Rebocando Trailer com Carro Automático
- Este tópico contém 99 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 10 meses atrás por Ronald Ataulo.
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22 de outubro de 2013 às 19:38 #48110Washington de MendoncaParticipantemacamp wrote:a Tr4 é ótima…. pq tem a caixa de tração super select, deixando você andar em qualquer piso ou velocidade no modo 4×4…… conheço quem puxe 380 e 450 com ela e é só elogios……. parabéns pelo roteiro……. lençóis deve ser lindíssimo.. assim como todo o caminho que fará…
A uns quatro anos atrás fiz este roteiro subindo pela Belém Brasília e descendo pela BR101. Foi uma viagem muito boa, pena que para enfrentar o areião tive que comprar pacotes ou utilizar transportes 4 X 4 do local. Se tudo der certo e a coragem permitir vamos de Pajero desta vez. Um abraço. Tom
23 de outubro de 2013 às 13:06 #48116leandrovarandaParticipanteRealmente as montadoras/fabricantes de veículos estão colocando essa frase em seus manuais, não é só no corolla. Aparentemente isso se deve a lei que obriga as montadoras a indicar os pontos de fixação para o engate de cada carro, assim como deve haver um engate específico para cada carro e aprovado pelo INMETRO e mais um monte de exigencias. Aqui no Brasil é sempre assim, criam uma lei para regular e acabam por destruir a oferta do produto, uma vez que, para atender a lei, existe tanta burocracia que os fabricantes desistem. No caso dos veículos, não é só no Brasil que as montadoras/fabricantes estão se eximindo de responsabilidade no caso de alguém querer usar engate, achei a mesma reclamação em outros países do Mercosul e nos EUA, onde o fato parece ser um imposição para que os proprietários de RVs adquiram caminhonetes grandes. Com relação ao engate, vi que a maioria de vocês mandou fazer o engate em um local especializado, esses engates vieram com selo do INMETRO, plaquetinha, etc. mesmo sendo personalizados? Já tiveram dificuldades em fiscalização ou vistoria?
23 de outubro de 2013 às 13:33 #48117Odair TeixeiraParticipanteLeandro Na vistoria que fiz, a única pergunta que o fiscal fez foi em relação a quanto que paguei pelo engate e ficou impressionado de como era robusto. O Bode, onde encomendei o engate fabrica sob encomenda (fabricante de engates http://www.bodecar.com.br) e sempre coloca as plaquetinhas de acordo com a carga. O que tenho instalado na Hilux, fiz junto com o Julio, que é o cara que faz os engates. Dei meus pitacos para evitar torções indesejadas em casos e passar em lombadas a 80 km/h. Ficou bem dimensionado, com o dobro de pontos de fixação que o mercado coloca normalmente e com as chapas e soldas com o dobro da espessura. O Dardo colocou um destes tb pra puxar o Guanaco.
23 de outubro de 2013 às 23:30 #48121Marcos PivariMestreCaraca Odair…… 80/h na lombada? Depois a Paula reclama de mim quando não vejo algumas…..rs.. mas acho que nunca a 80… kkkkk abraços
24 de outubro de 2013 às 01:59 #48122Odair TeixeiraParticipanteMarcos Só no Brasil se coloca lombada em rodovia federal. Se ao menos a sinalização fosse eficiente.. Passei a 80km a noite numa lombada na Br 116 indo em direção a Gov Valadares. Sem placas, a lombada não tinha mais rastro de tinta… A unica coisa que quebrou foi um copo de vidro.
24 de outubro de 2013 às 15:11 #48127Marcos PivariMestreah ta…… vc diz 80 por hora sem querer….. achei que vc passava a 80 em qq lombada….. com o trailer é quase morte….rsrs
24 de outubro de 2013 às 22:11 #48138leandrovarandaParticipanteSei bem como são essas lombadas, em MG tem em toda parte. Você está indo tranquilamente em uma rodovia que permite 110Km/h e do nada surge uma lombada na sua frente (geralmente após uma curva ou outra coisa que te atrapalhe a vê-la). Tinta é uma coisa que passou longe delas e nunca há placas. Se estiver chovendo então… Imagino como deve ter sido dentro do trailer esse “pulo”
25 de outubro de 2013 às 00:31 #48140Odair TeixeiraParticipanteEntão, o primeiro impulso foi meter o pé no freio, mas segurei firme e apenas tirei o pé do acelerador, para o impacto na suspensão ser o menor possível. O trailer levou o maior tranco, pq a Hilux pulou e puxou o engate para cima e quando o trailer foi pular o engate puxou o trailer pra baixo. Como não pisei no freio e nem acelerei, tive apenas que manter a trajetória e tentar manter o controle, não desviei da trajetória então o impacto foi igual em todas as rodas. Pelo menos distribui um pouco. Se tivesse freado bruscamente, talvez tivesse entrado meio de lado na lombada e aí sim acho que poderia ter acabado bem pior. Um copo que estava guardado no guarda copos voou e quebrou no piso na frente da geladeira. Mais nada aconteceu. Nem a caixa de ovos na geladeira sofreu danos. Não quebrou nenhum ovo. Cheguei a tirar foto. Muito importante prender tudo direitinho antes de começar a viagem. Medi o chassis em piso plano e não teve nenhuma torção, já que a pancada foi por igual. Por estas e outras tenho admiração pelo projeto da Turiscar. São muito resistentes estruturalmente.
27 de outubro de 2013 às 21:30 #48145Carlo PeccaParticipanteOdair, muito legal esse relato sobre a lombada, agora quando acontecer comigo já sei como proceder. Grd Abraço.
28 de outubro de 2013 às 16:26 #48146Ronald AtauloParticipanteAmigos foristas, sem perder o foco do tópico “Rebocando Trailer com carro automático”, eu gostaria de saber a opinião de vocês quanto a difereça de rebocar um trailer com 2,10 metros de largura (KC520) e com 2,40 metros (KC540). Meu carro de reboque será um Hilux SW4 3.0 Diesel automática. Nos últimos tempos fui em diversas lojas, pessoas vendendo e campings olhar diversos modelos (380, 450, 520, 540 e 640). Estou chegando na conclusão entre o 520 e o 540. Minha esposa gostou muito do 540, no entanto, falam que a diferença na condução entre os dois modelos é gritante. Como eu nunca reboquei um trailer, eu não posso opinar. Vocês que tem esta experiencia, realmente estes 30 cms causam toda esta diferença? Qual a diferença de peso entre os dois? Qual o opinião de vocês?
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