Safari com motor ap x motor 1600 ar
- Este tópico contém 29 respostas, 10 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 8 meses atrás por Odair Teixeira.
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19 de abril de 2015 às 21:01 #45892jeffvasquesParticipante
Amigos, to namorando uma safari pra comprar e ela tem motor ap golf… parece bonita e bem cuidada… fico soh receoso se o motor ap é de manutenção muito cara… o que acham? Abraços, jeff
19 de abril de 2015 às 21:32 #58754EdintruderParticipanteJeff, o motor AP é um dos melhores motores produzidos na década de 70 e 80. Ele é tão bom que influencia motores VW até hoje. Se olhar o motor da Amarok, verás que é um motor similar” a um AP, porém não se trata mais de um AP, mas uma base AP com muitas melhorias. O AP de fato teve muitas versões. Eu já tive um Santana 1.8Mi, que vendi com 325.000km e baixava apenas 1 litro a cada troca de óleo. O meu irmão teve um Santana igual, a minha irmã 1 e meu pai teve 2. O meu sogro teve uma Royale 2.0. Nenhum desses carros apresentou nenhum tipo de problemas. Sobre o motor dessa Kombi, pesquisa se o motor é de um Golf Alemão, Brasileiro ou Mexicano. Os primeiros 95, GLX eram alemães, GL eram mexicanos e a partir de 99 brasileiros. Os 2.0 alemães é que tem manutenção mais cara, já motores brasileiros ou mexicanos são baratos de manutenção. Outro detalhe, o motor é bom, mas o que costuma dar problemas nesse casamento é a caixa, portanto, seja gentil nas arrancadas, pois não é difícil quebrar a 1a ou 2a marchas com o AP. O ideal é usar a caixa das Kombi modernas 1.4 que tem material mais resistente que as caixas antigas. Por isso, veja se a caixa é original ou se já foi trocada por uma moderna. Fora esse cuidado na condução, irás subir serras junto com os carros sem perder muita velocidade, poderás manter 80, 90km/h sem dificuldades com vento contra e a tua média de consumo será bem similar a uma Safari com o 1.6.
20 de abril de 2015 às 16:12 #58777Odair TeixeiraParticipanteVeja se é VW AP mesmo. Tem muita gente que chama o motor EA 111 de AP. O EA 111 teve muitos problemas, geralmente associados a deficiencia no sistema de lubrificação. Depois de uma ação do Min. Publico, a VW assumiu o erro (mais uma vez). Alem do mais, o EA 111 equipou o Golf 1.6, que alguns proprietarios relatavam ruidos de biela batendo, mas na maioria das vezes eram os tuchos.. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
20 de abril de 2015 às 16:31 #58778jeffvasquesParticipanteOdair e Edintruder, muito muito obrigado pelas informações! Vou ver a safari hoje e vou verificar tudo isso que mencionaram! Muito útil, obrigado!
20 de abril de 2015 às 16:53 #58783Marcos PivariMestreUma vez ouvi falar que motores refrigerados a agua na Safari eram ruim por causa da distância que percorre a água desde o motor até o (novo) radiador que tem que ser instalado na frente….. Não entendo nada sobre isso. Abordei só para tornar o tópico mais completo e aprender mais com os amigos……
20 de abril de 2015 às 19:45 #58714EdintruderParticipanteMarcão, isso é real. As Kombi a diesel sofreram muito com isso. Nas 1.4 já superaqueci somente por nível de água baixo. Mas eu andava quase sempre com o pé no fundo, e quando superaqueceu eu estava a 140km/h com a injeção cortando há alguns kilômetros. Acendeu a luz da água e logo apagou quando reduzi a velocidade. Foi o tempo da água ir até o radiador, ser resfriada e retornar mais fria logo que cessou a carga térmica do “pé no fundo”. A distância de tubulação é realmente bem grande. Pelo menos 8 metros de canos e mangueiras… Nesse motor 1.4 que gera menos calor que os 1.6 diesel, o problema não é algo critico, porém nesse caso da Safari, se tiver com um motor 2.0 ou 1.8, a carga térmica será algo bem considerável. O radiador ao lado do motor funciona somente com defletor de ar. Nesse caso, um marcador de temperatura do motor é um instrumento que faz muita falta.
20 de abril de 2015 às 23:09 #58765jeffvasquesParticipanteAmigos, fui olhar a safari hoje conforme disse… o atual dono (que tem ela a 1 ano e meio) nao soube dizer qual motor ap é… se 1.8 2.0 se do alemao/mexicano… enfim, vou precisar levar um mecanico lah pra ver… o radiador fica junto ao motor, mas o que me assustou eh que embaixo da safari tem uma placa enorme (defletor) pra jogar o vento pro motor… fiquei preocupado ateh se ela nao se choca com o chao em terrenos mais acidentados… fiquei um tanto preocupado da necessidade desse defletor enorme pra esfriar o motor ap… soma-se a isso o fato de no fundo da safari por dentro tem uma pequena mancha preta num canto que parece de fogo, dando a entender que já pode ter havido algum incendio no motor (talvez por superaquecimento)… o atual dono disse que nao sentiu problemas com ela ateh agora… o motor soa bonito realmente… mas fiquei preocupado… fora isso ela ta muito bonita por dentro e precisando de leves reparos por fora… estou mandando uma foto do motor, vai que alguem olhando consegue identificar… abracao!
20 de abril de 2015 às 23:24 #58766Marcos PivariMestreMas tem radiador, ne?. Bom. O que posso dizer é que já vi muitas safáris com motor dito 2.0 ” de Santana”.
21 de abril de 2015 às 00:42 #58767Rodrigo RibeiroParticipanteO motorhome Invel do Tom (Transformes), tem motor de Santana 2.0
21 de abril de 2015 às 01:24 #58768EdintruderParticipanteSe for do Santana eu acho que seria muito melhor por ter mais disponibilidade de peças. Jeff, estás no caminho certo, não fecha o negócio antes de passar por uma avaliação criteriosa de um mecânico, pois adaptações podem apresentar algumas surpresas bem desagradáveis se foram mal feitas. A maior parte das peças para essa adaptação se compra pronto no mercado de auto peças, porém esse caso do arrefecimento é bem delicado… O motor AP trabalha mais quente que outros motores. Por exemplo, a linha Peugeot e C3 1.4 e a linha CHT trabalham com 70°c, e a linha AP de 90 a 103°c. Se tiveres dúvidas ou inseguranças é melhor não fechar o negócio do que se arrepender em acostamentos esperando o motor esfriar…
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