Publicidade:

Trailers: Condução e Manutenção

  • Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 14 anos atrás por Anônimo.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45272
    Anônimo
    Inativo

    Pessoal, estou preocupado com os problemas que estão ocorrendo com trailers e, apesar de não ter um destes, estou postando este tópico para alertar e chamar à discussão os procedimentos de condução e manutenção desses equipamentos. Não tenho a menor intenção de criticar quem quer que seja. A minha proposta é pedir a quem tenha experiência no assunto, colocar aqui as técnicas corretas que devam ser aplicadas na direção e conservação dos trailers. Recentemente tivemos 3 ocorrências: com nosso amigo Delfim, que estava rebocando seu trailer em São Cristóvão e ao passar por um desnível ou buraco, teve o trailer danificado. O segundo, há menos de um mês, aconteceu com o Leonardo Lerback, cujo trailer teve um “pêndulo”(sway) ao ultrapassar um veículo na Via Dutra. O terceiro aconteceu perto de Ubatuba e foi presenciado pelo safarista João Manuel. Um trailer Turiscar grande, tombou na pista e ao ser rebocado pela equipe de resgate, foi arrastado e no processo foi se desintegrando na pista. Por enquanto só danos materiais, apesar de desagradáveis, mas o intervalo entre eles está se tornando menor e a gravidade tende a aumentar. Por isso faço a pergunta: o que está ocorrendo? Estamos realmente dirigindo da maneira correta? Estamos negligenciando algum procedimento de conservação? Os trailers no Brasil estão envelhecendo e é uma constatação irrefutável. Pintar, polir e calafetar são serviços de conservação ,é claro. Mas quem já entrou embaixo de um trailer para ver se não existe corrosão ou engraxou os rolamentos. Apesar de não ter motorização, não quer dizer que são livres de defeitos. O sistema inercial de freios está atuando, o óleo de freio está sendo trocado? Óleo de freio é higroscópico, isto quer dizer que absorve água (umidade) e perde a propriedade de incompressibilidade, ficando borrachudo. Imagine puxar um quinta roda num declive sem freio inercial eficiente?Adivinhe quem vai ter que segurar o peso todo? Não tem picape que vá aguentar esse tranco…. Sei que posso ser criticado. Poderá aparecer alguém que diga que faz tudo isso e neste caso eu peço que compartilhe com os outros o seu conhecimento. Isso poderá salvar vidas e patrimônio no futuro. Obrigado

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.