora de fazer a curva é por conta do bloqueio central estar ligado, ou seja, os eixos estão tentando girar na mesma velocidade mas o volante esta impondo velocidades diferentes. Uma maneira prática de testar se o carro pode ou não andar com o 4×4 no asfalto e engatar o 4×4 e colocá-lo em um curva total bem devegar, se o carro torcer inteiro é por que a caixa esta bloqueada e o carro NÃO pode andar no asfalto com a tração engatada. Quanto a pergunta do Marcos, resido na cidade de Santos-SP.
9 de outubro de 2013 às 14:30 #47967joe450sl
ParticipanteReboco meu KC330 com um Monza Classic 1992 EFI automático e não tenho problema nenhum. A transmissão do Monza/Kadett automáticos é a mesma usada em carros V6 com motores transverssais da GM americana, ou seja, se alguma coisa não aguentar, vai ser o motor e nãoa a transmissão. Residi 12 anos nos Estados Unidos, tive três tamanhos de trailer e sempre com carros ou pickups automáticos, nunca tive problemas. Abraços,
9 de outubro de 2013 às 18:21 #49609Stephan Riederer
MembroCaramba vc não tem fotos e historias pra nos contar lá dos EUA? sempre admirei o estilo de vida deles
9 de outubro de 2013 às 19:31 #47970joe450sl
ParticipanteTo no trabalho, só encontrei esta foto de março de 1999, quando mudei de Salt Lake City para New Jersey, 3460km. Taurus perua, automática é claro, 3.0 V6, com reboque de 1,5 tonelada. Detalhe depois de dois meses voltei para rebocar meu Fusca 1979 convesível, na mesma Taurus.
15 de outubro de 2013 às 01:41 #48014Ricardo
ParticipanteBom pessoal, boa noite…Sou novo aqui no fórum mas acompanho a site a bastante tempo… decidi comprar um trailer no meio de ano após conversar com o Marcos, Alexandre e o pessoal que estavam em Penedo passando o feriado… bem , passado uns dias e algumas pesquisas, encontrei o modelo que procurava ! um diamante sl 660 . Bem passado 4 meses de reforma (calefatação, papel de parede, toldo, aquecedor, bomba, freio , pneu etc , etc… rsrsrsrsr) eis que levei ele pro sitio na semana passada, rebocando com uma PS automatica 2.8 diesel. Velocidade de cruzeiro em drive 80 a 90km/h, rodovia Ayrton Senna, consumo médio de 7,6 de diesel, velocidade no trecho de serra 70km/h com 3a. engatada. Como peguei um trecho de terra, engatei a tração pra ficar um pouco mais balanceado, pois tinham várias subidas concluindo… estamos ai ! é mais um diamante de volta a ativa … ainda não demos um nome carinhoso a ele (ta batizado de bugiganga rsrsrs) Qdo quiserem marcar algo por SP/Vale do Paraiba… avisem !
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