GustavoN
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GustavoN
BloqueadoSim, podes usar três cabos de 25mm² ao invés de um de 70, por exemplo. Não haveria problema, e na verdade se faz isso com frequ?ncia para tornar o conjunto de cabos mais flexível. Em uma seção da instalação vamos usar dois cabos de 50mm² ao invés de um maior, por exemplo, e vamos usar disjuntores independentes. Quanto aos disjuntores serem confiáveis ou não, depende da qualidade do equipamento, como tudo. Os que tenho em casa para instalar no trailer são esses aqui: http://www.cooperindustries.com/content/dam/public/bussmann/Transportation/Circuit%20Protection/resources/datasheets/BUS_Tns_DS_18X_CIRCUITBREAKER.pdf A Bussmann é uma empresa conceituada especializada em circuitos de proteção (disjuntores, fusíveis, etc), e fornece equipamentos pro mercado americano e europeu, principalmente.
GustavoN
BloqueadoDisjuntor tri-fásico pra 12V DC? Acho que não estás olhando o equipamento certo.. disjuntores de 100/200/300A ou mais são comuns. Seria bom pedir para um eletricista experiente dar uma olhada no sistema final. Esse tipo de carga facilmente incendeia o veículo.
GustavoN
BloqueadoNão parece uma boa idéia manter a bateria de arranque ligada no sistema, por vários motivos. A bateria de arranque é feita para fornecer muita corrente por pouco tempo, então se abrir o circuito com ela carregada e o banco do trailer descarregado, pode fazer com que as baterias do trailer recebam mais corrente do que seria saudável, e certamente vai causar descargas profundas da bateria de arranque, o que vai diminuir a vida útil dela. Ruim pros dois lados. Cuidado com a fiação também.. para evitar incêndios é importante medir a corrente que está passando entre os vários pontos do sistema e dimensionar os cabos de forma adequada. Isso deve ser feito tanto com as baterias a 100% quanto com elas descarregadas (na tensão mínima saudável), e com a fonte ligada e desligada A regra do disnjuntor é a mesma para casa e fusíveis em geral: deve ter a capacidade um pouquinho acima da corrente máxima esperada naquele ponto do circuito, para que ele desarme quando algo estranho ocorrer. Em geral disjuntores aceitam picos momentâneos sem desarmar, o que quer dizer que o pico não deve ser levado em consideração. Leia a especificação do modelo específico que pretendes comprar. Note que disnjuntores de 12V DC não são os mesmos que se usa em casa.
GustavoN
BloqueadoCarlos, as baterias estavam em torno de 13V, mas esses 47A não devem ser nada de mais para uma bateria em bom estado que não esteja descarregada. Os fatores que eu verificaria no teu sistema são: 1. Cabos, como indicastes. Quanto maior a corrente ou a distância, maior deve ser a bitola, para evitar que a resistência do próprio cabo se torne um problema. Se quiseres, me passa a distância que precisas que faço o cálculo pra ti. 2. Conexões. Essa é fácil de verificar pela temperatura. Conexões que estejam limitando a corrente vão aquecer. 3. Qualidade do inversor. Frequentemente os produtos chineses não entregam a potência que prometem. Demorei muito pra escolher o inversor, comprei ele superdimensionado, e ainda assim fiquei com o pé atrás até testar de fato. 4. Inversor de onda modificada. Isso frequentemente é o problema. Mesmo que seja um bom inversor, vários equipamentos não vão funcionar de forma adequada se o inversor for de onda modificada, principalmente equipamentos com motores ou transformadores (microondas). Recomendo fortemente um inversor de onda senoidal pura. 5. Vida útil das baterias. Duas baterias de 170A é muito mais do que o necessário para essa potência. As baterias só serão um problema se estiverem descarregadas ou muito velhas. Depois me conta o que houve aí.
GustavoN
BloqueadoValeu o incentivo, Dardo. Está quase na hora de colocar tudo no lugar, e até agora estou bem contente com os testes. Depois de tudo pronto vou ter uma boa base pra te ajudar nos detalhes do Guanaquito.
GustavoN
BloqueadoPoxa, muito bom o resultado, Rodrigo!
GustavoN
BloqueadoBoa noite pessoal, Hoje a noite fiz um teste mais completo, integrando as duas baterias, a fonte chaveada, o inversor, e um microondas de 1500W (o nosso de casa, não o do trailer). O sistema funcionou bem tranquilo, sem sequer ligar a ventilação forçada do inversor ou da fonte durante o teste de 1min e 30s. A fonte chaveada forneceu os 60A esperados sem problemas, e as duas baterias forneceram em torno de 47A cada, para um total de 155A, ou 1860W. Ao desligar o microondas, o inversor voltou a consumir 3A para manter os 220V funcionando e alguma coisa mínima da eletrônica do microondas, e a fonte passou a fornecer em torno de 5A para cada bateria, recarregando o que foi perdido durante o uso. Por enquanto tudo bastante positivo. Um bom domingo a todos.
GustavoN
BloqueadoMuito obrigado pelas considerações, Dardo! Como sempre, muitíssimo apreciadas pela minha falta de experiência prática. Também fiquei pensando no peso extra, que não é pouco. Mas se o plano der certo, a caixa ficará bem posicionada, localizada a somente 80cm a frente do eixo frontal do trailer, e a idéia é justamente a que sugeres: um registro para que ela fique vazia e isolada na estrada em viagens tradicionais longas, mas de forma que possamos carregá-la quando necessário. Isso é um complemento importante para o conceito de autonomia que gostaria de fazer funcionar. Sem água a autonomia de energia teria uma utilidade bem mais limitada. Grande abraço, e obrigado mais uma vez.
GustavoN
BloqueadoBuenas Dardo, As caixas tem 182 litros de potável, 182 litros de detritos, e 190 litros de servida. Estamos estudando a possibilidade de colocar uma segunda caixa de 245 litros de potável na frente das demais, de uso opcional (com registro) para viagens mais extensas.
GustavoN
BloqueadoObrigado pela dica Gian, mas eu provavelmente vou fazer o sistema do zero para integrar tudo no mesmo display e a gosto. Como termômetro vou usar um (ou mais) DS18B20 que já tenho em casa: http://datasheets.maximintegrated.com/en/ds/DS18B20.pdf
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