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Rebocando Trailer com Carro Automático

Visualizando 10 posts - 51 até 60 (de 100 do total)
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  • #48054
    leandrovaranda
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    Só estou querendo saber o que daria para rebocar sem trocar de carro. Pelo site do macamp 1800cc daria para rebocar o brilhante luxo. O rubi já pede um motor de 3000cc. Mas isso é informação da época, teria que saber qual o torque de um carro 1800cc da época, quantos CV, etc.

    #48059
    Capt.A330
    Participante

    Bom dia Leandro; eu acho, pelo que o Marcos conta da sua Palio Adv., que um Trailer de 1 eixo, até o Brilhiant ou KC 450, não debe ser muito difícil de rebocar com teu carro, ou melhor ainda, com a tua C14. Claro que terias que atentar para os detalhes de não levar muito peso nele, pneus bem cheios, saber que nas subidas tem que ser paciente, ter muito bom freio no Trailer, etc., pois algumas peças do carro vão ser mais exigidas, com certeza, mas considerando à robustez do Corolla, penso que iria bem, sim; tal vez a Toyota do Japão, Australia ou outro pais, tenha, e te forneça mais informações ao respeito, mas, repito, eu acho que sim, iria bem, pois anos atras, era comum os carros rebocarem Trailers, mantidas suas características de tração, e na Europa, é comum ver os carros de passeio rebocando. Odair, na sua qualificação como Engenheiro e proprietário de Trailer, debe ter uma opinião mais apurada; inclusive, ele já ponderou ao respeito no Fórum. O ideal seria uma pick-up diesel, mas não acredito que esto seja condição “sine qua non”, e se você quiser rebocar um Trailer dum eixo com o Corolla, vá à luta, sem medo de ser feliz! Abraços!

    #48062
    leandrovaranda
    Participante

    Só para comparação, se buscar por motor 1800cc no google.com vai ver que era motor de fusca e carros pequenos, com menos de 85CV, os motores 1.8 atuais parecem ser mais potentes no que diz respeito a CV de potencia (com mais de 100CV) e torque (geralmente acima de 20Kgfm). [hr] A C14 é a gasolina, não sei se é por ter carburador ou se por outro motivo, mas tenho que acelerar mais para ter a mesma força. Na saída da garagem somente soltando a embreagem os outros carros vencem a subidinha, sem acelerar, já a C14 se não acelerar o motor morre. Com relação a peso, a C14 daria mais estabilidade com certeza, mas seria uma viagem bem mais lenta, com subidas a menos de 50Km/h, sem trailer a média é 80Km/h, as vezes caindo para 70Km/h nas subidas. [hr] Dardo, fugindo do assunto, a respeito do sensor de ré, no Agile que tinha o para-choque mais alto, quando estacionava ficava mais longe que no corolla que tem o para-choque tão baixo que na saída da garagem ele apita que está a 40cm do chão. Como a caminhonete é mais alta ainda, deve ter alguma relação.

    #48063

    então Leandro….. Na época também existia uma estratégia grande dos fabricantes….. na origem dessas especificações ainda haviam carros de tração traseira (haja vista o chevette 1.6) e carros com uma estrutura muito mais parruda que os de hoje em dia…… É isso que pega mais nos dias de hoje…. carros de tracao dianteira e com uma estrutura pífia…. por exemplo na Pálio, tive que mandar fazer um engate especial que abraça a longarina de lado… porque na furação original do carro ela se rasgou na primeira viagem… fora os amortecedores que não aguentaram 10mil km…. Certamente para o Brilhante a Pálio sofreria demais. Pela minha experiência e perfil, coloco como limite para a pálio o 330 ou Turiscar-Caravana. Um amigo meu acaba de comprar um 380 e ta puxando com o C4…. mas nao em definitivo…… vou perguntar pra ele qual foi o resultado…. Não entendo nada de motor… mas também acho muito estranho essa potência em CV que os carros têm ultimamente… lembro que os primeiros carros 1.0 tinham 50cv… hj eles têm 80…… acho que deve ter muita maracutaia de relacoes de coeficientes aí……… pq duvido que na real tem tanta diferença assim…. com a palavra quem entende….. Mas… como frisou o Dardo…… carro pequeno, “fraco” e etc nao é impedimento para se ter trailer… afinal tudo na nossa vida é “fases”… e “uma coisa puxa a outra”. Hoje puxo um 330 com um 2.8 Diesel…. se fosse pra pensar nisso quando adquiri o trailer… nao teria nenhum dos dois até hj…… Fica aqui a filosofia mais uma vez….. para mais algum aspirante que cair aqui de paraquedas…..rs Abraços

    #48064
    leandrovaranda
    Participante

    Turiscar-0050.jpg Fiat 147 – 1980; Rebocando trailer Brillant Luxo Se um Fiat 147 consegue o corolla consegue também. Realmente os carros atuais não tem chassis reforçado igual os antigos, onde fez o engate especial reforçado pelas laterais? 5roda.jpg C14 + Turiscar Monterey miniatura, quem souber onde vende me avisa.

    #48065

    rsrs. Fiat 147 com brilhant luxo já duvideodó…rs E o que falo…. ele puxa…… o problema é vc estar subindo uma serra e de-repente o trânsito pára…. pra sair na ladeira do repouso acho que deixará a embreagem dele lá mesmo…… o mesmo digo sobre esta foto… se esse gramado estivesse molhado já era….. isso aconteceu comigo na pálio dentro do camping da Chapada dos Veadeiros….. A grama molhada nao deixava a tracao dianteira pegar… virou um sabao…… o que me salvou foi o guinchinho manual de catraca….. Mas esse corola vai viajar tranquilamente com um 330, 270, jóia ou caravana…… acho que pode pensar também até o eldorado e o 380.

    #48066
    leandrovaranda
    Participante

    Como o pessoal aqui é mais da área de exatas, procurei um texto mais técnico sobre o assunto cambio automático. Estou lendo ele neste momento: http://epx.com.br/artigos/cambioauto.php Creio que, entendendo como o cambio funciona, poderemos tirar o máximo proveito deles. [hr] Tração dianteira e subida já é problema sem trailer, com trailer fica complicado, não pode ficar no anda para na subida. Na serra complica tudo. Grama molhada complica tanto para acelerar quanto para parar, realmente um sabão. Só de puxar para um dos lados já começou a tracionar?

    #48069
    Odair Teixeira
    Participante

    Folks Atacarei por tópicos, já que cheguei atrasado na roda da conversa. – Fiat 147 puxando um Brilhante Luxo? Só pode ser gozação. Só se for para dar uma volta no quintal em terreno plano. Na primeira serra que o 147 avistar o motor ferve ou a barra estabilizadora quebra. Falo pq já tive um nos áureos tempos e gastei rios de dinheiro restaurando e querendo consertar o infeliz projeto da Fiat. Dezenas de almas deixaram o inferno quando vendi aquele encosto. Quebrava parado na garagem. Aff, nem gosto de lembrar. – Capacidade de reboque do Corolla (dados da fábrica nos USA. No Brasil nem achei). Então temos = 1500lb x 0,453 = 680 kg. Isso dá uma carreta fazendinha carregada + seu peso bruto. Temos 680kg x 1,25m/s² (90 km/h) = 850 Newtons. A maioria dos engates vendidos pra proteger o pára-choques não suportam esta força e irão romper. Antes de se preocupar se o motor e a caixa automática do Corolla agüentam, é preciso observar outros aspectos. Lembrem-se que o peso de 750kg é padrão automotivo para reboques sem freios, isso consta na lei e numa portaria do Inmetro que postei por aqui dias atrás. Reboques acima disso , precisam de um sistema de freio (inercial ou elétrico). O objetivo é retirar a carga adicional de frenagem do veículo trator. Em caso de frenagem do comboio, as forças somam-se e se não houver freios no reboque, é fundamental estar rodando em baixas velocidades. Lembrem-se ainda que numa freada num trailer acima dos 750 kg, o momento da força é enorme e pode até rasgar / conjunto de engate e chassis do veículo trator. Pode ainda levantar a frente onde está localizado a maior massa e responsável pela maior parte da frenagem do veículo (daí a razão de discos ventilados na frente e tambor na traseira ou discos simples na traseira dos carros). Alterar esta relação é procurar por problemas. Então puxar um Brilhante está fora do radar dos 750 kg. Porém esta capacidade é disponibilizada para reboques sem freios. Reboques com freios, a coisa muda um pouco. Vejamos : Somando a massa do Brilhante (1200kg x 1,25 = 1500N ) com o Corolla ( 1130 x 1,25 = 1412N) = 3000N. Se o trailer tiver freio inercial, é possível parar de forma segura. Mas e a potencia/torque do Corolla 1.8 puxando um Brilhante? Pot = 136 e torque 17,5 kgf/m. A relação de torque/kg (1200kg/17,5 = ) é de 70 kg/kgf/m. Esta relação na Hilux puxando o Imperial é de 71. A diferença é que a faixa ideal de giro está mais baixa no diesel do que na gasolina. Você teria que tirar do Drive (evite arrancar no D) e andar em 3a e 4a, o consumo aumentaria, mas seria possível sim. Dependendo da velocidade a ser impressa e se não passar o dia subindo e descendo serras, é possível sim usar o Corollinha. Tomando os cuidados por ser um veículo com motor e tração dianteira e entendendo as limitações, pode ir para onde quiser. Apenas fica o desconforto de sempre ter cuidado onde meter o conjunto (subir/descer aclives/declives agudos em estrada de terra é um deles, terrenos com gramado enxarcado etc…) Com consciência, dá pra puxar um Airstream Excella com uma Romi Isetta Tow%252520Modes%252520%25285%2529.jpg -No passado, tínhamos uma construção mais robusta dos carros sim. Saudades do Corcel I que amassava postes. Não deformavam nos impactos, mas não desmanchavam como os plastimóveis de agora. E ainda por cima hoje usam a metade das soldas no chassis para o carro se desmanchar no impacto sob o argumento de termos mais segurança. Mas nenhum compacto nacional passa ou passou no teste de impacto da LatinNCap. Em termos de segurança, estamos na mesma posição dos anos 80, porém com carros que se desmancham feito Nescau no leite. -Tínhamos algumas opções de tração traseira e motor dianteiro ou tração traseira com motor traseiro (pra mim a melhor de todas). Quer veículo tração traseira hoje? Compre uma pick up ou um Subaru. Nem a Kombi vai ter mais, pq saiu de linha. Comentários Estes dias estava lendo no manual do carro de um amigo “Este veiculo não foi projetado para rebocar trailers, lanchas ou qualquer tipo de CARRETA. Este tipo de operação pode comprometer o funcionamento e durabilidade do veículo.” Lógico que estão falando de reboques sem freios. O carro era um modelo de luxo da Ford. Nos USA há uma reclamação geral dos usuários onde as montadoras veem retirando/reduzindo a “Towing Capacity” sistematicamente de veículos menores, para que haja uma migração para veículos maiores. No Brasil nem se fala sobre isto, pq para as montadoras o mercado de RV inexiste. Saludos e desculpem pelo longo post Odair

    #48070
    leandrovaranda
    Participante

    Ficha técnica corolla 2010 gli http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Toyota&modelobase=COROLLA&anomodelo=2010&codigo=002109-1

    Odair Teixeira wrote:
    Mas e a potencia/torque do Corolla 1.8 puxando um Brilhante? Pot = 136 e torque 17,5 kgf/m. A relação de torque/kg (1200kg/17,5 = ) é de 70 kg/kgf/m. Esta relação na Hilux puxando o Imperial é de 71. A diferença é que a faixa ideal de giro está mais baixa no diesel do que na gasolina. Você teria que tirar do Drive (evite arrancar no D) e andar em 3a e 4a, o consumo aumentaria, mas seria possível sim.

    O novo tem 153Cv e 20kgf/m de torque. Como ele só tem 4 marchas, abaixo de D vem a 3ª. Mas entendi o lógica. Teoricamente puxaria melhor que a hilux, só que com giro mais alto, consumindo mais e com mais chance de pendulo por conta do peso menor.

    Odair Teixeira wrote:
    Dependendo da velocidade a ser impressa e se não passar o dia subindo e descendo serras, é possível sim usar o Corollinha. Tomando os cuidados por ser um veículo com motor e tração dianteira e entendendo as limitações, pode ir para onde quiser. Apenas fica o desconforto de sempre ter cuidado onde meter o conjunto (subir/descer aclives/declives agudos em estrada de terra é um deles, terrenos com gramado enxarcado etc…)

    Só me limita de ir em Ubatuba :(

    #48071
    Odair Teixeira
    Participante

    Leandro A relação peso do veiculo trator e pêndulo não estão ligadas. O peso no engate tem que ser no mínimo 10% do reboque para compensar o movimento lateral que este tipo de reboque provoca. Trailers 5a roda não sofrem estas ações pq não há movimento lateral em cima do eixo traseiro, onde o pino rei é colocado. Daí a importância o engate estar o mais próximo possível do eixo traseiro. Por coincidência, esta semana falei com um amigo que tem uma carreta tipo fazendinha, porém um pouco mais comprida e que pendulou com 300kg de carga a ponto de jogar o veiculo trator pra fora da pista. A carretinha pendulou forte e ele meteu o pé no freio. Ele violou a primeira e a quinta lei sagrada dos reboques. 1- Não colocarás peso na parte de trás do eixo do reboque. 5- Não freiarás bruscamente em caso de pendulo Ele carregou 6 sacos de cimento dispostos do eixo para trás. Logicamente, mais fácil para carregar e descarregar. Quanto tinha de peso no engate? Talvez nem tivesse peso. Se soltasse talvez ela iria levantar. Andando a 120 na Castelo Branco, o Corolla deu uma balançada, ele se assustou e freou numa curva. O vetor da força do conjunto que era um só passou a ser o vetor da carretinha empurrando o engate numa direção e o carro para outra. A festa tá pronta pra começar. A cereja do bolo foi quando o tonto veio meter o pé no freio. A carretinha empurrou a traseira do Corolla numa direção e o carro rodou e foram os dois para a grama em modo canivete. Muita sorte de não ter se machucado ou provocado acidente. Perdeu alguns sacos de cimento, estragou a suspensão dianteira e para-choques, mas aprendeu uma lição valiosa. Voltando ao início, nem era um Brilhante que ele estava puxando. Neste caso o Corolla tinha o triplo da massa do veículo rebocado. Aqui na região onde moro, existem muitas chácaras do pessoal de SP que passa final de semana. Então tem muitas carretinhas. É só puxar conversa que logo alguém conta um “causo”.. Neste acidente abaixo no mês passado, aconteceu o mesmo, mas infelizmente o condutor faleceu no local do acidente. Fica o alerta para quem está projetando carretinhas e trailers homemade. Atentos a distribuição de massa, medidas e distancia do eixo versus engate. http://jornaldanova.com.br/noticia/cidades/37,25916,acidente-na-br-267-faz-v%C3%ADtima-fatal-em-bataguassu

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