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Safari com motor ap x motor 1600 ar

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  • #45892
    jeffvasques
    Participante

    Amigos, to namorando uma safari pra comprar e ela tem motor ap golf… parece bonita e bem cuidada… fico soh receoso se o motor ap é de manutenção muito cara… o que acham? Abraços, jeff

    #58754
    Edintruder
    Participante

    Jeff, o motor AP é um dos melhores motores produzidos na década de 70 e 80. Ele é tão bom que influencia motores VW até hoje. Se olhar o motor da Amarok, verás que é um motor similar” a um AP, porém não se trata mais de um AP, mas uma base AP com muitas melhorias. O AP de fato teve muitas versões. Eu já tive um Santana 1.8Mi, que vendi com 325.000km e baixava apenas 1 litro a cada troca de óleo. O meu irmão teve um Santana igual, a minha irmã 1 e meu pai teve 2. O meu sogro teve uma Royale 2.0. Nenhum desses carros apresentou nenhum tipo de problemas. Sobre o motor dessa Kombi, pesquisa se o motor é de um Golf Alemão, Brasileiro ou Mexicano. Os primeiros 95, GLX eram alemães, GL eram mexicanos e a partir de 99 brasileiros. Os 2.0 alemães é que tem manutenção mais cara, já motores brasileiros ou mexicanos são baratos de manutenção. Outro detalhe, o motor é bom, mas o que costuma dar problemas nesse casamento é a caixa, portanto, seja gentil nas arrancadas, pois não é difícil quebrar a 1a ou 2a marchas com o AP. O ideal é usar a caixa das Kombi modernas 1.4 que tem material mais resistente que as caixas antigas. Por isso, veja se a caixa é original ou se já foi trocada por uma moderna. Fora esse cuidado na condução, irás subir serras junto com os carros sem perder muita velocidade, poderás manter 80, 90km/h sem dificuldades com vento contra e a tua média de consumo será bem similar a uma Safari com o 1.6.

    #58777
    Odair Teixeira
    Participante

    Veja se é VW AP mesmo. Tem muita gente que chama o motor EA 111 de AP. O EA 111 teve muitos problemas, geralmente associados a deficiencia no sistema de lubrificação. Depois de uma ação do Min. Publico, a VW assumiu o erro (mais uma vez). Alem do mais, o EA 111 equipou o Golf 1.6, que alguns proprietarios relatavam ruidos de biela batendo, mas na maioria das vezes eram os tuchos.. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

    #58778
    jeffvasques
    Participante

    Odair e Edintruder, muito muito obrigado pelas informações! Vou ver a safari hoje e vou verificar tudo isso que mencionaram! Muito útil, obrigado! ;)

    #58783

    Uma vez ouvi falar que motores refrigerados a agua na Safari eram ruim por causa da distância que percorre a água desde o motor até o (novo) radiador que tem que ser instalado na frente….. Não entendo nada sobre isso. Abordei só para tornar o tópico mais completo e aprender mais com os amigos……

    #58714
    Edintruder
    Participante

    Marcão, isso é real. As Kombi a diesel sofreram muito com isso. Nas 1.4 já superaqueci somente por nível de água baixo. Mas eu andava quase sempre com o pé no fundo, e quando superaqueceu eu estava a 140km/h com a injeção cortando há alguns kilômetros. Acendeu a luz da água e logo apagou quando reduzi a velocidade. Foi o tempo da água ir até o radiador, ser resfriada e retornar mais fria logo que cessou a carga térmica do “pé no fundo”. A distância de tubulação é realmente bem grande. Pelo menos 8 metros de canos e mangueiras… Nesse motor 1.4 que gera menos calor que os 1.6 diesel, o problema não é algo critico, porém nesse caso da Safari, se tiver com um motor 2.0 ou 1.8, a carga térmica será algo bem considerável. O radiador ao lado do motor funciona somente com defletor de ar. Nesse caso, um marcador de temperatura do motor é um instrumento que faz muita falta.

    #58765
    jeffvasques
    Participante

    Amigos, fui olhar a safari hoje conforme disse… o atual dono (que tem ela a 1 ano e meio) nao soube dizer qual motor ap é… se 1.8 2.0 se do alemao/mexicano… enfim, vou precisar levar um mecanico lah pra ver… o radiador fica junto ao motor, mas o que me assustou eh que embaixo da safari tem uma placa enorme (defletor) pra jogar o vento pro motor… fiquei preocupado ateh se ela nao se choca com o chao em terrenos mais acidentados… fiquei um tanto preocupado da necessidade desse defletor enorme pra esfriar o motor ap… soma-se a isso o fato de no fundo da safari por dentro tem uma pequena mancha preta num canto que parece de fogo, dando a entender que já pode ter havido algum incendio no motor (talvez por superaquecimento)… o atual dono disse que nao sentiu problemas com ela ateh agora… o motor soa bonito realmente… mas fiquei preocupado… fora isso ela ta muito bonita por dentro e precisando de leves reparos por fora… estou mandando uma foto do motor, vai que alguem olhando consegue identificar… abracao!

    #58766

    Mas tem radiador, ne?. Bom. O que posso dizer é que já vi muitas safáris com motor dito 2.0 ” de Santana”.

    #58767
    Rodrigo Ribeiro
    Participante

    O motorhome Invel do Tom (Transformes), tem motor de Santana 2.0

    #58768
    Edintruder
    Participante

    Se for do Santana eu acho que seria muito melhor por ter mais disponibilidade de peças. Jeff, estás no caminho certo, não fecha o negócio antes de passar por uma avaliação criteriosa de um mecânico, pois adaptações podem apresentar algumas surpresas bem desagradáveis se foram mal feitas. A maior parte das peças para essa adaptação se compra pronto no mercado de auto peças, porém esse caso do arrefecimento é bem delicado… O motor AP trabalha mais quente que outros motores. Por exemplo, a linha Peugeot e C3 1.4 e a linha CHT trabalham com 70°c, e a linha AP de 90 a 103°c. Se tiveres dúvidas ou inseguranças é melhor não fechar o negócio do que se arrepender em acostamentos esperando o motor esfriar…

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