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Capt.A330

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  • em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49546
    Capt.A330
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    22/03: O percurso que realizamos; notar que os pontos brancos, definem o caminho real que fizemos: http://goo.gl/maps/uAOLq Por volta da uma da manhã, o vento começou a diminuir, e por volta das 7 da manhã, era só uma brisa (o parecia, após a violência do vento do dia anterior!), nos despedimos do Aero Club de Cerro Sombrero, e devagar, começamos nossa travessia pelo caminho de rípio (cascalho, e NÃO esqueça de fechar tudo que for abertura, porque vai encher, e muito, de terra!); tinha partes boas e outras mais difíceis, mas nada que segurasse “El Guanaquito”…nem sequer os freios…:D Saímos do aerop. de Cerro Sombrero, e voltamos uns metros pela Carretera 257, até pegar a Y 79, que nos levaria a San Sebastian, na fronteira de Chile com Argentina, via Onaissin, e não pela Carretera 257, que embora você poupa por ela aprox. 15 kms., tem muito mais movimento de camiões, embora, como estão começando asfaltar a Y 79, aos poucos o trafego está convergindo para a rota via Onaissin; como já tinha feito este percurso, preferi ir por lá, e descobri que tem asfaltado uns 15 kms. aprox., mas somente se você passar por dentro de Cerro Sombrero, e o caminho é simplesmente espetacular em quase todos os 100 kms. de rípio. Atentar para os sinais, que são pouquíssimos, e o uso do GPS é de muita valia. Onaissin é um vilarejo de aprox. 6 casas, e tem uma fazenda dos imigrante ingleses, com um pequeno cemitério familiar, que dá ares de mistério no lugar; se você decidir pernoitar lá, os vizinhos são muito tranquilos…:D http://www.panoramio.com/photo_explorer#view=photo&position=3256&with_photo_id=1024133&order=date_desc&user=46132 Um pouco para frente, tem uma colonia de pinguins reis, que é uma coisa difícil de se ver http://www.panoramio.com/photo_explorer#view=photo&position=49&with_photo_id=55915362&order=date_desc&user=6102095 , mas lembre: cuidado com o tempo que gastar nesse passeio, pois a noite o pode surpreender no meio do nada… http://www.panoramio.com/photo_explorer#view=photo&position=29&with_photo_id=73693359&order=date_desc&user=393489 Após uma breve parada no cruzamento da Y 79 com a Y 71, continuamos pela 79 até a aduana de San Sebastian, que não é unificada, e temos que fazer a saída do Chile, e aprox. a 11 kms., temos a aduana de Argentina (fazer a entrada na Argentina, toda a burocracia de novo, por isso, lembrar da minha dica de alguém ir na frente, com toda a doc. e canetas!) A partir de San Sebastian na Argentina (os dois lados tem o mesmo nome), começa o asfalto! Viva! O Guanaquito não gostou muito do rípio (embora se comportou como um British Lord), onde mantínhamos a incrível vel. de 40 kms/h, chegando nas retas, com menos buracos e sem transito, a escalofriantes 50 kms/h! Dica: muito cuidado quando vem veículos de frente, pois em geral, a estrada é estreita, e muito cuidado também quando alguém te ultrapassa; o meu truque era eu ficar no meio da estrada, nas retas, quando a outra pessoa me enxergava, ele diminuía a vel. (eu já estava lento!), pois via um enorme trambolho a ocupar toda a estrada, e então, a passagem acontecia a vel. muito baixas, sem perigo de bater nas laterais nem jogar pedras no comboio. Em San Sebastian (do lado Argentino, no asfalto), tem um posto YPF, e quase sempre tem comb., embora à aprox. 70 kms., em Rio Grande, tem também; Dica: se tiver comb. em San Sebastian, encher o tanque, para não precisar entrar em Rio Grande, pois no desvio, especie de marginal, ainda não tem posto, e só vai achar em Tolhuin, um posto YPF na estrada, sem precisar entrar na cidadezinha, aprox. 110 kms. de Rio Grande, onde o transito é complicado e os postos são somente 2 ou 3 para abastecer a cidade toda, que cresceu muito e não fizeram novos postos, gerando longas filas. Bem, nos entramos em Rio Grande, porque eu não sabia que já existia esse desvio que leva o transito para Ushuaia por fora da cidade, e após longa fila, abastecemos, e continuamos o caminho; perto de Tolhuin, o caminho começa a mudar lentamente, e o panorama árido começa a se transformar num lugar cada vez mais verde, por causa do clima diferente, mais úmido, da região de Ushuaia e proximidades. Em Tolhuin http://es.wikipedia.org/wiki/Tolhuin , entramos na cidadezinha, por indicão dum amigo de Curitiba, Laranjeira, que tem um MH e esteve lá, para ir na “Panaderia La Union”, famosa pelas suas “facturas” (bolachas, media lunas, bolos, etc.), e embora as delicias valem a pena, é bastante apertado manobrar nas ruazinhas apertadas com o comboio; aprox. 3 kms. para frente, vimos o lago Fagnano! Lindo barbaridade, tchê! Paramos,e enquanto comíamos media lunas, tiramos fotos e nos deliciamos com o lugar (e as medialunas!), que você curte desde a estrada, num lugar alto da mesma. Continuamos até passar o km. 3.000 da Ruta 3 (3.000 kms. a partir do Obelisco, no centro de Baires), e começamos a subida para o Paso Garibaldi, onde se pode admirar o Lago Escondido; se pensaram que o Lago Fangano, em Tolhuin era lindo, espera para ver este!:P Somente quando vocês forem (e espero que sejam todos os que leem este relato e ambicionam ir!), entenderão em toda sua amplitude o quê é este lugar…Não tenho o quê mais falar…só vendo mesmo! Paramos e ficamos um tempo admirando, enchendo os olhos e à alma com este espetáculo que o “Papai do Céu” nos brindou…demais, demais , demais… Já falta pouco! só mais 43 kms. para o destino…a paisagem mudou tanto, que você não sabe se é o mesmo caminho, ou mesmo dia, de tão diferente de poucas horas antes… e então, apos uma curva à direita, aparece Ushuaia…Vitoria! O Guanaquito conseguiu! Nos abraçamos, em êxtase, apos tantos miles de kms., e vimos que, um Trailer Turiscar Diamante 1.981, pode chegar, sim, ao “Fin del Mundo”! Ficamos gratos a Deus, à Turiscar, aos amigos e familiares que nos acompanhavam à distancia, à Triton que valentemente nos trouxe até aqui…para mim, uma conquista, e um sonho realizado, que, meus caros, definitivamente, não é pouco.. Amanhã tem mais! Foto 1- Caminho de rípio de Cerro Sombrero para San Sebastian, via Onaisin. Foto 2- Carretera Y 79, perto de Onaisin Foto 3- Desvio para San Sebastian, Onaissin e El Porvenir; detalhe do refugio para esperar o ônibus…que passa sei lá quando… Foto 4- Lago Fagnano, em Tolhuin. Foto 5- Lago Escondido. Foto 6- Tolhuin; padaria “La Unión” :P Foto 7- Chegando em San Sebastian, Argentina; acabou o rípio!:P Foto 8- Lago Fagnano, Tolhuin. Foto 9- Paso Garibaldi; o Guanaquito, sujo pela poeira do rípio ainda. Foto10- Lago Escondido, desde o Paso Garibaldi. Todas as outras fotos, 11, 12, 13, 14, 15: Ushuaia. Foto16-: Lago Escondido, desde o Paso Garibaldi.

    em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49531
    Capt.A330
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    21/03: Saímos perto das 08:10 (o nascer do sol e a por, em estas latitudes, ocorre mais tarde que em Curitiba), e tomamos a Ruta 11, até a 40, que depois se transforma em 5, até o ponto onde entramos quando vinhamos de Isla Pavón, quando volta a ser a Ruta 3, numa fazenda chamada ” Güer Aike”: , http://www.panoramio.com/photo_explorer#view=photo&position=113&with_photo_id=86148281&order=date_desc&user=1887989 e recorremos aprox. 300 kms. até Rio Gallegos, capital da prov. de Santa Cruz. Abastecemos no posto YPF na Avda. principal, que tem o nome de Gral. San Martin, mas que continua sendo a Ruta 3,e é muito importante abastecer neste posto, pois não me lembro de ter visto outros no caminho até entrar novamente na Argentina em San Sebastian, Tierra del Fuego. Lembrar que de Rio Gallegos até a fronteira com Chile, são 69 kms., e se você tinha comb. extra, vai ter que verter o mesmo no tanque do carro; tem um supermercado Carrefour a 5 quadras do posto de Gallegos, mas lembre da proibição de entrar no Chile com alimentos não industrializados, inclusive queijos, salames, ovos, etc. http://www.sag.cl/ambitos-de-accion/por-que-no-se-pueden-ingresar-algunos-productos-de-origen-animal-y-vegetal-chile CUIDADO; nem pense em esconder o “jamón crudo” ou qualquer coisa proibida, mesmo naquelas tulhas que só você acha que conhece, pois eles tem cachorros que farejam drogas (camiseta do timão passa):D e comida, e são implacáveis nas multas; DICA: deixe só uma fruta ou verdura na geladeira, e DECLARE que SIM, está levando frutas, verduras, carnes, etc., pois se você esqueceu algum outro produto, a sua declaração vale para todos os produtos que encontrarem, e somente vão confiscar eles e destruírem na sua presença; repito, muito cuidado! AVISO aos navegantes: você tem algumas opções de paradas no percurso; tal vez seja interessante sair mais tarde, dormindo um pouco mais em El Calafate, e pernoitar num Camping ou posto em Rio Gallegos, para no outro dia cedinho, sair para tentar chegar de dia em Rio Grande ou San Sebastian, no posto YPF deste último, via Ruta 3, Carretera 255 e 257, tudo pavimentado até o ferry. 1ra. opção, a que eu fiz, totalizando 467 kms. via Ruta 3 até a fronteira (onde você não para no primeiro controle da Argentina, e sim no 2do., do Chile, a 800 mts., pois as alfandegas neste lugar são unificadas, e na volta, você para no lado Argentino): somar os dois percursos, por causa do Estrecho de Magallanes: (http://goo.gl/maps/OglmQ) + (http://goo.gl/maps/J4wkW) 2da. opçao: El Calafate-Rio Gallegos (aprox. 300kms.), e no dia sgte.: (http://goo.gl/maps/204EA) (http://goo.gl/maps/0rmAE), ou outra a seu gosto. Na 2da. opção, que acho mais interessante, porque dispõe melhor dos tempos para atravessar o Estrecho, e fica uma etapa melhor para chegar com tempo em Ushuaia noutro dia; eu optei pela 1ra., porque já tinha feito esta viagem, e conhecia a estrada no Chile, mas, reitero, para quem for a 1ra. vez com Trailer, a 2da. me parece melhor. Lembrar que de Rio Gallegos até a fronteira com Chile, são 69 kms., e se você tinha comb. extra, vai ter que verter o mesmo no tanque do carro. Lembrar da minha dica de vários dias atras: enquanto você estaciona devagar, fecha tudo, alguém já vai na frente para fazer a fila, com todos os doc. pessoais e do carro (levar canetas!). Bueno, chegamos no Estrecho de Magallanes http://es.wikipedia.org/wiki/Estrecho_de_Magallanes , e o vento, que em Rio Gallegos era forte (teve um senhor que num sinaleiro de Gallegos, me avisa; “cuidado con el viento!”), estava aumentando; o lugar é lindo, e faça a fila dos carros, não dos camiões, e peça para ficar no meio do ferry, pois eu não sabia esto, e fui o primeiro da fila à esquerda, e tive pouca margem para manobrar e sair no outro lado do estreito! Acho que foi lá que danifiquei o suporte do tanque d’água, que viria a perder depois. O tempo para atravessar é de 20 min. aprox., sem muito vento (se o vento for muito forte, se interrompe a travessia até o mesmo diminuir), num percurso de aprox. 4,6 kms, vale lembrar que em Punta Delgada, tem um farol e um pequeno museu nele; também, se o tempo permitir, suba na ponte do ferry, e poderá observar aves e golfinhos seguindo o ferry. O valor do ferry é de US$ 30 pela Triton e mais 30US$ pelo Guanaquito, no total de 60 US$, e se paga a bordo; (http://www.tabsa.cl/portal/index.php/es/servicios/2-cruce-primera-angostura): DICA IMPORTANTE: pagar em dólares, pois em Pesos Arg.$ a conversão é muito desfavorável, valendo perto de 8 Pesos o dólar, e tenha troco, pois nem sempre vão te dar o mesmo em dólares! Bem, atravessamos o Estrecho, felizes pela nova conquista, e somos “Bienvenidos a la Isla Grande de Tierra del Fuego! Seguimos pela Carretera 257, em direção à Cerro Sombrero http://es.wikipedia.org/wiki/Cerro_Sombrero , tudo em asfalto, ou melhor, concreto, que fica aprox. 42 kms. do Estrecho, e eu pensava dormir no posto de Cerro Sombrero, mas, ao passar na frente do Aero Club de Cerro Sombrero, tive uma ideia; porque não pedir permissão e dormir la, já que a tarde avançava? Bem, o Aero Club está abandonado parece faz anos, e como o vento estava muito, mas MUITO forte, decidi ficar lá mesmo, no “meio-resguardo” da diminuta estação de pax do aeródromo; bem , essa noite, não vamos esquecer nunca; o vento piorou, e pela minha experiencia de Piloto, calculo prox. de 90 kms/h, com rajadas perto dos 100 kms/h, e mesmo um pouco protegido pela casinha da estação de pax, e deixando a Triton engatada e aproados para o vento, o mesmo rugia, com rajadas, açoitando o Guanaquito, e mexia ele mais do que andar por estradas de chão com buracos! Foi algo que se não viver isso, não dá para acreditar! As ladies não dormiram muito bem, mas eu dormi com um sorriso nos lábios…aquilo era a Patagonia de verdade, dura, inclemente, mas bela como nenhuma outra! Mesmo com esse vendaval, o fogão e o aquecedor de passagem funcionaram bem, pudendo tomar banho todos, quentinho, e a bateria pode suprir bem as luzes e a bomba, nos dando total autonomia no meio daquele clima inóspito; ponto para o Guanaquito! Vejam o vídeo sobre o vento na região: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=nWE6Ibi-BZo#! Assim era o vento aquela noite em Cerro Sombrero… Foto 1- Chegando en Bahía Delgada, Estrecho de Magallanes. Foto 2- Ingressando ao ferry. Foto 3- “Vai, desembarca, Guanaquito, não tenhas medo de molhar as patinhas!” Foto 4- O ferry no Estrecho. Foto 5- Chegamos na Tierra del Fuego! [hr] Fotos 6 a 10, Cerro Sombrero, nosso pernoite ao vento…

    em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49500
    Capt.A330
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    Antes de ir embora de “El Calafate”, mais algumas fotos: Fotos 1,2,3 e 5: Glaciar Perito Moreno. Foto 4: Antiga pista de pouso de “El Calafate”; quando foi feito o novo aeroporto, mais longe da cidade, as pistas de pouso (2), foram transformadas em avenidas, e ainda se pode ver as marcas da cabeceira. [hr] Mais de “El Calafate”, fotos de 6 a 10:

    em resposta a: Aerodinâmica #49499
    Capt.A330
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    Matheus, após pouco mais de 12.500 kms. de testes, posso te garantir que o defletor é útil, sim, me ajudou muito, não somente pela redução do consumo (aprox. 10%), mas principalmente quando cruzava com uma carreta das grandes; o ar do deslocamento da mesma passava por cima do Guanaquito, e nem se movia quase. Posso recomendar com certeza! Abraço, Matheus!

    em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49498
    Capt.A330
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    Dia 20/03: Hoje saímos de manhã para passar o dia em “El Chalten”,ou Fitz Roy. Não esquecer de encher o tanque em El Calafate, que em El Chalten, tem só um posto, e quando tem comb., ele é mais caro e não tem Euro diesel; o percurso de ida e volta é de aprox. 425 kms. (rapidinho, agora sem o Guanaquito), todo de asfalto bom, pelas Rutas 11, 40 e 23; só tive que aguentar as brincadeiras que fizeram de mim, porque chegava nas curvas, mesmo as suaves, e eu reduzia, sem pensar, para 70, 60 kms/h…eu, heim? Gato que se queima com leite, quando vê uma vaca, chora… (http://goo.gl/maps/PJvp7) Chalten na língua indígena , que significa “montanha da fumaça”, ou “…que fumaceia”, e Fitz Roy, pelo nome do capt. inglês que trouxe Charles Darwin para a Patagonia, e inclusive, Fitz Roy, junto com Darwin, navegou o rio Santa Cruz (aquele da Isla Pavón), até perto de 50 kms. para chegar na região do Lago Argentino e El Calafate. (http://www.interpatagonia.com/elchalten/) O pico El Chalten, quase sempre está rodeado de nuvens de nevascas, ao igual que o pico que está do lado, Cerro Torre, que embora não muito alto se comparado ao Everest, é um desafio aos montanhistas do mundo todo pela extrema dificuldade em ser escalado, pelo íngreme e pela rapidez e violência com que mudam as cond. atmosféricas no mesmo. Vejam: http://vimeo.com/55760497 http://www.nationalgeographic.com/adventure/photography/patagonia/cerro-torre-maestri.html El Chalten, é um lugar ótimo para caminhadas, e considerado Capital do ‘trekking” da Argentina; a cidadezinha tem um par de Camping apto para Trailer ou MH, e se você vai passar uns dias por lá (recomendo, na prox. visita vou ficar), faça suas compras em El Calafate, pois as vendinhas são poucas e caras. Fomos para caminhar até uma cascatinha muito linda, e na volta, as ladies voltaram de carro e eu caminhei por uma trilha muito legal, com um visual único. Somente na tarde, após o almoço, que o Chaltem deu o ar da sua graça, e por pouco tempo; no retorno, como na ida pela Ruta 40, fomos acompanhando o rio La Leona, que vai do Lago Viedma até desaguar no Lago Argentino, e a pouca distancia, se forma a nascente do Rio Santa Cruz, pudendo ser visto desde a estrada. (http://goo.gl/maps/pdlRY) Bem, retornamos cansados, mas muito entusiasmados com o belo dia que passamos; na cidade, mais risadas comigo virando longe do meio fio nas esquinas…fazer o quê, o Guanaquito já faz parte de mim:D. Foto1- A cidadezinha, o Río de las Vueltas http://es.wikipedia.org/wiki/R%C3%ADo_de_las_Vueltas , mas…cadê o cerro? Foto2- Bem-vindos; agora só falta você … Foto3- Bom, se é a capital do “trekking”, lá vou eu a caminhar; foram só 3 kms., mas muito gostoso. Foto4-Por fim, o Chalten aparece em todo seu esplendor! Foto5- No retorno, some novamente; ficou visível só por menos de 2 horas![hr] Mais algumas fotos de El Chalten e redondezas: Foto6 – A Cascatinha “Chorrillo del Salto”. Foto7 – Desague do rio La Leona no Lago Argentino. Foto8 – Ruta 40 e rio La Leona à esquerda. Foto9 – Camping “El Relincho”, aprox. 8 US$ por pax e 4 US$ pelo Trailer. Foto10- Lugar da minha caminhada…não é a Paulista, mas dá para o gasto…[hr] Fotos 11 a 15, só do “El Chalten”:

    em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49463
    Capt.A330
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    Dia 20/03 Ficamos o dia inteiro em “El Calafate”, e fomos visitar, após 75 kms. de asfalto (48 kms. para a entrada ao Parque Nacional, aprox. 17 US$ por turista do Mercosul), a maravilha da natureza austral: o Glaciar Perito Moreno! http://ecoviagem.uol.com.br/blogs/familia-goldschmidt/dicas-de-viagens/conheca-perito-moreno-a-oitava-maravilha-do-mundo-1367.asp O percurso desde El Calafate até o Glaciar: (http://goo.gl/maps/uIl1t) Realmente, é lindo!!! Deixamos o Guanaquito descansando (nos olhou como dizendo “porque me deixam?”), levamos bastante água e comida nas mochilas (tem um Restaurant no Parque, mas além de caro, você perde tempo precioso), e ficamos o dia inteiro caminhando nas passarelas (excelentes), sentados olhando em silencio, escutando o trovão que seguía à queda dos blocos de gelo duma altura de mais de 60 mts., curtindo sem importar quê hora ou dia era…só indo lá para entender o que não sei expressar em palavras…fizemos um pic-nic lá mesmo, e enquanto almoçávamos em silencio (tarefa nada fácil com 2 mulheres por perto:D brincaderinha, meninas!), um enorme bloco de gelo se soltou, quebrando o silencio como um trovão em pleno dia de sol…pronto, esto já pagou a viagem, podemos voltar amanhã de avião e mandar de camião o Guanaquito para Curitiba… Foi um dia maravilhoso, um pouco nublado, porém sem vento, o que mantinha a temperatura, sem bem um pouco baixa, agradável, perto dos 14ºC; ficamos até de tardinha, e na volta passamos por Puerto Bandera, onde é o cais de embarque e desemb. dos barcos que fazem os passeios para outros glaciares no Lago Argentino, e como já tínhamos feito esse passeio na viagem de 2.007, desta vez não o fizemos. No retorno, compramos na padaria “Don Luis”, umas media lunas ótimas, e umas empanadas que esquentamos no forno do Guanaco, aproveitando para aquecer o mesmo, e regadas com Navarro Correas, foram o bicho!:P. O preço dos hotéis e similares, incluindo Restaurants aqui em El Calafate, por conta do turismo internacional, é muito alto, só compensa num pacote turístico com hotel incluído, ou si você vier com tua casa; ponto para “El Guanaquito”! Amanhã, vamos para El Chalten> Foto1- As montanhas próximas ao glaciar e o Lago Argentino à direita. Foto2- O Glaciar Perito Moreno Foto3- Escrever o quê? Que é lindo? Foto4- Ainda estou a pensar em quê falar sobre esto…… Foto5- Até logo, Glaciar! Eu voltarei!

    em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49494
    Capt.A330
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    18/03: No café da manhã, conversamos sobre a rota a seguir, e confirmamos o que tínhamos previsto no dia anterior; temos dois caminhos para chegar em El Calafate: 1-(http://goo.gl/maps/Eeakp) ou 2-(http://goo.gl/maps/qnCHK) O 1ro., é mais longo o percurso, mas é todo por asfalto, e o 2do., é quase a metade do 1ro., mas é quase todo de cascalho e pedra (193 kms. de terra) e considerando à altura do solo do Guanaquito, decidimos (com um pouco de relutância da minha parte), de fazer o caminho todo asfaltado, pois já teríamos para fazer na terra o percurso de Chile na Tierra del Fuego. Quando passamos na Ruta 3 pela entrada da Ruta 9, parecia boa, mas o pessoal do lugar, no Camping, tinha me advertido que tem uma parte com pedras grandes, que são perigosas para o fundo do Trailer e as conexões expostas de canos, mangueiras e fios elétricos. Vi uma foto em Panoramio, que compartilho, para que vejam o estado da estrada (o MH parou para ajudar): http://www.panoramio.com/photo/29157802?source=wapi&referrer=kh.google.com Se estivesse só com a Triton, seria um passeio para a Mitsu, mas com o Guanaquito…:desconfiado: melhor fazer o mais seguro. A Ruta 3 continua desértica e quase sem curvas, e por isso, íamos conversando, distraídos, quando de repente chegamos numa sequencias de poucas curvas, e a última, numa descida, e tao rápido que não deu tempo de pensar, começou o pendulo! Bati os olhos na velocidade: 94 kms/h de GPS, Guanaco empurrando, e curva para fora…estava pronto o cenário para o desastre! Consegui firmar a direção, para não fazer correções involuntárias, como tinha começado a fazer, escutando os pneus “cantar” querendo se desgarrar, e freie suavemente, mas progressivo, e o Guanaquito, nobre que só, se firmou novamente, e o pendulo cessou… paramos 2 kms. na frente, para ver as consequências dentro e fora (estava tudo certinho, no seu lugar) e para diminuir as batidas do coração e passar o susto :(…foi feio, tudo por descuido da minha parte, mas como todo Piloto que sobrevive a uma emergência, aprendi, e rapidinho: cuidado com a velocidade em descidas e curvas!!! O acontecimento foi no km.2.512 da Ruta 3; no relato do retorno, mostrarei as fotos do lugar, quando paramos na volta para fotografar. Perto de Rio Gallegos, viramos à direita para entrar na Ruta 5, que nos levaria à lendária Ruta 40, e mais tarde, encontraríamos a Ruta 11 até chegar em nosso destino. Chegamos a El Calafate com o odômetro indicando 75.519 kms., e logo de passar por um portal onde foram vistoriados nossos documentos pela Gendarmeria, fizemos a entrada propriamente dita a nosso primeiro destino, e mesmo que dali não pudêssemos chegar a Ushuaia, estar lá já era um triunfo para nós! Algumas imagens da Ruta 40 para quem não conhece: https://www.google.com.br/search?q=Ruta+40&rlz=1C1GGGE_pt-BRBR500BR500&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=gQt8UYjuBoLa9QT50oHYBg&ved=0CDEQsAQ&biw=1366&bih=705 Tem 3 Camping em El Calafate com capacidade para Trailers ou MH maiores; optamos por ficar no Camping Ñiriguau (aprox. 7 US$ por pax, 21 US$ os 3, por dia, sem cobrar o Trailer)(http://www.solocampings.com.ar/camping/niriguau/El-Calafate/Santa-Cruz/1462.html), que embora não muito grande, tinha uma torneira perto da casa, só para mim :P, luz e tinha wi-fi; longe da casa, o local era mais bonito, bem arborizado, mas era meio “apertado” para entrar, e não tinha sinal de wi-fi; foi daqui que enviei o primeiro post da Patagonia no “post” anterior, ‘Expedição Trailer….). Fomos na “La Anónima”, compras ( não muitas frutas e verduras, que daqui a uns dias, vamos para Tierra del Fuego!), passeio a pé (onde só ouvíamos falar em francês, inglês, alemão, japonês, e até alguns em espanhol!), e jantar e dormir cedo para passear muito amanhã. Foto1- Parando para descansar na Ruta 5 Foto2 – Não gosto de parar em lugares tão concorridos para almoçar, mas…:D Foto3- Ingresando na famosa Ruta 40 http://pt.wikipedia.org/wiki/Ruta_Nacional_40_(Argentina) Foto4 – Chegamos em El Calafate! :P Foto5 – Ruta 40 Não fui eu que quebrei a placa, não (tenho 2 testemunhas, mais o Guanaquito!):D

    em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49496
    Capt.A330
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    Domingo 17/03 Saímos cedo do Camping Municipal de Rada Tilly, odômetro indicando 74.468 kms., com muito cuidado, pois como falei, tem várias arvores grandes no caminho, e saí pelo mesmo lugar que entrei, por detrás dos banheiros, girando à direita, pois na saída direta, não dá para virar com o Guanaquito. A meta era chegar em Comandante Piedrabuena, no Camping da Isla Pavón, e antes de esquecer, la vai o percurso: http://goo.gl/maps/Y8qo4 Percebam que eu diagramei exatamente a rota como foi realizada, que pode se ver aproximando a imagem, embora em Caleta Olivia, o mapa está errado, pois sempre se continua pela Ruta 3, e a chegada, até a entrada da ilha, por causa do Maps; no ponto que mostra como chegada, se vira â direita, e se percorre perto de 900 mts. por caminho de terra (bom), para chegar no Camping. è muito interessante que você se encontra numa ilha fluvial, praticamente na desembocadura do rio Santa Cruz, que nasce perto de El Calafate. Esta parte da Ruta 3, até chegar em Caleta Olivia (68 kms.), é muito bonita, pois parte dela vem perto da praia, e por vezes, você pode ver lobos marinhos e muitas gaivotas e outras aves marinhas. No Km. 2.074, onde começa a Ruta 49, está a entrada para o Parque Nac. dos bosques petrificados (http://www.sib.gov.ar/area/APN*BP*BOSQUES%20PETRIFICADOS) http://www.parquesnacionales.gov.ar/parques/ e embora desta vez não paramos, eu já fui em 2007, e achei muito interessante, para quem gosta de geologia e afins; DICA; se você quiser visitar este Parque Nac., recomendo ir até Jaramillo, um povoado na Ruta 281, a aprox. 7 kms. ds Ruta 3 e aprox. 97 kms. de Caleta Olivia, todo asfalto, ir ao Camping (pequeno, mas muito limpo e arrumadinho), deixar o Trailer lá, e ir só com o carro, pois são aprox. 49 kms. de cascalho pela Ruta 49 (bom), e mais 85 kms. de Jaramillo até a entrada, totalizando 134 Kms. só de ida, pelo que recomendo, se for, ir para passar o dia (não esquecer de levar bastante água e comida, que lá no Parque não tem!). Para quem não tem problemas de colocar o Trailer na terra, a aprox. 25 kms. da saída do asfalto, tem uma fazenda, La Paloma, do lado esquerdo da estrada que oferece lugar para Camping (eu não fui para conferir), onde se pode deixar o Trailer, e fazer o resto só com o carro, segundo informações da Internet. Na Ruta 3, aprox. 200 kms. antes da Isla Pavón, vinhamos tranquilos pela estrada, entre 82 e 85 kms/h de GPS, a 2.000 rotações, em condições ideais sem vento e nivelados, sem subidas ou descidas, que é o regime melhor de vel., consumo e tração com Trailer para a Tritón, quando vemos um guanaco, apavorado com um carro que vinha em alta velocidade (parecia um Peugeot), cruzou correndo na frente do mesmo, e quase acontece um acidente, e o pior, tal vez sobrava para nós, porque foi a poucos metros do lugar onde nos cruzamos! Passamos na frente da entrada de Puerto San Julián, e nesse lugar, tem um monumento recordatório da guerra de Malvinas, e fomos tirar umas fotos, com o Guanaquito incluído, claro! Finalmente, chegamos no Camping da Isla Pavón, em Piedrabuena, e o mesmo é bastante bonito, pelas proximidades do rio, tem luz, água longe, como de praxe, mas nada que um mangueiro de 20 mts. não resolvesse; o precio, aprox. 20 US$ em total, e não tem wi-fi. http://www.turismopiedrabuena.com.ar/p/complejo-turistico-isla-pavon.html Instalamos o Guanaquito, e fomos fazer compras na La Anónima em Piedrabuena, e depois passeamos pelo Camping e redondezas, onde tem a casa do Piedrabuena, um marinho que navegou, dentre outros, a foz do Santa Cruz, adentrando bastante rio acima. Voltando das compras, abastecemos na YPF sobre a Ruta 3, e eles aceitam pagar o comb. no cartão, só até 100 Pesos$ (aprox. 20 US$), e o resto, só a vista; lembrando, nos postos perto das cidades, em quase todos, aceitam cartão VISA (não esquecer de desbloquear antes de sair do Brasil, para usar em Argentina e Chile!), porem em povoados menores, somente em dinheiro. Dica: lembrar também de ter adaptador de torneiras de 3/4 de pol., comumente usadas em Brasil, por um de 1 pol., como tem nalguns Camping em Argentina; na La Anónima de Piedrabuena, tinha para vender no setor de “jardines” (jardim). Bom, a descansar, que amanhã queremos chegar em El Calafate, lugar dos glaciares. Foto 1- Homenagem aos Pilotos Heroes de Malvinas, em Puerto San Julián. Foto 2- Guanacos pertinho da estrada. Foto 3- Rio Santa Cruz,e Isla Pavón; o Camping fica nos arvores mais altos à esquerda da foto Foto 4- Não é uma Mitsu, mas é 4×4; fica na entrada do Camping. Foto 5- Não vai ser louco de querer tomar banho no rio![hr] Mais fotos do percurso Rada Tilly-Isla Pavón; F 6-No Camping da Isla Pavón. F 7-Entrada de terra para o Camping. F 8-Chegando em Piedrabuena. F 9-Parando para almoçar, no meio do nada. F10-A ponte sobre a Ruta 3, visto da entrada do Camping da Isla Pavón.

    em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49490
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    leandrovaranda wrote:
    Fugindo um pouco do assunto: Capitão, em outubro estarei passando 4 dias por Curitiba. O cidade difícil de conseguir avião e hospedagem :D fui comprar hoje achando que ia poder escolher e os voos já estavam bem cheios e 2 hotéis lotados o terceiro consegui os últimos quartos. :P Mas deu certo.

    Beleza Leandro, mais perto da data, me envia uma mensagem, que te envio o # do meu cel. ou via MP e combinamos para nos encontrar em Curitiba, e levamos vocês para conhecer o Guanaquito. Abraços!

    em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49489
    Capt.A330
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    Odair, na boa, quando estamos entre amigos de verdade, batendo papo, realmente tomamos mais um pouco, embora reconheço que sou fraco, não bebo muito; e em viaje, tendo que acordar cedo para dirigir o dia todo, somente para manter o gosto. Claro que falando sobre Trailers, viagens, acampamentos, provavelmente vamos virar a noite e diversas garrafas:P Abraços, meu caro!

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