Viagem Curitiba-Araçariguama do “Guanaco”
- Este tópico contém 19 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 10 meses atrás por Odair Teixeira.
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30 de janeiro de 2013 às 17:17 #47617leandrovarandaParticipante
Hoje vi um caminhão usando defletor, ai observei que o modelo que eles usam direciona também o vento lateral, o que seria interessante para você também já que o trailer é mais largo. Quando você diz que fez você quer dizer que elaborou o projeto e foi em uma oficina que molda fibra e mandou fazer ou que fez em casa mesmo? Eu nem sei como faria se tivesse que calcular essas medidas. http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSqHNOBY8HD-_JyXh_1-gCX6r9EaUJdsMnLQH5cWU-nonCIcJO2
31 de janeiro de 2013 às 00:42 #47619Capt.A330ParticipanteBuenas; Odair, fico feliz que estas bem, embora o que Tu querias era continuar de ferias:demais:. Odair, viajei com pouca agua no tanque, pois a viajem era de um dia só, e levei o necessário só para usar o banheiro e agua para as pias, aprox. 30 lts.; usei o max. de libras permitida pelos pneus, para a carga max., que no meu caso é de 65 psi; a vel. media foi de 80 kms./h, com 100 e até 110 kms/h em uma ultrapassagem, e sim, vai mais fotos; abraços! Bem, sobre o “wind deflector”: é um projeto simples, que montei a partir de experiência aeronáutica, com conhecimentos gerais sobre aerodinâmica, e observação de diversos projetos similares, obtidos da internet, em especial de matérias de USA e UK (tem para vender nos sites de campismo desses e outros países), alem da observação de modelos na Argentina, onde são mais populares, em razão dos ventos fortes da Patagonia,e a ampla utilização dos Trailer, quando comparados conosco, em especial com carros menores. A utilização depende do tipo de rebocador, sendo os mais indicados os veículos de teto alongado, como as peruas, monovolumes, furgões, SUV, etc, e nas camionetas, as que tem cúpula ate o limite da carroceria, pois quanto mais perto o aerofólio do Trailer, melhor rendimento aerodinâmico terá. A ideia é simples, resulta em direcionar o fluxo de ar que “corre” sobre o teto, e desviar lo suavemente para cima do teto do Trailer, de maneira tal que o Trailer vai no “vácuo” do rebocador, reduzindo bastante o impacto do ar no Trailer, gerando menor arrasto aerodinâmico, em especial com fortes ventos de proa, e dissipa em parte as correntes de ar semi laterais produzidas pelas passagens de veículos de grande porte que geram turbulência no rebocado. A ter em conta, o aerofólio não debe ultrapassar a largura do teto, para não cometer uma infração penal, e a curvatura que acompanha o formato da cabine, caso esta seja ligeiramente arredondada, serve para direcionar o fluxo de ar em parte para as laterais do Trailer. O angulo debe ser exato para o modelo de carro e Trailer a ser rebocado, para não ser perdida a eficiência; como falei anteriormente, um angulo muito aberto, fara que o fluxo de ar se choque com a fronte de Trailer, e muito fechado, sera um freio aerodinâmico para o rebocador, e também para o Trailer, pois vai gerar turbulência na fronte do mesmo. A medição do angulo de incidência foi fácil; coloquei um taco de madeira no teto da camioneta, e outro exatamente igual no teto do”Guanaquito”,onde termina a curva da parte frontal, e coloquei entre os tacos, uma ripa bem reta, e logo a seguir, medí o angulo formado pelo taco do teto da camionete e a ripa, com um transferidor comum, desses escolares; simples, porem preciso. A seguir, falei com um senhor que faze portões, grades, divisórias metálicas, etc., que embora uma pessoa simples, é muito habilidosa, e que conheço já faz vários anos; o difícil foi ele entender o quê e para quê eu queria isso! Quando eu desenhei e ele viu, ficou muito feliz! Bem, eu fiz com 8 parafusos, em pares, um na frente do outro,e coloquei uma borracha entre a capota e o defletor, e arruelas de borracha, metal e porca do lado de dentro da capota; sobre a capota, eu não me preocupei muito se a força exercida pelo impacto do ar iria rasgar a fibra, pois fibra é barata de se arrumar; sobre o teto do carro, o ideal seria prender o aerofólio a um rack, para não danificar o mesmo. O interessante é que debe ser fácil de colocar e tirar (nos dias que coloquei o defletor antes da viagem, muita gente debe ter coçado de mim, pelo “ridículo” do “cara” que debe pensar que sua camioneta é um Formula 1!) Eu optei por fazer metálico, com chapa fina galvanizada e pintura preta fosca, para abaratar os custos (custo total, 130 R$), já que era (e é!) experimental, mas imagino que pode se fazer de fibra, para quem sabe trabalhar a mesma. Como um “plus”, o aerofólio ajuda a manter a parte superior da frente do Trailer mais limpa, em especial dos insetos que impactam e grudam nela. Eu experimentei o mesmo na estrada, primeiro sem o Trailer, até a vel. de 120 kms/h, para ver se não teria reações adversas, e se manteve firme; não recomendo exceder muito esta vel., para não forçar a base do aerofólio contra o teto. Jairo estava comigo indo até Itú, sem o “Guanaquito”, na Castelo Branco, a 120 kms/h, e ele também não percebeu nenhum comportamento diferente com a camioneta. Repito, é um artificio simples, não esperem o consumo cair 30% ou mais, nem deixar de ter um pendulo a 130 kms/h; porem, ele ajuda, e por pouco que seja, é um projeto “green”, pois reduze a emissão de carbono na medida que reduze o consumo de combustível. Bem, por enquanto é isso; espero ter sido útil, sei que meu projeto é simples, e qualquer colega pode melhorar, e muito, o mesmo, e acho muito bom o fato de tentar aprimorar cada vez mais, pois todos sairemos ganhando, a cada novo melhoramento de eficiência no aerofólio que alguem conseguir. Estou aberto as criticas, ideias, e principalmente, aos conselhos de como melhorar meu artificio; a cont., as fotos; um grande abraço a todos! [hr] A pedidos, outras fotos do passeio.:D:D[hr] Tinha esquecido; a parte frontal do toldo, alem de gerar arrasto, quando chove na estrada, ajunta agua na parte frontal, e se não for aberto para secar, vai umedecer e manchar.:desconfiado: Eu cortei um cano de alumínio fino, deses que se usam para saída de calor do aquecedor de passagem, entre outros, o corte no meio, de cima para baixo, e o moldei para fechar um pouco a frente do toldo, e como é cortado, na hora de estender o toldo, você simplesmente o desloca para baixo um pouco da haste; custo de aprox. 20 R$. Simples e econômico, e presta um bom serviço. Abraços!
31 de janeiro de 2013 às 14:34 #47624leandrovarandaParticipantePara ajudar a evitar arras e acumulação de água acho que seria no mesmo modelo destes a seguir, quanto a lei acho que se não passar do limite do retrovisor deve poder. [IMG]http://www.lkfibra.com.br/images/Defletor_de_Ar_Test_Drive_Estrada.JPG?433[/IMG] Acho que seria o modelo ideal, mas ficaria caro de fazer e pesado se não for em ABS. http://blog.rodoplast.com.br/2010/05/novidade-defletores-de-ar-em-abs/
31 de janeiro de 2013 às 16:10 #47627Stephan RiedererMembrojá sei, troca o carro e compra um caminhão desses que já venha com o defletor kekekekekeke
31 de janeiro de 2013 às 16:19 #47628leandrovarandaParticipanteNão é para tanto Greem, mas acho que dá uma ideia para quando ele for incrementar o defletor. Alias estava vendo que tem defletor para rack também, deve melhorar o coeficiente aerodinâmico da sua barraca. Redução de 10% na viagem do Odair seria mais de 150 reais economizados.
31 de janeiro de 2013 às 17:29 #47629Stephan RiedererMembroentão Leandro, brincadeiras a parte, eu já tinha pensado em colocar alguma coisa pra ajudar na aerodinamica da barraca, tipo umas madeiras com lona e tal pra fazer este papel, mas achei que ia ficar perigoso se eu mesmo fizesse, e larguei a ideia achando que não existisse nada desse tipo no mercado… vou dar uma re-pensada!
31 de janeiro de 2013 às 18:46 #47632Marcos PivariMestreLegal tocar nesse assunto…… um defletor ajudaria igual nesse caso que o green colocou? pq alem do ar que sobe desviando da barraca, tem o ar que passa entre a barraca e o teto do carro…. pergunto por tenho o mesmo problema…… até colocaria um defletor para amenizar o trailer, mas viajo com o estepe do mesmo em cima do rack do carro…..
1 de fevereiro de 2013 às 11:05 #47635Stephan RiedererMembropessoal, esse tópico foi movido para o forum de “relatos de viagens” afim de ficar junto aos demais relatos!
5 de fevereiro de 2013 às 16:34 #49077Capt.A330ParticipanteMarcos, Green, buenas! Dá sim para fazer o deflecto para teu carro e do Green; o aerofólio debe ir desde rente ao teto, usando o rack do carro, até ficar levemente acima do objeto em questão, seja barraca o estepe, e o ganho aerodinâmico vai ser percebido no consumo, especialmente. Me avisa se puder ajudar com mais detalhes. Abraços![hr] Odair, eis o meu sistema de alijamento (Fuel Jettison System):D:D, mas estou pensando em anexar uma mangueira de 1 m. de comprimento, lisa, que possa prender com um suporte ao piso do “Guanaquito”, para não ter que manobrar para parar exatamente acima do “hole” do “shit dumping” Abraços!
5 de fevereiro de 2013 às 19:47 #49079Odair TeixeiraParticipanteDardo Ficou muito boa a instalação. Eu tinha a idéia de comprar este aqui. Porém, o custo do frete é maior que o do produto. Além do que, as conexões não são as mesmas. Aí, a gambiarra dá as caras. Eu coloquei uma mangueira spiraflex de 75mm com 2 metros de comprimento e duas conexões de pvc de 75mm nas extremidades, uma para conectar na saída do “shit dumping” e a outra no “shit hole”…. [img]http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRkkhSewfXS9WCiX_uydhJ-DPRvCCEcIIPDd_52JoPq3khMJW86Jg[/img] [img]http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRkkhSewfXS9WCiX_uydhJ-DPRvCCEcIIPDd_52JoPq3khMJW86Jg[/img] Porém, as duas mangueiras que eu tinha apresentaram corrosão depois de alguns dias de uso. Creio que o Acquakem deve ter atacado quimicamente. Não deveria, já que a mangueira que comprei era para uso uso industrial e era de PU. Achei estranho, pq nao deveria ocorrer ataque quimico. No camping la em Aguas de Lindoia, o “shit dumping” fica conectado em tubos de PVC direto no esgoto do camping. Mais fácil. sds Odair[hr] Quem quiser comprar, o site da camping world é esse aqui. http://www.campingworld.com/shopping/item/rhinoflex-swivel-rv-sewer-kit/44151 Custa 33 dólares + 55 de frete.. Não vale a pena na minha opinião.
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