Capt.A330
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Capt.A330
ParticipanteDia 05/04/2015: Hoje, Domingo de Pascoa, o dia amanheceu chuvoso, com pancadas intermitentes; ainda bem que ontem de tardinha, já tinha deixado tudo no jeito e guardado tudo o que era possível, como tirar a mangueira de água potável e também das grises (ficamos utilizando de noite os tanques internos), recolhemos os pés de nivelamento, guardamos todas as tralhas, etc., deixando para tirar hoje só o cabo de energia elétrica, que tirei num momento que a chuva deu um trégua, logo após o café da manhã. Após nos despedir de nossos amigos, saímos da manhã, por volta das 09 hrs., e logo após Palmitos, a chuva retornou com força; a estrada que une Palmitos com Santa Lucia, onde encontraríamos a BR 158, se encontra em condição de regular a ruim, a maior parte sem acostamento, com deficiente sinalização, e em determinado momento, encontramos de repente, uma lombada sem sinalizar, logo após uma curva, com a visibilidade prejudicada pela chuva e eu não vi…pegamos a tal #&%#&@ :@ da lombada a perto de 60 km./hora, e não deu outra: o Guanaquito bateu o tanque d’água e soltou uma das barras que sujeitam o mesmo, muito similar ao que me aconteceu perto de Ushuaia em 2013…por sorte, eu já tinha modificado essas barras, e agora tem 4, em lugar das 3 originais, o que permitiu que devagar (ainda bem que já estávamos na entrada da cidadezinha de Santa Lucia) chegássemos num posto, onde o frentista nos autorizou gentilmente usar a rampa (o mesmo frentista nos falou que sempre tem gente vindo ao posto com problemas por pegar estas lombadas, que não estão totalmente sinalizadas já faz anos) e lá na rampa, pude consertar a fixação da barra, após uma verificação detalhada procurando outros possíveis danos, trocando a haste danificada e colocando uma porca e haste nova, que precavidamente, sempre levo para emergências como esta. Posto visto no Street View; pessoal muito amável e solidário: https://goo.gl/maps/TwGdm A pesar do inconveniente, ficamos felizes que nada mais tinha sido atingido, o que me leva, mais uma vez, a ficar feliz com o magnifico padrão de construção da Turiscar…mas báh, que Guanaquito valente, tchê! Após agradecer o pessoal do posto, seguimos em frente, e logo entramos na BR 158, em direção a Palmeira das Missões, e pouco depois, cruzávamos a ponte sobre o Rio Uruguai, entrando no Rio Grande do Sul, fazendo o Guanaquito vibrar de alegria, pois estava no seu Estado natal, e Terra Amada do Glorioso Tri-color! Como chovia bastante, não deu chances de descer para fotografar, portanto, vou colocar uma vista da ponte (e divisa) do Street View: https://goo.gl/maps/RNsTI e https://goo.gl/maps/axH8i Pouco após passar Iraí, a chuva virou um vendaval, e então, na primeira área de saída ampla, levei o comboio para acostamento, longe uns 30 mts. da estrada, e esperamos o temporal passar, longe de arvores, por precaução; em menos de 15 minutos, a tromba de água passou, deixando lugar a uma chuva fina, quase garoa, o que permitiu que voltássemos para estrada com segurança. Não pude deixar de notar, durante nossa espera, que camiões pesados, continuavam transitando durante o vendaval, e por vezes bem acima dos 80 km/h permitidos, o que me leva a pensar como eles fariam para frear numa emergência…:hein::@ A Br 158 está em condições regular a ruim em determinados trechos, o que fazia que viajássemos numa velocidade nunca superior aos 70 km./h, e até menos, nos trechos mais irregulares; perto de Palmeira das Missões, o asfalto melhorou sensivelmente, e a chuva parou completamente, melhorando muito as condições da viagem; viramos à direita no encontro da RS 330, que se encontra regular em grande parte da sua extensão, e a fome começou a se insinuar perto das 13 hrs., o que fez que parássemos na entrada vazia (feriado) duma fabrica de erva mate, onde foram tiradas algumas fotos que ilustram este relato, pertinho da entrada de Coronel Bicaco. Lugar da parada para almoçar: https://goo.gl/maps/gL0vX Almoçamos muito bem, muito tranquilo o lugar, e aproveitei de tirar uma soneca de 10 min., que deixa a gente novinho em folha…ah, se eu tivesse uma Ferrari de mais dum milhão de Reais…dormiria num banco duro e desconfortável… prefiro o Guanaquito mesmo, é muito mais comodo e aconchegante, além de pagar muito menos impostos! Chegamos cedo em Santa Rosa, e logo após cumprimentar nossa Tia, na casa da qual iriamos ficar, procedemos com a manobra para entrar com o Guanaquito no quintal onde ficaríamos; foi bastante difícil, pois na entrada da rua para a casa, tinha um par de montes de areia e entulho duma construção bem na frente, o que diminuía o espaço para manobrar, e ainda tem um desnível, pelo que tive que ter muito cuidado para não encostar a traseira do Diamante, e ainda, entrar de ré, para poder tirar a Frontier e utilizar a mesma sem ter o Guanaquito fechando a saída; ainda bem que Beti, como o “Walk-Talk” me auxiliava muito e conseguímos ajeitar o comboio, mas juro que não foi fácil! (quem manda ser “pão duro” e não ir para um Camping?).:desconfiado:
Percurso do dia: https://goo.gl/maps/UE6PT Lugar da manobra para a entrada do comboio: https://goo.gl/maps/Hpwnj Local onde entrei de ré com o comboio; um pouco apertado… https://goo.gl/maps/C0ZFH Fotos: Foto tirada perto da entrada de Coronel Bicaco, RS.
Mais uma vista da parada para almoçar.
Continua…Capt.A330
ParticipanteCapt.A330
ParticipanteContinuando com as fotos: Saindo de Esquel a bordo de “La Trochita”.
La Trochita, Viejo Expreso Patagonico.
A estepe patagônica, vista desde La Trochita.
La Trochita na estação Nahuel Pan.
Antigo Hotel Esquel, onde ficamos hospedados.
Subindo para a estação de esqui.
Estação de esqui “La Hoya”, em Esquel, Provincia de Chubut, Rep. Argentina.
A montanha de La Hoya.
Neve em La Hoya.
Uma das fotos que mais gosto do lugar: o caminho de Esquel para La Hoya no entardecer.
Continua…Capt.A330
ParticipanteCapt.A330
ParticipanteSábado 04/04/2015: Bem, queria comentar que mesmo na alegria e descontração compartilhada com os amigos ontem, de noite, ainda tivemos um tempo para refletir, nesta Sexta-feira Santa, sobre o verdadeiro significado da mesma, que sem duvida é muito alem do chocolate e o coelho “ovíparo” festeiro.
O dia amanheceu muito lindo, igualmente ao anterior, e lá vamos nós de novo para as piscinas, a curtir as propriedades das águas termais, com direito a uma descida curva e enlouquecida no “tobo-água” do complexo, o que resultou em muitas risadas e festa, claro! Como era nosso ultimo dia por lá, caminhamos um pouco pela cidadezinha, visitamos as margens do rio Uruguai, que passa de lado do Camping que já relatei noutro “post”, e também conversamos, jogamos baralho e descansamos muito (como se fizéssemos outra coisa!)
:demais: Num dourado entardecer, enquanto as folhas languidamente desciam num espiralado farfalhar, acariciando no seu derradeiro beijo o Guanaquito e tecendo um tapete na sua passagem desta vida, mostrando tenuemente sua incondicional tristeza pelo Outono que suave, porem inexorável, o envolviam numa dança de tonalidades ocres, sons distantes dum murmulho de amores incondicionais e certamente não correspondidos… É, o Guanaquito também é poesia. https://www.youtube.com/watch?v=mGqF4ZgjLnc E já que estamos em Abril, lembrei-me de “April Come She Will”, embora as estações do ano no norte são outras https://www.youtube.com/watch?v=4J1tCJEYETk A ultima noite foi saudada com uma chuva rápida, porém forte, que fez que saísse correndo desde a cabana onde confraternizávamos com nossos amigos, até o Guanaquito, pois tinha deixado as claraboias abertas; ainda bem que cheguei a tempo e não entrou água, mas anotei mentalmente… “Diário de bordo, data estelar 5971.5 – Lembrar de não deixar abertas as claraboias da Enterprise, isto é, do Guanaquito, quando temos possibilidade de chuva…” Fotos: Uma tarde linda…
Protegido pela grande arvore.
Porta aberta, convidando aos amigos a entrar…
Tapetes de folhas.
Continua…Capt.A330
ParticipanteObrigado Rodrigo; de tanto insistir em tirar fotos, um dia acerto! Obrigado Stephan, em breve continuo. Gustavo, fomos MUUUUUITO bem tratados na Terra Amada, com muito churrasco, chimarrão, cuca, etc., além das amizades fantásticas que temos por lá; nos “próximos capítulos”, faço menção a tudo isto. Abraços! Dardo.
Capt.A330
ParticipanteGustavo, sobre o Teccom 10 que uso, mesmo nas minhas viagens fora do país, nunca tive problemas com o comb., e posso afirmar esto em função do exame visual detalhado que faço junto ao mecânico quando troca o filtro de comb. e lembro que as novas Frontier, tem um sensor de comb. muito apurado, o que fazia, também, que os primeiros modelos desse motor como o meu, cortassem a turbina para evitar problemas; foi trocada a sonda que vigiava este problema de contaminação do diesel S10 ou S50, pois qualquer contaminação, por pequena que fosse, fazia “cortar” a turbina para evitar danos, e eu nunca senti pre-detonação ou falta de força nas subidas com o Guanaquito atrelado utilizando esporadicamente o Teccom 10; similar a esta comprovação, Odair também se viu livre de maiores problemas usando STP, conforme seus relatos, e posso te assegurar que ele sabe do que está falando. Te envio estes “sites” para que avalies; com respeito a tanque cheio ou não para evitar condensação, eu lembro que nos aviões, aqueles que ficam cobertos pelo hangar, quase nunca tinham problemas de condensação, e olha que em virtude dos tanques de comb. ser bem maiores do que dum carro, estão mais sujeitos ao problema, e por isso, se tua S10 ficar na garagem fechada, a condensação vai ser mínima ou quase inexistente, mesmo com o tanque semi vazio. Os “sites”: http://fuelinjectorcleanerreviews.com/ http://www.stp.com/products/fuel-additives/diesel-fuel-injector-treatment/ http://www.teccom10.com.br/ Espero ter sido útil; abraços Gustavo! Dardo.
Capt.A330
ParticipanteBuenas Gustavo! Comento o que eu faço com a Frontier: se encho o tanque para que não fique muito espaço para que a condensação seja significativa, o comb. fica “velho” se não usar ele; se deixar pouco no tanque para estar sempre renovando o mesmo, fica espaço para a condensação! Portanto, não me preocupo muito com isso, faço sempre a revisão do filtro e utilizo o Teccom 10 como medida preventiva, alem de abastecer sempre no mesmo posto em Curitiba, e quando viajando, abasteço só em postos de bandeira, que tem auditoria do próprio fabricante e ainda levo dois tambores de 50 lts. para não ter que abastecer em postos duvidosos. Mas a pouca quantidade de água proveniente da condensação, é facilmente retida pelo filtro de combustível, e este sim, deve ser alvo de todo cuidado, trocando ele sempre em toda revisão prevista pelo manual do proprietário (ou até antes, depende da possível desconfiança quanto ao lugar onde abastecemos eventualmente ou a utilização “pesada” do veiculo). A utilização de produtos aditivos de boa procedência (marca de eficacia comprovada), como Odair e eu comentamos neste mesmo tópico, ajuda, e muito também, e se quiser um preciosismo, manda instalar um 2do. filtro, como Odair fez, e ele mesmo comenta neste tópico. Grande abraço Gustavo! Dardo.
Capt.A330
ParticipanteMuito completo o estudo da dissertação; olhando em paginas anteriores deste tópico, posso comprovar que o que Odair comentava e explicava, é fiel reflexo da verdade. Grande abraço! Dardo.
Capt.A330
ParticipanteBelas fotos Marquitos, gostei muito, e também da narrativa. E a Manu, a cada dia mais linda (ainda bem que “puxou” para a Paulinha!)
:desconfiado:
:D:D Grande abraço para os três! Dardo.
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