Publicidade:

Trailers-Estacionamento, risco de incêndio.

  • Este tópico contém 13 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 9 meses atrás por Márcia Antônia Costa.
Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 14 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45420
    Capt.A330
    Participante

    Marcos, muito oportuna a matéria que abordaste sobre MH, estacionamento e incêndios; penso que e’ fundamental também para os proprietários de Trailers, estar cientes sobre esta medida de segurança. Na aviação, um dos maiores perigos e’ o fogo a bordo, e por isso, para os Tripulantes, e’ quase uma obsessão o conhecimento de como evitar e combater incendios; a diferença a favor dos Trailers, comparando com os MH, e’ que pelo fato de nossos rebocadores estarem sempre de prontidão na saída, para ir nos mercados, passear, etc., resulta mais fácil ter o carro pronto para uma saída de emergência, para salvar vidas, das nossas familias e dos outros, primeiro e absoluto como prioridade; claro que nossa segunda opção, será tentar salvar nosso Trailer, e para isso, e’ fundamental o jeito de estacionarmos os mesmos quando da nossa chegada nos campings, preservando uma separação mínima que permita uma rota de fuga, em especial quando o camping em datas festivas, esteja lotado de Trailers , MH e barracas. Uma das primeiras coisas que comprei para “El Guanaco”, foi um extintor multi-propósito, que serve contra incêndios de madeira, combustíveis e eléctricos, e fica dentro do Diamante, bem a mão, não só como exigência legal, e sim, como elemento primário de segurança. Penso que conhecer nossos sistemas eléctricos e de gás a bordo do Trailer, e’ fundamental, assim como ensinar a todos os ocupantes ao respeito, inclusive o combate ao fogo; agora, acho muito importante dar uma pesquisada nas facilidades do camping, quanto ao sistema eléctrico do local, assim como a posição do Administrador, quanto a instalação de extintores no camping, rotas de fuga, etc., e principalmente, descobrir a importância que o mesmo faz ao respeito da prevenção e combate de incêndios. Sei que serei “chato” no camping, mas se eu abordar de maneira tranquila e objetiva, talvez até logre conscientizar os administradores menos focados no tema; obvio que deve ter Administradores muito preocupados com isto, e não só preocupados com lucros (os campistas antigos do Fórum com certeza sabem quem e’ quem ao respeito). Deixo aberto aos comentários, com ensinança e dicas de todos os que sabem que segurança não e’ opção, e sim, prioridade absoluta. Abraços e bom fim de semana!

    #47237
    Odair Teixeira
    Participante

    Captain Eu instalei um extintor classe ABC dentro da tulha dianteria ( na caixa de gás), mas depois de instalado, penso não ser o lugar mais adequado.

    Caso haja incendio na caixa de gás, nao conseguiria tirar ele de lá. Acho que vou instalar do lado de dentro bem na altura da porta com o movel. O acesso é fácil e não atrapalha.

    #47238
    Capt.A330
    Participante

    Odiar, boa noite; realmente, você esta’ certo, dentro do Imperial, perto da porta, penso que e’ o lugar ideal, de fácil acesso e rápido, tanto por dentro ou por fora do Trailer; além disso, temos o extintor da pick-up bem a mão caso necessário para um eventual fogo na tulha. Isto, da prevenção, e’ como o seguro do carro; tomara que passemos uma vida pagando “a toa”, mas se precisarmos, esta’ lá. Sem paranóia, porém com consciência, a segurança nos protege na medida que praticamos ela. Abraços!

    #47297
    Capt.A330
    Participante

    Odair, buenas; eu queria colocar o extintor (A,B,C) logo acima da porta de entrada do “Guanaco”, mas minha esposa cismou que …”não sei, não fica legal, não achei bonito assim, fere meu sentido de estética, bla, bla, bla…” Tentei argumentar, mas quanto mais explicava, mais a “Alemoa” se fechou na sua tésis… e bom, bati forte meus calcanhares, estiquei meu braço direito e bradei”…Jawohl, mein Oberst!”, e a discussão foi encerrada. Como podes ver, a última palavra em casa é sempre minha! (Estou pensando seriamente em comprar um cachorro, para ao menos ter assim alguém debaixo de mim na escala de mando, mas penso que em 3 meses, nem o cachorro vai me dar bola, então…deixa pra lá!) Falando serio agora, coloquei ele perto da porta de entrada, dentro do estante, e todos a bordo sabemos a localização para uma eventual emergência.(vide foto anexa.) Abraços!

    #47298
    Odair Teixeira
    Participante

    Kein Problem Captain O lugar ficou excelente. Vou copiar a idéia . Quanto a possuir um ” hund”, eu adotei um que é mimado pelas Frauen la de casa. Definitivamente não me obedece. Sds Odair

    #47520
    Carlo Pecca
    Participante

    Oi pessoal Aproveitei a ideia de vcs e também coloquei o extintor ao lado da porta de entrada do trailer. [attachment=257]

    #47524
    Capt.A330
    Participante

    Muito bom Carlo, ficou lindo; o que realmente interessa e’ que seja fácil de alcançar numa emergência, e que todos a bordo saibam da ubicação e principalmente, como utilizar. Embora no carro temos um também, segurança nunca e’ demais, e alem disso, se o extintor de teu carro estiver vencido, e você só’ perceber numa “Blitz”, o ext. do Trailer pode te salvar da multa, ate’ você comprar o novo. Abraço!

    #47527
    Carlo Pecca
    Participante

    è bem lembrado, afinal são tantos os itens para uma viagem que normalmente esqueça-mos de verificar a data de validade do extintor. Mais uma vez, obrigado!

    #49663
    leandrovaranda
    Participante

    Ressuscitando o tópico. Hoje estava esperando para realizar um serviço na oficina e, conversando com o dono, começamos a falar de multas e também sobre carretinhas. Ele me contou uma coisa que na hora lembrei desse tópico. Ele estava numa rodovia aqui perto e o guarda parou ele, olhou documentos, luzes, setas, documento de viagem do cavalo que ele levava e estava tudo OK, ai o guarda pediu para ver o extintor, a data de validade estava OK, mas o guarda multou mesmo assim dizendo que quando se traciona um veículo deve-se levar um extintor de no mínimo 2Kg. Ele disse que pesquisou e realmente há uma resolução do contran que diz isso. Então fiquem atentos com relação a isso para evitar aborrecimentos. Geralmente o que vem na caminhonete é menor.

    #49664
    Matheus S
    Participante

    Leandro,acho que neste caso houve um erro na interpretação da resolução (isso se minha interpretação não estiver errada). Das resoluções do CONTRAN acredito que a resolução 157 de 22 de abril de 2004 seja a resolução que traria esta especificação e nela diz a seguinte informação: “I. automóvel, camioneta, caminhonete, e caminhão com capacidade de carga útil até seis toneladas: um extintor de incêndio, com carga de pó químico seco ou de gás carbônico, de um quilograma; II. caminhão, reboque e semi-reboque com capacidade de carga útil superior a seis toneladas: um extintor de incêndio, com carga de pó químico seco ou de gás carbônico, de dois quilogramas;” Neste caso acredito que o reboque em questão não tinha mais de seis toneladas, então vale como aprendizado para não passarmos pelo mesmo transtorno que ele passou, valeu pela dica! Para quem quiser ler envio a resolução em anexo.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 14 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.