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Usar Nobreak como inversor

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  • #63543
    GustavoN
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    Buenas Naza, Está meio tarde aqui então vou só abrir o bate papo. Pelo preço que estão esses no breaks eu com certeza compraria.. independente de usá-los para esse fim ou não. Talvez os 700W sejam suficientes para o fim que queres, ainda que meio no limite. Mas para dizer ao certo, sabes a potência nominal dos equipamentos que mencionasses? Quanto a carga das baterias, é possível, mas eu nunca brinquei com esse tipo se circuito. Podemos explorar juntos se quiseres. Porém, esse circuito que foi indicado com certeza não está correto. Note que o mesmo cabo diz 12V de um lado e 24V do outro. Abraço, Gustavo

    #63587
    nazafks
    Participante

    Ola Gustavo, to feliz com sua participacao no topico, pois por alguns comentarios tecnicos seus que ja li, pude perceber que vc “manja dos transistor” rsrs. Esse esqueminha fui eu mesmo que desenhei, porem tb acho que pra fazer carregar 2 baterias em paralelo e ao mesmo tempo associa-las em serie para tirar 24v delas, sejam necessarios alguns componentes a mais. Aceito sim e fico muito grato com a sua boa vontade em ajudar, e acho ate bem interessante o assunto, pois estes nobreaks usados e com baterias ruins, encontra-se com facilidade nos classificados e com valores muito bons. Pena que a maioria sao de 1000 ou 1500va e nem todos sao senoidal pura. Se vc puder dar uma olhada neste video https://www.youtube.com/watch?v=hLjD18T9S9s, onde o cara ensina a montar um inversor de onda senoidal pura e comentar o que acha de desenvolver-mos alguma coisa na casa dos 5000va para nossos trailers… E como andam os testes com os teus equipamentos eletricos? Abraco, Nazareno

    #63591
    GustavoN
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    Bom dia Nazareno, Vamos ver a questão em mais detalhe então. Fica mais fácil entender o problema se simplificarmos esse circuito um pouco. Por exemplo, um circuito simples para carregar apenas uma das duas baterias ficaria parecido com isso: [attachment=7144] Embora seja tecnicamente possível fazer isso que queres, eu não aconselharia fazer isso dessa forma. Quanto a montar um inversor, acho a idéia legal, mas só vale a pena entrar nessa se for por diversão, aprendizado, ou negócio, e eu não me enquadraria em nenhuma das três categorias no momento. Conseguir as peças certas no Brasil não é barato nem fácil.. por vezes espero até 6 meses para componentes chegarem, e as vezes não chegam. Montar um inversor também é uma grande responsabilidade.. a tensão que se trabalha causa fogo ou destroi o que está conectado com facilidade, e equipamentos comerciais minimamente adequados tem diversos modos redundantes de proteção, como curto circuito, temperatura excessíva, carga excessiva, tensão mínima e máxima, etc. Tudo isso tem que ser implementado, o que pesa bastante pra brincadeira perder a graça. Quanto aos testes com os nossos equipamentos, tudo instalado e funcionando bem. Assim que pegarmos ele e eu tiver a oportunidade de passar algum tempo observando, vou fazer alguns testes mais realistas de consumo do trailer e produção de energia das placas.

    #63592
    GustavoN
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    Bom dia Nazareno, Vamos ver a questão em mais detalhe então. Fica mais fácil entender o problema se simplificarmos esse circuito um pouco. Por exemplo, um circuito simples para carregar apenas uma das duas baterias ficaria parecido com isso: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=7145[/img] Embora seja tecnicamente possível fazer isso que queres, eu não aconselharia fazer isso dessa forma. Quanto a montar um inversor, acho a idéia legal, mas só vale a pena entrar nessa se for por diversão, aprendizado, ou negócio, e eu não me enquadraria em nenhuma das três categorias no momento. Conseguir as peças certas no Brasil não é barato nem fácil.. por vezes espero até 6 meses para componentes chegarem, e as vezes não chegam. Montar um inversor também é uma grande responsabilidade.. a tensão que se trabalha causa fogo ou destroi o que está conectado com facilidade, e equipamentos comerciais minimamente adequados tem diversos modos redundantes de proteção, como curto circuito, temperatura excessíva, carga excessiva, tensão mínima e máxima, etc. Tudo isso tem que ser implementado, o que pesa bastante pra brincadeira perder a graça. Quanto aos testes com os nossos equipamentos, tudo instalado e funcionando bem. Assim que pegarmos ele e eu tiver a oportunidade de passar algum tempo observando, vou fazer alguns testes mais realistas de consumo do trailer e produção de energia das placas.

    #63594
    GustavoN
    Bloqueado

    Bom dia Nazareno, Vamos ver a questão em mais detalhe então. Fica mais fácil entender o problema se simplificarmos esse circuito um pouco. Por exemplo, um circuito simples para carregar apenas uma das duas baterias ficaria parecido com isso: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=7149[/img] Claro, isso é só para entendimento, pois seria uma péssima idéia carregar uma bateria independente da outra dessa forma. Ainda assim, parece promissor.. a bateria da direita está carregando. Agora basta conectar a outra bateria para que as duas carreguem juntas. Vamos começar conectando somente o positivo do carregador ao positivo da outra bateria: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=7150[/img] Ops.. baixamos a tensão da rede para 12V pois há somente uma bateria em série com o circuito, e temos dois curtos circuitos! E infelizmente esses curtos não podem se desfazer simplesmente utilizando diodos, porque o caminho que a corrente está percorrendo está correto. O problema todo é causado pela corrente passando onde indicado pela seta rosa.. porém, essa é exatamente a ligação que torna o circuito das baterias serial.. removendo ela temos um circuito paralelo, e a tensão permaneceria nos 12V com indicado. Há uma outra solução para esse problema: pode se utilizar dois carregadores 12V completamente independentes: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=7151[/img] Muita atenção para que os carregadores não sejam aterrados, do contrário se estabelece um curto através da terra em comum de ambos! Embora isso funcione, é uma grande complexidade para nenhum benefício. Os carregadores precisam sempre ser ligados juntos e fornecer cargas semelhantes para que as baterias permaneçam com a mesma tensão. Muito mais fácil, mais barato, e mais confiável utilizar um carregador 24V de verdade. Quanto a idéia de montar um inversor, só vale a pena entrar nessa se for por diversão, aprendizado, ou negócio, e eu não me enquadraria em nenhuma das três categorias no momento. Conseguir as peças certas no Brasil não é barato nem fácil.. por vezes espero até 6 meses para componentes chegarem, e as vezes não chegam. Montar um inversor também é uma grande responsabilidade.. a tensão que se trabalha causa fogo ou destroi o que está conectado com facilidade, e equipamentos comerciais minimamente adequados tem diversos modos redundantes de proteção, como curto circuito, temperatura excessíva, carga excessiva, tensão mínima e máxima, etc. Tudo isso tem que ser implementado, o que pesa bastante pra brincadeira perder a graça. Quanto aos testes com os nossos equipamentos, tudo instalado e funcionando bem. Assim que pegarmos ele e eu tiver a oportunidade de passar algum tempo observando, vou fazer alguns testes mais realistas de consumo do trailer e produção de energia das placas.

    #63595
    GustavoN
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    Bom dia Nazareno, Vamos ver a questão em mais detalhe então. Fica mais fácil entender o problema se simplificarmos esse circuito um pouco. Por exemplo, um circuito simples para carregar apenas uma das duas baterias ficaria parecido com isso: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=7149[/img] Claro, isso é só para entendimento, pois seria uma péssima idéia carregar uma bateria independente da outra dessa forma. Ainda assim, parece promissor.. a bateria da direita está carregando. Agora basta conectar a outra bateria para que as duas carreguem juntas. Vamos começar conectando somente o positivo do carregador ao positivo da outra bateria: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=7150[/img] Ops.. baixamos a tensão da rede para 12V pois há somente uma bateria em série com o circuito, e temos dois curtos circuitos! E infelizmente esses curtos não podem se desfazer simplesmente utilizando diodos, porque o caminho que a corrente está percorrendo está correto. O problema todo é causado pela corrente passando onde indicado pela seta rosa.. porém, essa é exatamente a ligação que torna o circuito das baterias serial.. removendo ela temos um circuito paralelo, e a tensão permaneceria nos 12V com indicado. Há uma outra solução para esse problema: pode se utilizar dois carregadores 12V completamente independentes: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=7151[/img] Muita atenção para que os carregadores não sejam aterrados, do contrário se estabelece um curto através da terra em comum de ambos! Embora isso funcione, é uma grande complexidade para nenhum benefício. Os carregadores precisam sempre ser ligados juntos e fornecer cargas semelhantes para que as baterias permaneçam com a mesma tensão. Muito mais fácil, mais barato, e mais confiável utilizar um carregador 24V de verdade. Quanto a idéia de montar um inversor, só vale a pena entrar nessa se for por diversão, aprendizado, ou negócio, e eu não me enquadraria em nenhuma das três categorias no momento. Conseguir as peças certas no Brasil não é barato nem fácil.. por vezes espero até 6 meses para componentes chegarem, e as vezes não chegam. Montar um inversor também é uma grande responsabilidade.. a tensão que se trabalha causa fogo ou destroi o que está conectado com facilidade, e equipamentos comerciais minimamente adequados tem diversos modos redundantes de proteção, como curto circuito, temperatura excessíva, carga excessiva, tensão mínima e máxima, etc. Isso tudo pesa o suficiente pra brincadeira perder a graça pra mim. Quanto aos testes com os nossos equipamentos, está tudo instalado e funcionando bem. Assim que pegarmos ele e eu tiver a oportunidade de passar algum tempo observando, vou fazer alguns testes mais realistas de consumo do trailer e produção de energia das placas. Grande abraço, Gustavo

    #63606
    nazafks
    Participante

    Boa noite Gustavo, realmente esse negocio de 24v complica o uso do nobreak como inversor, pois queria manter as baterias carregando em viagem atraves do alternador do carro. Mas obrigado pela boa vontade. Abracos, Nazareno

    #63609
    GustavoN
    Bloqueado

    Nazareno, Podes experimentar usar um conversor DC-DC step-up, que converta os 12V do alternador para algo em torno do que seria razoável para carregar as baterias em série. Esse aqui converte de 12V para 26V com até 8A, por exemplo: http://www.aliexpress.com/item/x/32309365916.html O ideal seria uns 26.4V para manter a carga o mais próximo do ideal sem danificar, mas com 26V ainda vai ser muito melhor do que chegar com a bateria descarregada. Se decidires tentar, só não esquece de testar bem antes de confiar nele. Além da tensão de saída (com e sem carga), é bom se certificar que o aquecimento está dentro do esperado ao carregar uma bateria descarregada, utilizar cabeamento próprio para a corrente desejada chegue até o trailer ainda com a tensão correta (bom medir quando carregando uma bateria baixa), e certamente utilizar um fusível o mais próximo da saída do alternador possível para diminuir as chances de fogo. É válido lembrar que com 24V a corrente cai pela metade enquanto mantendo a mesma potência, então se houver a possibilidade, seria melhor converter para 24V mais cedo ao invés de levar 12V até o lado da bateria. Também é bom testar se não há corrente reversa pelo conversor quando o carro está desligado. Se houver, ou se não souber como testar, melhor usar um diodo entre o conversor e a bateria para ter certeza que o conversor não está descarregando a bateria.

    #63737
    nazafks
    Participante

    Ola Gustavo, interessante esse conversor… Sera que eu poderia ligar 2 em paralelo pra chegar aos 16Ah?

    #63738
    GustavoN
    Bloqueado

    Sim, funciona, mas não de forma ideal. Um dos dois vai gerar uma tensão um pouco acima do outro o que faz com que ele se responsabilize por uma parcela maior da corrente, então os dois juntos não vão entregar 16A. Também seria necessário colocar dois diodos, um na saída de cada conversor. Mais fácil e possivelmente até mais barato achar um único conversor mais próximo das especificações que queres.

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