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Rebocando Trailer com Carro Automático

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  • #48110
    macamp wrote:
    a Tr4 é ótima…. pq tem a caixa de tração super select, deixando você andar em qualquer piso ou velocidade no modo 4×4…… conheço quem puxe 380 e 450 com ela e é só elogios……. parabéns pelo roteiro……. lençóis deve ser lindíssimo.. assim como todo o caminho que fará…

    A uns quatro anos atrás fiz este roteiro subindo pela Belém Brasília e descendo pela BR101. Foi uma viagem muito boa, pena que para enfrentar o areião tive que comprar pacotes ou utilizar transportes 4 X 4 do local. Se tudo der certo e a coragem permitir vamos de Pajero desta vez. Um abraço. Tom

    #48116
    leandrovaranda
    Participante

    Realmente as montadoras/fabricantes de veículos estão colocando essa frase em seus manuais, não é só no corolla. Aparentemente isso se deve a lei que obriga as montadoras a indicar os pontos de fixação para o engate de cada carro, assim como deve haver um engate específico para cada carro e aprovado pelo INMETRO e mais um monte de exigencias. Aqui no Brasil é sempre assim, criam uma lei para regular e acabam por destruir a oferta do produto, uma vez que, para atender a lei, existe tanta burocracia que os fabricantes desistem. No caso dos veículos, não é só no Brasil que as montadoras/fabricantes estão se eximindo de responsabilidade no caso de alguém querer usar engate, achei a mesma reclamação em outros países do Mercosul e nos EUA, onde o fato parece ser um imposição para que os proprietários de RVs adquiram caminhonetes grandes. Com relação ao engate, vi que a maioria de vocês mandou fazer o engate em um local especializado, esses engates vieram com selo do INMETRO, plaquetinha, etc. mesmo sendo personalizados? Já tiveram dificuldades em fiscalização ou vistoria?

    #48117
    Odair Teixeira
    Participante

    Leandro Na vistoria que fiz, a única pergunta que o fiscal fez foi em relação a quanto que paguei pelo engate e ficou impressionado de como era robusto. O Bode, onde encomendei o engate fabrica sob encomenda (fabricante de engates http://www.bodecar.com.br) e sempre coloca as plaquetinhas de acordo com a carga. O que tenho instalado na Hilux, fiz junto com o Julio, que é o cara que faz os engates. Dei meus pitacos para evitar torções indesejadas em casos e passar em lombadas a 80 km/h. Ficou bem dimensionado, com o dobro de pontos de fixação que o mercado coloca normalmente e com as chapas e soldas com o dobro da espessura. O Dardo colocou um destes tb pra puxar o Guanaco.

    #48121

    Caraca Odair…… 80/h na lombada? Depois a Paula reclama de mim quando não vejo algumas…..rs.. mas acho que nunca a 80… kkkkk abraços

    #48122
    Odair Teixeira
    Participante

    Marcos Só no Brasil se coloca lombada em rodovia federal. Se ao menos a sinalização fosse eficiente.. Passei a 80km a noite numa lombada na Br 116 indo em direção a Gov Valadares. Sem placas, a lombada não tinha mais rastro de tinta… A unica coisa que quebrou foi um copo de vidro.

    #48127

    ah ta…… vc diz 80 por hora sem querer….. achei que vc passava a 80 em qq lombada….. com o trailer é quase morte….rsrs

    #48138
    leandrovaranda
    Participante

    Sei bem como são essas lombadas, em MG tem em toda parte. Você está indo tranquilamente em uma rodovia que permite 110Km/h e do nada surge uma lombada na sua frente (geralmente após uma curva ou outra coisa que te atrapalhe a vê-la). Tinta é uma coisa que passou longe delas e nunca há placas. Se estiver chovendo então… Imagino como deve ter sido dentro do trailer esse “pulo” :D

    #48140
    Odair Teixeira
    Participante

    Então, o primeiro impulso foi meter o pé no freio, mas segurei firme e apenas tirei o pé do acelerador, para o impacto na suspensão ser o menor possível. O trailer levou o maior tranco, pq a Hilux pulou e puxou o engate para cima e quando o trailer foi pular o engate puxou o trailer pra baixo. Como não pisei no freio e nem acelerei, tive apenas que manter a trajetória e tentar manter o controle, não desviei da trajetória então o impacto foi igual em todas as rodas. Pelo menos distribui um pouco. Se tivesse freado bruscamente, talvez tivesse entrado meio de lado na lombada e aí sim acho que poderia ter acabado bem pior. Um copo que estava guardado no guarda copos voou e quebrou no piso na frente da geladeira. Mais nada aconteceu. Nem a caixa de ovos na geladeira sofreu danos. Não quebrou nenhum ovo. Cheguei a tirar foto. Muito importante prender tudo direitinho antes de começar a viagem. Medi o chassis em piso plano e não teve nenhuma torção, já que a pancada foi por igual. Por estas e outras tenho admiração pelo projeto da Turiscar. São muito resistentes estruturalmente.

    #48145
    Carlo Pecca
    Participante

    Odair, muito legal esse relato sobre a lombada, agora quando acontecer comigo já sei como proceder. Grd Abraço.

    #48146
    Ronald Ataulo
    Participante

    Amigos foristas, sem perder o foco do tópico “Rebocando Trailer com carro automático”, eu gostaria de saber a opinião de vocês quanto a difereça de rebocar um trailer com 2,10 metros de largura (KC520) e com 2,40 metros (KC540). Meu carro de reboque será um Hilux SW4 3.0 Diesel automática. Nos últimos tempos fui em diversas lojas, pessoas vendendo e campings olhar diversos modelos (380, 450, 520, 540 e 640). Estou chegando na conclusão entre o 520 e o 540. Minha esposa gostou muito do 540, no entanto, falam que a diferença na condução entre os dois modelos é gritante. Como eu nunca reboquei um trailer, eu não posso opinar. Vocês que tem esta experiencia, realmente estes 30 cms causam toda esta diferença? Qual a diferença de peso entre os dois? Qual o opinião de vocês?

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