Voltando a acampar
- Este tópico contém 22 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 8 meses atrás por leandrovaranda.
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27 de fevereiro de 2015 às 14:29 #57926Junior ABCParticipante
Pow Francisco, foi uma época muito boa, de grande aprendizado, minha filha vai começar amanhã! vou levá-la para ver se gosta …
27 de fevereiro de 2015 às 14:55 #57927Alexandre RabelloModeradorfaz muito bem Junior, isso ajuda na doutrina…saudades da minha época de lobinho…
27 de fevereiro de 2015 às 15:17 #57928RaposoParticipanteleandrovaranda wrote:Dá uma olhada nesse tópico http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=4714&highlight=multi+axis Acho que vai tirar boas idéias para a sua carretinha off road. Dá uma olhada também em “multi axis coupler”, creio que vai achar interessante para a trilha [img]http://www.risingsun4x4club.org/forum2/attachment.php?s=4a0f59c1957cd3516a33d5ce7f143ad6&attachmentid=1912&stc=1&d=1152064368[/img] [img]http://www.s-10crewcab.net/HenryJ/trailer/offroad.JPG[/img][hr] “We now use a product called Lock N’ Roll Receiver System, its the best of both worlds. Whether we are driving down the highway or offroad. This unit has a 360? rotation & three axis of movement. This eliminates twisting damage to vehicle & trailer frames caused by sudden changes in vehicle-trailer orientation while off roading.” http://www.popupportal.com/index.php?topic=53993.15Leandro, Eu já tinha vido este post do Nilton. Na verdade foi este post que me motivou a entrar aqui no fórum. Existe porém um problema em relação a utilização destes engates para Off Road. A Resolução 197 do Contran normatiza os engates no Brasil. Esta mesma resolução exige que os engates sejam do tipo com esfera de 50 mm. Não encontrei uma ainda brecha que me permitisse utilizar estes engates americanos para ambiente Off Road. A única solução que eu pude conceber será utilizar engates militares, conhecidos como Ganchos G. Estes engates possuem uma esfera de 50 mm, portanto podem rebocar uma carreta “normal”. E permitiriam também uma carreta militar, que suporta ângulos de entrada e saida maiores. É interessante que existe apenas regulamentação para o engate , não para a munheca de acoplamento da carreta (pelo menos não encontrei tal regulamentação). Cordialmente, Raposo
27 de fevereiro de 2015 às 17:57 #57933leandrovarandaParticipantePelo que entendi, lendo a resolução do detran é que os de antes da resolução tem que atender o que está escrito na resolução, os novos deveriam ser cadastrados junto ao immetro pelo fabricante ou pelo importador. Teoricamente, se um importador quiser ele pode passar esse engate pelo teste do Immetro e ele ser aprovado para uso no Brasil. Mas tem uma coisa, essa é a parte removível do engate, ela pode ser removível tanto do lado do rebocador quando do lado da carretinha. Então pode usar o engate bola na rodovia e trocar para o Lock N’ Roll Receiver quando chegar na terra, onde será um veículo off road. Apesar de que nunca vi um policial ficar verificando isso. Acho que se não oferecer perigo (tipo gambiarra) e as luzes estiverem em ordem, eles não ficam reparando muito. Já fui parado em blitz que olharam até o número do motor, estava com a carretinha que foi verificada as luzes e documentação mas, como eu estava na rodovia e com a corrente, devem ter imaginado que o engate estava tudo correto, pois não perderam tempo olhando em baixo da caminhonete para ver plaqueta de fabricante. Para mim (opinião própria) essa é uma lei que só é verificada em casos de acidente, para responsabilizar a fabricante do engate em caso de quebra por má fabricação e para tirar do mercado os engates de enfeite, que se você tentasse usar ele caia na primeira acelerada.
27 de fevereiro de 2015 às 20:00 #57937leandrovarandaParticipanteEsse eu tinha visto também, com o gancho G que tem a bola de engate também. Nessa foto ele fica certinho, tem uma borracha na frente dele para não dar tranco a cada freada/aceleração. Aqui acho que teria esses trancos. Nada que incomode muito, mas foi o único porém que vi quando pesquisei esse modelo. Realmente não vi também nenhuma lei de como deve ser a munheca, então não deve ter problema na rodovia. Essa pelo menos tem uma mola para minimizar as pancadas.
28 de fevereiro de 2015 às 00:27 #57940RaposoParticipanteLendro, Você obteve onde as fotos do anel de acoplamento (1ª e 3ª fotos)? Parece que vai ser a solução. Raposo
28 de fevereiro de 2015 às 14:20 #57941leandrovarandaParticipanteA primeira é de um fórum estrangeiro, http://www.popupportal.com/index.php?topic=53993.15 A terceira é de um site de vendas http://www.acao4x4.com.br/loja/produto/ensimec/acessorios-ensimec/munheca-militar-para-gancho-g-com-mola [hr] Achei umas fotos do que você pretende fazer : http://www.wallaceforge.com/coupling-products/dual-purpose-hitches.aspx [hr] O anel acho que um bom serralheiro faz um reforçado para você. [hr] Mais umas ideias [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQN7vDhZx_kJGrnVcAaTuHmQLDeaE-IKvlKg0Sm-QdvIx_bdutw[/img] Esse não é muito off road Essa tem ajuste de altura Detalhe que tem 2 correntes, mas as duas estão presas no engate. Se o engate quebrar, não vai adiantar nada ter 2 correntes.
28 de fevereiro de 2015 às 15:22 #57942leandrovarandaParticipanteCom freio inercial (por cabo e não hidráulico, mas o princípio é o mesmo)
28 de fevereiro de 2015 às 19:09 #5763028 de fevereiro de 2015 às 23:35 #57850leandrovarandaParticipantehttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-621340453-engate-e-suporte-reboque-tipo-g-bola-s10-modelo-novo-4×4-4×2-_JM Nem precisa adaptar, se ele tem para S10 existe alguma fábrica homologada.
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