Publicidade:

Regulador de tensão LTC3780

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46237
    GustavoN
    Bloqueado

    Buenas campistas, Hoje chegou da China uma encomenda que havia feito há vários meses, e gostaria de compartilhar alguns testes com vocês: três reguladores de tensão baseados no chip LTC3780. Esses reguladores são bastante interessantes por alguns motivos:

    • São muito flexíveis em sua configuração, podendo controlar tanto a tensão fornecida quanto a corrente máxima fornecida.
    • Possuem uma grande faixa de operação tanto na entrada (5-32V) quanto na saída (1-30V).
    • São step-up e step-down, o que significa que podem ser configurados para fornecer na saída tensões tanto acima quanto abaixo da entrada.
    • Aceitam correntes de até 10A.
    • São eficientes.
    • São relativamente baratos para o que fazem (15 a 19 dólares no Aliexpress).

    Com esses dados, dá pra imaginar porque são interessantes para nós que dependemos de baterias que variam entre 11 e 14.5V para muitas coisas. Um dos meus objetivos é acabar com o inversor para o uso do laptop, pois nos dias que trabalho no trailer isso se traduz atualmente em muitas horas de inversor ligado sem uma necessidade real. O laptop tem uma fonte de boa qualidade que fornece no máximo 90W em 20V. Então a primeira coisa que fiz foi comparar a qualidade da energia fornecida pelo carregador original com a energia fornecida pelo regulador, para reduzir as chances de danificar o laptop. Para isso, primeiramente liguei a fonte original em um osciloscópio e dei uma olhada na aparência do sinal: [attachment=8160] Nessa primeira captura já se percebem alguns detalhes. A tensão está levemente acima dos 20V nominais (em torno de 20.4V), e existem picos regulares como esperado, devido ao modo de operação dessas fontes. Mas por enquanto bastante estável a saída, como esperado de uma fonte de qualidade. Mas essa não é uma boa forma de analisar uma fonte, pois não há carga alguma. Então minha próxima experiência foi adicionar uma carga moderada para análise. Utilizei uma lâmpada 12V na saída de um controlador de tensão e corrente simples que tinha a mão para consumir em torno de 15W, e repeti o teste. Agora a onda parecia mais realista: [attachment=8161] Agora a fonte estava gerando picos em torno de 1V e distorções bem relevantes por volta de 0.25V, o que me surpreendeu um pouco. Também se vê claramente a frequência de operação da fonte em 125kHz na imagem. Depois disso, removi a fonte original e coloquei o regulador de tensão na mesma configuração. Para alimentar o regulador liguei entrada uma fonte muito simples “de 12V” (não é regulada.. fornece em torno de 15V na prática). Esse foi o resultado do teste, nas mesmas escalas do teste anterior: [attachment=8162] Surpreendentemente, apesar de levemente menos regular, a saída parece um pouco mais estável que a fonte original. Dito isso, o teste foi feito com 15W.. O ideal seria repetir mais próximo dos 90W, mas eu não tinha equipamento adequado pra isso a mão. Ao menos as pequenas alterações de consumo que fiz durante o teste não pareciam ter um impacto significativo na saída de nenhuma das duas fontes. Um detalhe que deve se tomar cuidado é que a tensão inicial do regulador estava em 17.2V, ao contrário dos 12V que o vendedor descreve no anúncio. Mas foi trivial reconfigurar o regulador para operar nos 20V: [attachment=8163] Aqui uma foto dos equipamentos em teste: [attachment=8164] Por enquanto estou gostando muito do que estou vendo, e parece que vale a pena levar o plano em frente. Se houver mais algum detalhe interessante nos próximos dias eu mando para esse tópico. Grande abraço, Gustavo

    #65995
    nazafks
    Participante

    E ai Gustavo, obrigado por compartilhar isso. Usar o notebook na bateria 12v sem precisar de um inversor seria muito bom. Vou seguir este topico na espera dos proximos testes. Abraco, Nazareno

    #66021
    isaedani.2igual1
    Participante

    Muito legal sua idéia. . Esse regulador suporta até 10a? Pois meu notebook tem fonte de 19.5v 6.5a 120w. . Pois é um notebook de alto desempenho.. mas seria uma opção legal pra usar no trailer.. e pra carregadores de cell ou cameras… muito legal. Estou acompanhando Enviado de meu Galaxy S6

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • O tópico ‘Regulador de tensão LTC3780’ está fechado para novas respostas.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: