Rody Trailer 728×90

Reboque de trailer de São Paulo a Mato Grosso

Este tópico contém respostas, possui 5 vozes e foi atualizado pela última vez por Capt.A330 Capt.A330 3 anos, 2 meses atrás.

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  • #45968

    MARIO VIANA
    Participante

    Prezado amigos; Sou novo no fórum e na atividade de campismo, em dezembro de 2014 fiz a compra de um trailer Turiscar Diamante que estava estacionado no modulo em um camping em Caraguatatuba. Estou terminando a reforma deste trailer (pois ele já era roda quadrada a pelo menos uns 15 anos), e em setembro pretendo estar rodando com ele ate Juina/MT, aonde resido, e dai darei partida para o campismo. Por ser minha primeira vez que reboco um trailer, gostaria de ouvir opiniões de companheiros mais experientes em viagem longas com trailer. Vamos aos equipamentos que possuo: veiculo rebocador: Hilux 2010 trailer: Turiscar Diamante 1978 Habilitação: AD Engate com capacidade de puxar ate 2800 kg Existe uma lista de check, para não sofrer imprevistos ou surpresa nesta empreitada? Saldações a todos

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    #60387

    Edintruder
    Participante

    Mario, bem vindo ao fórum! Tem muito material sobre isso pelo fórum. Já cruzei por 3 checklists, mas não lembro aonde estão nenhum deles… Mas na prática é como um reboque comum. O que muda são os acessórios que devem estar fechados, travados e fixados e tudo pronto para rodar. Freios, pneus, rolamentos, suspensão e elétrica tudo 100%. Dá uma pesquisada pelos tópicos pois tem muita vivência do pessoal apresentada pelo fórum inteiro. Quando imaginas que sabes tudo te apresentam uma carga de conhecimentos que nem ao menos imaginavas sobre o mesmo assunto. Sobre o engate, é bom reforçar bem ele, pois o esforço sobre ele é muito grande e se não for muito bem fixado ele pode te trazer muitas dores de cabeça pelo caminho. Parafusos frouxos é o mais comum de encontrar em engates “prontos” durante viagens.

    #60391

    MARIO VIANA
    Participante

    Obrigado Edintruder. Confesso o meu nervosismo, já que é a minha 1ª vez puxando um trailer, e só de pensar, me dá um frio na barriga. Conheço muito este trecho, e já realizei diversas viagens por ele, mas nunca nesta situação, puxando uma casa sobre rodas. Penso nas receptividade nos postos de gasolina, nos policiamentos da estradas (policiais ruins) que infelizmente existe em nosso pais, e principalmente quando se trata de leis novas, no caso da mudança da habilitação, que foi muito pouco divulgada (falada muito somente no mundo campista). Mas, vamos lá, gosto muito de viajar, e vou viver esta nova situação. Espero que sem imprevistos. Estou lendo todos os assuntos dentro deste fórum referente a trailers… já aprendi bastante, e encontrei bastante conteúdo no preparo para viagem, mas não consegui encontrar nenhuma informação sobre quem já viajou 2600 km com um trailer grande, por este motivo estou trocando conhecimento. Abraços.

    #60395
    Capt.A330
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Mario, bem-vindo ao Fórum! Olha, eu já fiz um par de viagens de longa distância, e o relato deles pode, espero, te ajudar a planejar tua viagem até Juina. Olha em http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=4515 , http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=4775 e http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=5017 , onde podes ver diferentes situações que vivenciei rebocando um Diamante similar ao teu. Também tenho alguns “check-list”, que amanhã vou procurar, além dum muito bom confeccionado pelo meu amigão Polini, que está muito completo. Grande abraço. Dardo.

    #60399
    Jandir de Teresopolis
    Jandir de Teresopolis
    Participante

    Mário, seja bem vindo… Não tenho tanta experiência como o Dardo, que já percorreu uma distância pelo menos equivalente a umas cinco ou seis viagens à lua, mas já rodei quase uns 15.000 km e rodei pela primeira vez em maio do ano passado (ou seja, há bem pouco tempo). O que posso dizer: 1) Coloque pneus novos próprios para carga (oito lonas, pelo menos). Acho que os dos Turiscar são iguais aos que uso (o da Kombi), 2) Revise todo o sistema de freio, 3) Se possível, nivele a altura do engate (que tem que ser para rebocar transatlântico, como falou o Edintruder – eu sempre prefiro pecar pelo excesso de cuidado) com a altura do trailer (isso faz uma diferença danada – até para evitar que se force um dos eixos do trailer mais que o outro e faz uma diferença danada em estabilidade, evitando que o trailer fique dando “cabeçada” – o que chamam de pêndulo japonês), 4) E, EM HIPOTESE NENHUMA, passe dos 80 Km/h, mesmo que a Hilux te tente a isso. Principalmente em descidas, tome muito cuidado e não deixe embalar. Se houver alguma emergência, como alguém te dar uma fechada, um animal atravessar sua frente, um buraco que exija uma guinada rápida para evitar um estouro de pneu, por exemplo, se vc estiver a, digamos, 100 km/h, há uma grande chance de vc dar by by aos seu equipamento, e talvez até a este mundo… (acho que vou “apanhar” por falar isso, pois sei que tem muita gente aqui no fórum que pensa diferente, mas…). Para mim, viagem rebocando trailer é viagem que vc deve curtir devagar, apreciando a paisagem… Quanto à polícia, o que percebo é que o pessoal da PRF é bem atualizado e sabe das leis (nunca tive problema, e olha que já me pararam várias vezes – sempre foram educados e técnicos – todos verificaram as luzes do trailer – atenção com isso). O problema é policial estadual. Já me pararam em São Paulo e Paraná e tive que mostrar a lei, que sempre viaja comigo, pois me exigiram carteira “E” (ou seja, não conheciam a alteração na lei que liberou carteira “B” para trailer até 6 ton.). No Paraná fiquei um tempão parado até que o policial rodoviário estadual me liberasse, mesmo depois de mostrar cópia da lei. Ele pegou o texto, leu várias vezes, depois entrou no posto e aparentemente começou a fazer ligações telefônicas para confirmar a veracidade do que mostrei a ele, e só aí resolveu me liberar com a minha carteira, que é igual à sua “AD” para seguir viagem rebocando o trailer (já pensei até em tirar a “E” para não ter mais esse tipo de aborrecimento, mas ainda não sobrou tempo [$$$$$]). Quanto ao termo que você usou de “policial ruim”, digo que ainda não encontrei nenhum, mas sei que infelizmente deve existir, assim como certamente existe “médico ruim”, “mecânico ruim”, “caminhoneiro ruim”, “taxista ruim”, “funcionário público ruim’, “CAMPISTA RUIM”, etc… (mas realmente acho que todos esses “profissionais ruins” são exceções – mas ninguém pode garantir que não vá encontrar qualquer dessas pessoas ruins pela frente, coisas da vida…) Mas se estivermos andando de maneira correta as coisas ficam pelo menos um pouco melhores para nosso lado, acredito. Quanto aos pernoites em postos, já fiz muitos e nunca tive problema. Se tiver tempo, assista aos vídeos que fiz durante um na Via Dutra, dando algumas dicas; Estes e muitos outros vídeos sobre campismo, você pode assistir clicando AQUI. .

    #60400

    Po Jandir…… esqueceu de mencionar que é sempre bom contar com o “guincho MaCamp” chegando em caso de emergência em uma serra……rsrs

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #60404

    MARIO VIANA
    Participante

    Gostaria de agradecer a todos do fórum que me ajudaram e tranquilizaram muito, prometo postar mais materiais para ajudar e enriquecer ainda mais este fórum, Obrigado a todos.

    #60406
    Capt.A330
    Capt.A330
    Participante

    Mario, buenas; os “check-list” que tinha prometido: http://www.portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=882 e aqui a excelente compilação do meu amigão Polini, com um “check-list” na ultima pagina do arquivo anexo em pdf: http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=4799&highlight=albatroz ou diretamente em: http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=2310 ” At last, but not least” e por ultimo, porém não menos importante, o tópico que publicou nosso caro GustavoN : http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=5731 Espero que te seja útil, e como muito bem explicou o caro Jandir, a regra de ouro é circular devagar, e também cuidar à altura e largura dos lugares onde vamos entrar, lembrar que os giros fechados com um Trailer são dignos de extremo cuidado, especialmente para atrás, onde a presença e ajuda doutra pessoa é fundamental, e também, muito recomendável, treina antes em lugares sem transito e amplos, com ajuda de outras pessoas, até se familiarizar com as atitudes do rebocar e rebocado; abraços! Dardo.

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