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S.O.S. Trailer/Motorhome

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
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  • #93081
    Fred041
    Participante

    Companheiros.
    Outrora solicitei ajuda de vocês para compra de um Motor Home e fui muito bem atendido. Comprei um motor Home e fiquei com ele muito pouco tempo por problemas na documentação: tentei tudo que pude para transferi-lo para o meu nome e não consegui – inconsistência entre a base de dados de SP e a do Renavam com relação a descrição da carroceria. Pois bem, após a difícil tarefa de convencer a esposa a aceitar a ideia de viajarmos novamente, estou avaliando se de MH ou Trailer.(UMA DE MINHAS DÚVIDAS) Quanto ao MH acho que já adquiri uma experiência razoável, porá quanto ao Trailer estou na estaca zero. Que marca, que tamanho (A PRINCIPIO SEREI EU E MINHA ESPOSA mas haverá ocasiões que poderei ter alguém mais) cuidados a ser observado na escolha, e, principalmente, que veículo utilizar como rebocador.
    Quanto mais pesquiso a respeito do rebocador, com mais dúvidas fico, pois encontrei uma grande controvérsia.Se alguém puder perder um tempinho me auxiliando com suas experiências, ficarei eternamente grato. Abraços

    #93084
    Edintruder
    Participante

    Fred, ainda sou novo nesse meio também, mas te passo algumas dicas que aprendi por aqui.

    Rebocador: Preferencialmente picapes turbo diesel. Pelo maior torque, capacidade de tração e peso, as picapes ou SUVs a diesel levam grande vantagem nesse aspecto. Mas nada impede de usar um carro a gasolina, porém desde a preparação de engate até o desempenho durante os deslocamentos serão mais trabalhosos. Tudo dependerá ainda do tamanho do trailer.

    Quanto ao trailer não poderei opinar muito, mas procura sempre pelos modelos com melhor estado de conservação.

    Eu pessoalmente sou apaixonado pelos Diamantes de 7 metros, porém para duas pessoas um brilhante de 4,5 metros se torna muito mais versátil.

    #93092
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Fred!
    Concordo plenamente com Edin, e uma camionete turbo diesel seria a melhor opção na equação peso-potencia.
    Claro que se o teu futuro Trailer não for muito pesado, pode muito bem rebocar com um carro a gasolina; se for esta a escolha, a “palavrinha mágica” é torque!
    Então, se for tua escolha um veiculo de ciclo Otto, o ideal é você procurar saber qual é o torque do mesmo, e ainda considerando que os motores alimentados com álcool, rendem ainda mais um pouco de torque, quando comparados com o mesmo motor alimentado por gasolina.
    De fato, enquanto rodar por uma estrada plaina, ao atingir tua velocidade de cruzeiro, não vais notar praticamente nada de diferença, más na subidas longas, a falta de torque vai te obrigar a muitas mudanças de marcha, e principalmente, exercitar tua paciência…eu vejo nas minhas viagens, que vou “cruzeriando tranquilito nomás” a 80 km/h, geralmente vel. máxima permitida, e os camiões (que por lei deveriam também andar a 80km/h), me ultrapassam como se eu estivesse parado, más na primeira subida longa, a Frontier rosna alto, e continuo subindo a 80, enquanto os brutos ficam perdendo o fôlego e a velocidade…e esto nos remete a outro detalhe, já abordado por Edin também, que é o peso; lembra que o rebocador deve ser sempre mais pesado que o rebocado, ou ao menos, equivalente, para manter a estabilidade e o freado sob controle.
    Obviamente, tudo passa pelo orçamento disponível, pois se não tiver o problema do vil metal, compra uma RAM 2500, que terás torque e peso para rebocar até 7.750 kg, porém geralmente, não existe necessidade para tanto; veja o caso de diversos integrantes do Fórum que rebocam com carros, e vão muito bem, obrigado! (Na Europa, e aqui do lado, na Argentina, os maiores, em número, de rebocadores de Trailers, são carros e não camionetas)
    Então, tendo em mente o peso e tamanho do Trailer que pensas comprar, adequar o veiculo trator passará indefectivelmente por estas variáveis, peso e torque.
    Quanto ao Trailer, voltando ao detalhe do orçamento, temos diversos fabricantes no Brasil que vendem Trailers “0km”, e sobre os usados, também temos uma variedade considerável de tamanhos, repartidos em aproximadamente media duzia de fabricantes; um detalhe importante para agradar tua esposa, é tentar conseguir um Trailer que tenha box separado, pois por experiencia própria, este é um detalhe muito apreciado pelas nossas Ladies.
    Um eixo ou dois? Depende muito das distancias que vais cobrir; para mim, nas longas viagens, os dois eixos é mais um item de segurança, especialmente a muitos km da oficina mais próxima; o de um eixo, paga menos pedágio e é mais leve de manobrar, e por aí vai…se procurar nos arquivos do MaCamp, vais ver que esto já foi conversado e considerado.
    Qualquer coisa, estamos aqui para tentar ajudar; grande abraço!

    Dardo.

    #93115
    Fred041
    Participante

    Frederico

    Edintruder e CaptA330.

    Agradeço muito a ajuda, que certamente me guiará em minhas futuras decisões.
    Tenho procurado mais informações neste Forum, mas ainda estou tropeçando muito para entendê-lo.
    Estou voando ao invés de navegar. Com mais um pouco de tempo, chegarei lá.
    Por enquanto um grande abraço e muito obrigado.
    Frederico

    #93116
    Fred041
    Participante

    Mais um tropeço, a imagem saiu no lugar errado.

    #93117
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Frederico!
    Para te ajudar:

    Sobre Trailers:

    Trailers

    Turiscar Brilhante SL 478 1981 – História, grandes reformas, reparos, melhorias etc

    Sobre rebocadores:

    Veículo rebocador

    Carros e Utilitários

    Abraços.

    Dardo.

    #93122
    Edintruder
    Participante

    Fred, qual é o teu carro atual de uso diário?

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