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Edison Sampaio

Respostas no Fórum

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  • em resposta a: Inversores para Frigobar #62241
    Edison Sampaio
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    Faz sentido! E para “tocar” um frigobar de 120 litros, qual a potência do inversor que deveria usar? Obrigado. Edison SAmpaio ___________________

    macamp wrote:
    Olá. Minha opinião é que se tenha sempre um inversor com o mínimo de potência qu possa tocar sua geladeira e outro mais forte para os demais equipamentos. Isto porque o inversor dissipa (perde) muita energia da bateria em forma de calor nesta transformação e se você colocar um inversor ultra-potente estará perdendo energia o tempo todo a toa. A geladeira é o único aparelho que fica ligado 24h por dia. Daí a vantagem de um inversor só para ela. O outro poderá ser mais potente, pois você só ligará quando for utilizar outros eletro-eletrônicos.

    [hr] Ainda dispõe desse inversor? Qto pretende por ele? Obrigado, Edison Sampaio (edisonsampaio1950@gmail.com) ________________________

    Andre Americana wrote:
    Quando tinha a Safari, utilizava um Xantrex de 1000wts, alimentava a geladeira, TV e esporadicamente uma cafeteira. Para meu uso atendia tranquilamente. Caso tenha interesse, estou com esse inversor guardado na caixa e posso vende-lo. Abraço.
    em resposta a: Motor Home- Consulta aos caravanistas #49312
    Edison Sampaio
    Participante

    Amigos, já contei o caminho que percorri até conseguir legalizar minha quitinete ambulante, construída artesanalmente a partir de um micro-ônibus. Gastei quase um ano! Se não fosse um cara persistente e com tempo para gastar, teria desistido. Que nos submetessem ao INMETRO, tudo bem, por uma questão de segurança, mas esse tal de CAT não faz sentido, assim como o “pouco caso” que fazem os burocratas desestimulam qquer um. Qto ao caminho da legalidade já falamos todos, mas agora, no duro mesmo, confesso que não repetiria o percurso. Por causa de meus parcos recursos financeiros, compraria um furgão grande e acomodaria minha tralha de camping dentro dele, cada coisa em seu porta-coisa, organizadamente, colchões infláveis… Lá no fundo do furgão, faria um banheiro de fibra. Essa seria a única estrutura que ficaria montada permanentemente. Isso é o que eu faria hoje em dia. Vejam aqui como faz esse experiente casal de campistas: http://www.ocampista.com.br/tralhas2.php. Abrçs do Edison Sampaio – Patos de Minas

    em resposta a: 4 pontos #47613
    Edison Sampaio
    Participante

    kekeke!!! Faz dois meses resolvi estacionar com a família no camping de Três Marias (MG). Chegamos numa Quarta com idéia de ficar pelo menos uns 10 dias. Pura tranquilidade! Pelo menos até Sexta, pois acordamos no Sábado com um FUNK maluco antes mesmo de raiar o dia. Lá pelas 10:00h parece-me que já havia uma competição de fanqueiros, ou melhor, de carros de som de fanqueiros, cada qual querendo mostrar que o o seu som era o melhor. Uma coisa infernal! Resultado: antes das 17:00h partimos. Disseram-nos que o final de semana todinho seria assim (kekeke!!!). Ô lôko! Não fosse pela segurança, só faia camping selvagem!

    Carlo Pecca wrote:
    Olha: com segurança… só se for em base militar e rapaziada ordeira e baixo som.. talvez nos encontros religiosos. Aqui no Rio com o tar de funk, meus amigos… é duro a vida da bailarina! Recentemente passei pelo antigo e desativado camping de Atafona, fica entre Campos dos Goytacazes e São João da Barra no estado do Rio. Tem uns doidos que ainda utilizam parte do terreno para acampar. Só vendo um horror, pior que acampamento de “sem Terra”, com direito a saco de plástico como cobertura e outras cositas más. Banheiro só do kiosque, próximo uns 100mts. O SOM, o meu Deus o som, puro, cristalino e alto, bota alto nisso, tema: claro FUNK!
    em resposta a: Bike Elétrica #47673
    Edison Sampaio
    Participante

    Colega, a Resolução 315/209, do DENATRAN, equipara essas bicicletas elétricas a ciclomotores. Para dirigir ciclomotores é necessária, no mínimo, uma autorização especial do DETRAN, cujos requisitos são idênticos aos exigidos para “tirar“ uma CNH. Então, é melhor “tirar” logo uma CNH. Outra coisa é que essas bicicletas elétricas não estão inscritas na Base de Índice Nacional (BIN) e, portanto, não é possível o registro como veículo automotor. Consequentemente, não é possível o emplacamento e nem, tampouco, expedição de multas. Em algumas cidades, há orientação no sentido de se fazer vistas grossas se o condutor estiver “direitinho”, com capacete e a bicicleta elétrica estiver com os equipamentos (retrovisores, etc). Contudo, nada é oficial. Eu, pessoalmente, que fujo de “fiscalizações questionáveis” como o diabo foge da cruz, prefiro recalcar minha vontade de ter uma dessas. Deus me livre de ficar tentando me explicar com guardas! Certamente o melhor mesmo é comprar logo um ciclomotor, uma Pop 100, da Honda (que é uma beleza!). Policiais têm poder discricionário para autuar ou não e, de qquer jeito, sempre cabe uma apreensão do veículo, embora não caiba multa. Aliás, situação semelhante ocorre com quadriciclos, que não podem andar em vias públicas pelos mesmos motivos. Abrçs do Edison Sampaio Pastos de Minas – MG

    Dr. Green wrote:
    Pessoal… o assunto não tem muito a ver com campismo mas no fundo também tem!! http://www.americanas.com.br/produto/110488297/esporteelazer/bicicleta/bicicletaseletricas/motorizadas/evolubike-nano:-bicicleta-eletrica-e-dobravel-quadro-de-aluminio-prata eu achei essa bike elétrica citada acima muito legal e queria comprar uma pra eu andar aqui em SP, e já aproveitando, ia levar ela em minhas viagens pra me locomover do camping até os pontos turisticos das cidades próximas… (ela é dobrável, pesa só 14KG, da pra levar no metrô, busão e tal…) porém, esta semana encontrei um guarda na rua e resolvi perguntar pra ele se pra andar de bike elétrica pela cidade precisa de carteira de habilitação, ele me disse que SIM, capacete e tudo o mais… aí já desanimei com tudo… (eu não tenho carteira A) alguém sabe se é verdade isso? precisa mesmo de carteira A pra dirgir uma BICICLETA???? ou o guarda tava só tirando uma com a minha cara? caso precise mesmo da habilitação, eu posso ao avistar um guarda longe, desligar o acelerador e começar a pedalar e fingir que eu estava usando a bike no pedal e não na eletricidade? ou só por ser uma bike elétrica mesmo no pedal você já precisa da habilitação? apesar do preço salgado, eu queria mto uma bike elétrica pra dar meus rolês pelos campings e aqui na cidade tb… vim então pedir ajuda aos mais experientes e aos amigos policiais que frequentam o forum hehehehehe
    em resposta a: 4 pontos #49041
    Edison Sampaio
    Participante

    Tem, mas isso tudo por um preço justo seria melhor ainda. Há campings com preço tão alto que melhor é ficar logo em uma pousada. Abrçs do Edison Sampaio

    Danilo Troncoso wrote:
    Para mim, há 4 itens de vital importância num local de campismo de sucesso, são eles: – Cordialidade dos funcionários (um bom atendimento salva qualquer camping); – Segurança (Rondas noturnas ou motinoramento do perímetro do enrtono do camping); – Higiene das dependências (principalmente banheiros e piscinas, se houver); – Cumprimento do Regulamento interno (principalmente no quesito som alto – volume de aparelhos de som e similares). É claro que há outros pontos (nivelamento, drenagem, quantidade de sombras, etc), mas esses podem ser relevados em detrimento desses acima citados. Não tenho razão? Um abraço.
    em resposta a: Cadastro Nacional de proprietários de RV’s #47004
    Edison Sampaio
    Participante

    “…descobri, no mês passado, que…”, é o que vc diz em sua postagem, colega “lc.manhaes” (kekekeke). Creio que frase semelhante é uma constante em nossa vidas. A cada dia a gente descobre uma coisinha. Qto a essa questão de peso de nossos veículos de recreio, logo que descobri que, mesmo sem embarcar nadica de nada, me sobravam apenas 120 kg para chegar no Peso Bruto Total, fui obrigado a retirar meu precioso suporte para motocicleta; um par de “macacos estabilizadores”; andar com apenas meio bujão de gás e embarcar a tropa com o estômago vasio. Mas com sou uma criança, a despeito dos meus 62 anos, ainda tenho muito o que descobrir. Abrçs!

    em resposta a: 4 pontos #46966
    Edison Sampaio
    Participante

    O que me deixa mesmo preocupado é a Segurança. E a tal ponto que chego a imaginar um motorhome rodeado de câmeras e bicos para dispersão de gás paralizante, de modo que se acordarmos à noite com ruídos suspeitos e verificarmos pelo monitor interno que são bandidos querendo nos assaltar, apertamos um botão e o gás paralizante é dispersado, paralizando imediatamente a bandidagem (kekekeke!). Brincadeira, amigos, Segurança é apenas um sentimento (!). Ou nos sentimos seguros ou não, indiferente do ambiente, já que objetivamente é muito difícil… Costumo estacionar em locais ermos e durmo como um bebê. Creio no destino mas, por via das dúvidas, sempre qdo viajo mando benzer o motorhome com galho de goiabeira! Abrçs do Edison Sampaio – Patos de Minas

    em resposta a: Motor Home- Consulta aos caravanistas #46965
    Edison Sampaio
    Participante

    Claudio, no CRL do meu pequeno MH, consta ESP/MOTOR-CASA/CARROCERIA FECHADA. E lá no campo OBSERVAÇÕES consta o cadastramento do motor e o número do CSV. Se no seu CRLV acrescenta (!) TRANSPORTE RECREATIVO, não vejo obstáculo algum. Porém, é preciso que nos precavamos contra adversidades, mormente qdo estamos em viagem de passeio com a família. Policiais costumam ser muito bitolados e têm poder discricionário. Sabe-se lá se num ermo qquer, pelo Brasil adentro, não se encontra uma patrulha que interprete a informação constante do CRLV de modo a causar uma situação desagradável para nós e nossa família? Não tenho certeza, mas parece-me que há um padrão para redação do campo ESPÉCIE/TIPO no CRLV. Outros, colegas opinarão e a gente poderá formar uma opinião. Abrçs do Edison Sampaio – Patos de Minas

    em resposta a: Cadastro Nacional de proprietários de RV’s #46940
    Edison Sampaio
    Participante

    hehehe! Dr Green, Vossa Excelência fala assim da boca para fora. No fundo você gosta mesmo é de conviver, de congregar, de se associar. Como sei disso? Por sua participação ativa neste forum, ora. E aonde já se viu algum campista ou caravanista não gostar de se agrupar? Abrçs do Edissamp

    Dr. Green wrote:
    Pessoal… sem querer ser chato, mas eu sou chato e nem tenho Motorhome pra opnar aqui (mas tenho trailer e acampo desde que nasci) olha eu sou chato, eu gosto de acampar sozinho, não faço amigos e nem me filio a grupos, sou jovem, tenho 25 anos só mas eu nasci e sou assim, agora imaginem outros que são tão chatos ou até piores doque eu, podem ser mais velhos, podem nem ter internet e muito menos saber de algo assim, e garanto que são muitos… acho que esse cadastro vai atingir uma parcela pequena de todos os proprietários de RVs… eu como muitos por ai não sou cadastrado em nenhuma rede social como orkut, facebook e outros, e também não iria me interessar em fornecer meus dados a um cadastro deste porte, alguns aqui podem deixar de gostar de mim mas eu faço parte de um grupo de pessoas que prefere fazer tudo sozinho e sem companhia de ninguém…
    em resposta a: Motor Home- Consulta aos caravanistas #46934
    Edison Sampaio
    Participante

    hehehe! O gostoso de um fórum é a riqueza de informações que se obtém. Ah, Zauri, que bom seria se vivêssemos sem a desgraça da corrupção. Porém, como ela existe, é preciso nos precavermos, especialmente qdo estamos em viagem com nossas famílias. Cair nas mãos de policiais corruptos às vezes pode ser trágico. É claro que nenhum policial está acima da Lei, mas eles têm o poder discricionário e, nas mãos de corruptos, isso é uma arma aterradora. Também é claro que devemos nos contrapor às pressões que fazem no intuito de conseguirem seus intentos criminosos. Porém, afirmo-lhe, não convém se fazer isso com tanta veemência. Salvo se não estivermos com a família ao lado e estejamo9s dispostos a correr o risco. A prática recomenda isso. E foi baseado nisso que o aconselhei a ajustar-se às normas. Embora sejamos pessoas de Bem, como a grande maioria, os Maus existem e são muito fortes! São poucos, mas se impõem sobre nós. Abraços a você e a todos!

    Zauri Carvalho wrote:
    Boa Noite Inicialmente obrigado aos que até agora expressaram suas opiniões. Lancei essa ideia para saber se mais alguém tem dúvidas quanto ao assunto e outra expectativa é que dentre os caravanistas e simpatizantes exista alguém que tenha pertencido ao DENATRAN ou que tenha conhecimento integral da legislação a respeito. Dessa forma evitaria uma pesquisa em toda a legislação, mas se for necessário eu a farei. O outro motivo de abordar esse assunto é que não somente eu mas outras pessoas com capacidade de projetar,com ferramental e material adequados, conhecimento sobre mecânica em geral, sistema de esgoto, hidráulico, elétrica etc. e com habilidade para trabalhar com diversos materiais, gostariam de montar o seu próprio MH. Porém a burocracia (rr) brasileira e legislação muitas vezes copiadas de outros países sem a devida adequação à nossa realidade e deixando de lado as inovações, cerceando e dificultando a nossa vida quando se quer desenvolver algo. Caro EDISAMP A ideia é exatamente essa, “percorrer o caminho da legalidade”, ou seja, se não há lei que proíba o transporte do meu material particular, devidamente acondicionado no meu furgão, o que temer? Em situação de fiscalização, argumentar ou contra-argumentar não é o caso e sim seguir alei. Numa blitz se estou com tudo certo não tem motivo para preocupação.Nenhum policial está acima da lei. Temos que nos contrapor a essas situações, não aceitar alegações ilegais, não entrar na dança da corrupção.Isso existe por culpa nossa, do povo, se eu estiver errado, mando lavrar a multa e nada de propina.Caso a situação passe a esquentar, como você inicialmente relatou, posicione o (a ) companheiro (a) de viagem fora de veículo de forma que você e ele tenham visada total do veículo, grave, tire fotos (celular etc.) se possível telefone no ato para um advogado criando também um clima semelhante, isso se você estiver com tudo certo.Caso contrário pague a multa.Não devemos mais ficar reféns de maus policiais e agentes do governo. Falando em tese, isto é, se acaso o tipo de montagem em furgão abordada no início dessa conversa não for ilegal, eu manteria no veículo as notas fiscais do material no compartimento de carga e parte da legislação que ampara esse transporte. Quanto ao “compre” um CAT, é a saída para aqueles que querem montar o próprio MH. O jeitinho brasileiro, por vezes, comparado aos males e dificuldades que o governo nos causa, deixa de ser ilegal ou imoral por ser a única forma de resolver o problema. Grande abraço e boas viagens. Gilberto Quados. Grande caravanista da TOCA. Já nos comunicamos anteriormente e ainda continuo com a ideia de montar o meu MH. O meu caso seria a montagem num FURGÃO, conforme citei no início, SEM MODIFICAR a estrutura original de fábrica. O transporte é de bens particulares usados e possivelmente todos com nota fiscal. Entrei no site do DENATRAN, como você sugeriu mas não encontrei respostas para as minhas dúvidas.A Resolução 292 trata de Modificações (minha proposta é não modificar a estrutura original)e as Portarias 1100 e1101 tratam de duas empresas homologadas para Vistorias. Ou se encara as blitz com a legislação na mão ou segue a ideia do Edisamp. De qualquer forma, obrigado e boas viagens. André Carga seca ou carga geral é todo material comum que pode ser transportado sem controle de temperatura. Considerando remédios, víveres, explosivos e outros materiais específicos que exigem controle de temperatura, imagine a quantidade que sobra como carga seca (madeira, geladeira, fogão, vaso sanitário, colchão TV, Ar Cond. climatizador e por aí vai) e que não necessariamente são acondicionados em caixas lado a lado, podendo apenas serem amarrados, estaiados etc. Quanto a transformação de Van (passageiros) para carga e vice-versa isso está estabelecido na Resolução 292, pois é uma modificação da finalidade do veículo. No caso em discussão, a proposta é não modificar a estrutura original e manter a mesma finalidade, ou seja, transportar material (carga). Obrigado e grande abraço. Dr. Green Realmente a burocracia (rr) no nosso país não tem concorrente e viva o futebol, o carnaval, a politicagem e o “carro chefe” A CORRUPÇÃO. Na escuta de outros posicionamentos. Grande abraço a todos. Zauri
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