_000suspeito
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_000suspeitoParticipante
Prezados, sou gaúcho e moro no pé da serra, ou seja, entre Poa e Gramado. Se estiverem com treiler, MH, etc..sugiro estando em Gramado, descer pela 116 até Porto Alegre, passando por Dois Irmãos, Ivoti, Novo Hamburgo, São Leopoldo etc até Porto Alegre. Em Sapucaia do Sul, podem pegar uma variante, que é a Rodovia do Parque, BR448, que desviarão do movimento mais intenso sempre registrado em Canoas, Esteio etc. Depois, tomem a Ponte do Guaíba e prossigam pela BR290 até Rosário do Sulbe depois pela BR 158 até Santana do Livramento. Fui até Santana do Livramento/Riveira semana passada e a estrada está boa, em perfeitas condições. Espero ter ajudado. Júnior Dutra Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
_000suspeitoParticipanteParabéns… Eu e a Juliana estaremos no Camping Pequeno do Lagoamar do natal até o carnaval e somos parceiros para o churras!!!! Felicidades ao casal… Jr Dutra Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
_000suspeitoParticipanteObrigado a todos. Vamos ficar no Camping Internacional… Jr Dutra Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
_000suspeitoParticipanteAlex, semana passada fui buscar meu MH na Sinostreiler, após uma revisada no gerador, e o Paulo tinha tirado de dentro de um KC um fogão que me pareceu muito bom, bem cuidado, com forno. Parecia novo! Quem sabe dá uma ligada e consulta se vcs não podem fazer um brique? Jr Dutra Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
_000suspeitoParticipanteAlex… Sempre usamos um fogareiro na parte externa do treiler… Soldamos cantoneiras de ferro nos quatro pés dele e o conjunto ficou mais alto (mais fácil para cozinhar) e estável… Para transportar eu simplesmente “ensacava” ele com um saco de lixo daqueles bem grandes… E o levava sobre uma das camas… Evitava que eventuais gorduras, respingos etc entrasse em contato com o colchão / cama… Havia um problema que era a questão do gás… Então o ideal é adaptar uma outra saída desviada do seu sistema de gás, para poder cozinhar e ao mesmo tempo usar o fogão de dentro do treiler + aquecedor de passagem à gás… Jr Dutra Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
_000suspeitoParticipanteSe o exaustor tiver saída para a rua, até dá, mas cheiro e gordura impossível tirar de dentro do treiler…. Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
_000suspeitoParticipanteMas Carlos, a fábrica não deu garantia? O que houve? Você arcou com os custos dos consertos?
_000suspeitoParticipanteDesculpem a falta de capricho do desenho, mas eram os materiais disponíveis no momento. Segue ilustrada a ideia do aquecedor de água Peltier e uma placa montada com 16 plaquinhas.
_000suspeitoParticipanteBom dia Daniel, Gustavo. Acho que entendi as limitações que essa nova tecnologia possui. De qualquer maneira pedi um orçamento de um trailer aqui em Brasília na World Trailers e vou junto com eles buscar as soluções elétricas e de sobrevivência. Com certeza os relatos do Gustavo estão sendo inspiradores. Boa sorte a todos.[hr]
GustavoN wrote:Buenas Rael, Obrigado pelas palavras gentis. A idéia do proprietário da Safari é ótima. Aproveita energia que normalmente vai fora para chegar no camping e nas paradas ocasionais com água quente. Um sistema semelhante é utilizado pela Santo Inácio, se bem me lembro. Quanto a idéia com as placas Peltier, é interessante também, mas é bastante provável que não seja eficiente o suficiente, em nenhum dos dois lados. Imagina a diferença entre a temperatura de um escapamento de carro queimando por uma viagem inteira e a de uma pequena placa Peltier. Além disso, se o calor fosse realmente eficiente para aquecer a água, quer dizer que a capacidade de resfriamento do sistema foi comprometida, o que poderia destruir a placa Peltier, ou ao menos perder a função de resfriamento dela se fosse instalado um termostato. Mas acho que o pior problema dessa alternativa é que a grande sacada do proprietário da Safari é o aproveitamento de energia que estava indo fora. Para fazer o sistema com as placas Peltier funcionar é necessário energia tanto para a própria placa Peltier quanto para a troca de temperatura forçada de ambos os lados da placa, o que provavelmente se tornará significativo para ter algo que funcione. Para o sistema ser interessante, ele precisa ser de alguma forma competitivo com as alternativas. Aquecimento com gás é muito conveniente em termos de capacidade e autonomia, e resfriamento com ar condicionado é eficiente, embora gastador. Se o sistema começar a gastar muita energia, ou se não aquecer a água o suficiente, ele deixa de ser atrativo. Mas por favor nos deixe informados das tuas aventuras nessa área. Numa dessas sai algo legal, e idéias para melhorar a sensação térmica são sempre bem vindas. Grande abraço, GustavoGustavo, mas você está propondo esquentar a água pelo radiador do lado quente da placa? Mas creio que isso também seja desperdício de energia. Minha ideia é refrigerar o lado quente usando a própria água que será usada no banho. Como um radiador a água, seguindo o princípio usado na safari: deixar a placa se possível em contato direto com a água canalizada até ali entrando rente à placa, e saindo já quente do outro lado um pouco mais acima. O próprio aquecimento movimentaria o sistema, sendo a água quente igualmente entrando por cima em um reservatório e saindo água mais fria por baixo para retornar à placa (ou às placas, estou pensando em montar várias num sistema). Me falta exatamente saber como irei “fabricar” a peça que irá receber a água do lado quente da placa, mas a ideia está aí viva, aceito sugestões. Abraços.
_000suspeitoParticipanteParabéns, e muito muito obrigado, Gustavo! Comecei semana passada a ler essa thread e vibrei quando cheguei na parte onde você finalmente buscou o Balão. O teu planejamento elétrico é espetacular, e me inspirou a tentar fazer parecido na montagem do meu tão sonhado (quando a hora certa chegar). Muitas viagens e felicidades para toda a família.
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