Restaurando Turiscar Rubi 77 do zero.
- Este tópico contém 265 respostas, 36 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 11 meses atrás por AlexJoinville.
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18 de setembro de 2016 às 11:29 #92831Ronald AtauloParticipante
Alex, você tocou num ponto interessante. O rodado com dois eixos proporciona um grande conforto no reboque mas realmente dificulta um pouco a manobra dele solto. O meu pai tinha um Apolo Trailer Young com 3,6 metros e dois eixos, a dificuldade para mexer nele manualmente era bem grande. Esta semana empurramos e viramos o Brilhante em nosso estacionamento e vimos o quanto é mais fácil.
O meu Diamante não tenho muita pretensão de fazer isso pois ele é grande, pesado e tem dois eixos, quase que impossível manobrá-lo sem o carro… mas não troco ele por nada….kkkkkk
Quanto as pessoas que comentam ter o sonho de ingressar neste mundo, realmente são inúmeras, e sempre respondo que se é sonho mesmo tem que ser realizado imediatamente, não existe muitos pontos de restrição, um equipamento menor custa um preço não proibitivo e o próprio carro de uso diário pode rebocá-lo…… acho que é por isso que percebo o caravanismo aumentando de forma intensa, justamente por não ser algo de outro mundo e extremamente bacana de fazer….
Mais uma vez parabéns pelo seu trailer!!
18 de setembro de 2016 às 13:56 #92833nazafksParticipanteAlex, teria que experimentar fazer pra ver se da certo, mas eu tava imaginando colocar fita crep a uns 3mm do canto nas duas faces e aplicar silicone branco na junçao deixando o canto redondo. So penso que talvez com as vibraçoes da madeira, talvez o silicone racharia ou descolaria. Outra ideia seria colar algum tipo de cordinha no estilo daqueles acabamentos de rodape com cordas. Eu acho que o meu trabalho chato aqui deve-se a eu ter comprado um debrum muito pequeno e molengo ao inves de outro maior e mais firme que tinha disponivel.
19 de setembro de 2016 às 08:07 #92835Carlos FanaraParticipante[quote quote=92833]Alex, teria que experimentar fazer pra ver se da certo, mas eu tava imaginando colocar fita crep a uns 3mm do canto nas duas faces e aplicar silicone branco na junçao deixando o canto redondo. So penso que talvez com as vibraçoes da madeira, talvez o silicone racharia ou descolaria. Outra ideia seria colar algum tipo de cordinha no estilo daqueles acabamentos de rodape com cordas. Eu acho que o meu trabalho chato aqui deve-se a eu ter comprado um debrum muito pequeno e molengo ao inves de outro maior e mais firme que tinha disponivel.
Bom dia,
Eu usei uma moldura de cedro envernizada de 1/4 de circunferencia e 0,5 cm de raio fixando com parafusos pequenos, achei bem legalAbç carlos Fanara
[/quote]
19 de setembro de 2016 às 13:58 #92855AlexJoinvilleParticipanteSão boas ideias, o silicone é interessante mas eu e o silicone não nos damos muito bem, sempre que mexo faço alguma lambança, a cordinha seria como o espaguete que mencionei mas com outro material que com certeza é bem mais fácil encontrar. No caso da madeira que você falou Carlos seria como colocar baguete nas janelas de madeira né, é colocado o vidro e por fora vai um filete de madeira dando o acabamento da janela, na minha cidade chamam essa madeirinha de baguete.
Vou deixar mais pro final, depois que tiver tudo pronto, aí sim vou fazer esse acabamento, quero colocar ele pra rodar logo logo..19 de setembro de 2016 às 18:29 #92860AlexJoinvilleParticipanteGalera preciso de ajuda agora com a suspensão, entrei debaixo do trailer e vi que está muito baixo, procurei algum sobre o assunto e encontrei esse post https://macamp.com.br/forum/topico/suspensao-turiscar-eldorado/ que trata do mesmo problema.
O que acontece é que o amortecedor está a apenas 1 cm de chegar ao fim do seu curso, penso que em qualquer obstáculo, por menor que seja ele vai bater no fim, e vai acabar arrebentando os amortecedores.
No post acima o pessoal relatou que parece normal esse curso curto, mas não consigo imaginar essa suspensão trabalhando corretamente dessa forma.
A mola de torção tem as extremidades quadradas, o que impede fazer um ajuste na tensão dessa mola, cada ajuste terá que ser de 1/4 de volta, diferentemente do sistema da roda traseira do fusca por exemplo que tem a mola estriada com vários dentes permitindo um ajuste mais fino.
Como meu trailer chegou todo detonado não sei se isso está certo ou errado, preciso muito saber de quem tem trailer com 2 eixos se essa suspensão é assim mesmo, e se for, temo que os amortecedores não vão resistir por muito tempo.
Olhem as fotos…21 de setembro de 2016 às 13:52 #92868Capt.A330ParticipanteBuenas Alex!
Ontem estive visitando o Guanaquito, e na inspeção de rotina que estava fazendo, me trouxe a lembrança do teu pedido; peguei o celular e tirei esta foto do amortecedor do Diamante, para ver se te ajuda em alguma coisa:
Podes notar que a distensão do amortecer é outra, e posso afirmar que trabalha muito bem assim.
Abraços!Dardo.
21 de setembro de 2016 às 14:44 #92869AlexJoinvilleParticipanteGrande Dardo.
Essa imagem confirma 2 conclusões que cheguei analisando a suspensão ontem a noite, fiquei deitado debaixo dele refletindo a respeito.
A primeira é que a posição do eixo do meu trailer está um pouco mais baixa do que o seu, pela foto comparei com outras que tenho de quando o trailer estava somente no chassi e como estava sem peso algum sobre o eixo ele ficava exatamente como está na sua foto. Isso me leva a crer que as molas estão um pouco cansadas, mas isso reflete em apenas uns 3 cm mais baixo agora que ele está com peso em cima.
A segunda conclusão é que esse amortecedor não é ideal para esse eixo, o curso deveria ser menor. Quando desmontei eu levei o amortecedor velho na auto peças procurando outro com mesmo curso e foi o que comprei, mas acho que os amortecedores que estavam nele já não eram originais, o que me levou a comprar outros 4 incorretos.
O que penso em fazer é deixar a suspensão como está e somente alterar a fixação do amortecedor para lhe dar mais curso, deixar ele em uma posição que fique em meio curso, assim quando a suspensão trabalhar ele pode movimentar tanto fechando como abrindo sem chegar no fim do seu curso.
Vou te pedir mais uma coisa Dardo, se puderes medir a altura do chão até a longarina do chassi e a altura total do chão até o teto do seu trailer para eu comparar com o meu.
Encontrei uma publicação no Macamp com as especificações do Rubi e lá diz que deveria ter 2,54 metros de altura, o meu não chega a 2,40 metros.
Obrigado pela ajuda..21 de setembro de 2016 às 16:56 #92870Capt.A330ParticipanteAlex, vou aproveitar que tirei fotos dos 4 amortecedores, para ver se algum detalhe te é mais útil:
Você está com muita pressa? Se não estiver, eu iria na próxima Segunda ou Terça no Guanacodromo, más se estás já fazendo isto, posso ir amanhã; aguardo tua resposta.
Obs.; não liga para a poeira do Guanaquito, pois eu sigo à risca aquela velha máxima que vi escrita num carro muito empoeirado na patagônia: “No lo lavo, porque amo mi tierra”… (não o lavo, porque amo minha terra)Abraços!
Dardo.
21 de setembro de 2016 às 18:13 #92871AlexJoinvilleParticipanteHehehehe, boa desculpa essa hein…
Não tenho pressa não, tenho milhares de outras coisas pra me entreter, posso deixar essa parte pro final, pra daqui uns 30 dias no mínimo.
Notei que a peça que prende a mola ao o cubo, essa que tem a ponta do eixo, no seu trailer a parte de cima dessa peça está mais pra baixo em relação ao chassi, um ângulo pequeno, acho que menos de 20 graus e na minha suspensão essa peça está paralela ao chassi, o que mostra que as molas realmente estão cansadas.
O mínimo giro nessa peça faz com que o outro lado que prende no amortecedor se desloque uns 2 ou 3 cm no sentido do amortecedor, encolhendo ou esticando ele. Como a mola do meu não tem força suficiente para forçar a estrutura toda mais pra cima, ele fica no fim do curso do amortecedor, ou seja, eu tenho um trailer rebaixado, acho que vou comprar um kit de amortecedores esportivos pra ele..22 de setembro de 2016 às 09:03 #92878AlexJoinvilleParticipanteBom dia Dardo, olha só que coisa interessante, lembra que comentei sobre a altura de 2,54 ?
Ontem a noite, no meu terceiro turno, estava fazendo as aberturas para a instalação posteriormente das claraboias. Depois de ter feito os cortes e instalado as molduras de madeira onde serão aparafusadas as claraboias, coloquei uma delas sobre a abertura para conferir o encaixe, nesse momento acabei encontrando a diferença de altura do meu trailer, eu medi ele do chão ao teto, mas não considerei a altura excedente das claraboias.
Sendo assim, você não precisa medir seu trailer para eu comparar com o meu, a altura total dele agora subiu para 250 metros, acredito que esses 4 cm que faltam é da mola cansada e os pneus que estão um pouco vazios.
Dá uma olhada nas fotos aí das claraboias, ta ficando interessante… -
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