Publicidade:

GustavoN

Respostas no Fórum

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 455 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Privado: Tópicos antigos com usuário errado #95144
    GustavoN
    Bloqueado

    Roger, segue um exemplo de conteúdo exportado do sistema antigo. Eu mesmo exportei remotamente através da API pública enquanto o sistema estava ativo. Esse texto está formatado em BBCode, que é bastante comum, é praticamente texto puro, e é o mesmo formato do texto que tu digitas na caixinha aí embaixo. Não há em minha opinião uma boa razão para esses problemas de formatação que ocorreram.

    Mas em fim, isso está se tornando uma análise [i]post mortem[/i], que é melhor tida ao vivo quando encontrar o Marcos para um bate papo. Enquanto isso vou tentar voltar a participar do forum, e possivelmente hospedar o conteúdo que eu achar mais importante em um local que eu possa cuidar melhor.

    
    Chegaram as placas solares e o engate.
    
    Eu já sabia as dimensões das placas quando fiz a encomenda online, mas ao vivo o tamanho assusta um pouco:
    
    [ img ]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=5460[ /img ]
    
    São duas dessas, da Canadian Solar, 255W cada. Parece muito mas na verdade não é.. além desse número ser teórico (ponto máximo com tudo a favor), a eficiência dessas placas diminui muito por estarem posicionadas de forma totalmente horizontal em cima do trailer ou motorhome, ao invés de estarem inclinadas em direção de sol favorável como é típico e ideal. Durante o inverno, além dos dias serem menores, o ângulo do sol também é menor em relação ao horizonte. Imagino uma perda de mais ou menos 30% na região onde estamos (o ângulo muda com a latitude), e colocaria pelo menos mais 10% de perdas diversas (fiação, sujeira, aquecimento, etc). Com isso sobra uns 300W.. tirando uns 100W para gastos diversos durante o dia (geladeira, bomba, etc), sobraria uns 200W para carregar as baterias, 16A a 12V. Com 4 horas de sol no inverno, daria 64Ah a 12V para o uso no resto do dia. Não é muito.
    
    Quando chegar o carregador/inversor vou fazer alguns testes para ver na prática o que vai dar.
    
    em resposta a: Privado: Tópicos antigos com usuário errado #95141
    GustavoN
    Bloqueado

    Oi Alexandre,

    Primeiramente, se possível por favor leia essa mensagem com uma música de fundo bem calma, e tente ler tendo em mente que minha “voz” está calma e pacífica. A falta do tom de voz online atrapalha muito as conversas, e o que é uma discussão saudável frequentemente parece (ou se torna) uma briga. Não é o caso aqui.

    Agora vamos a questão da moderação. O ponto que levantei é que em forum nenhum é apropriado editar mensagens que foram enviadas por membros de forma a corromper a mensagem original quando se trata de um link interno, para o próprio forum. Isso [i]realmente[/i] não é papel da moderação, e ao menos pessoalmente para mim isso é um assunto mais sensível porque tópicos aqui no forum que eu passei meses contribuindo e cuidadosamente editando foram corrompidos durante a migração, como mencionei acima.

    Eu entendo que o forum é mantido aparentemente com muita dificuldade e amor pelo Marcos, como visto neste tópico que estamos, mas existem determinadas regras sociais dentro de uma comuidade online que precisam ser respeitadas para que essa comunidade permaneça saudável. Assim como eu respeito o teu esforço e o do Marcos nessa empreitada, é importante reconhecer o esforço dos vários membros dessa comunidade quando eles contribuem conteúdo. É o tempo deles que é investido com muito amor e carinho pelo campismo na produção desse conteúdo que está em jogo.

    Ao menos nesse momento eu não tenho confiança em enviar conteúdo significante para o forum sem que esse seja indevidamente manipulado, e isso é um problema meio fundamental ao se tratar de um forum online, independente do amor e carinho que temos pelo assunto.

    Novamente, por favor leia e responda essa mensagem com calma. É uma crítica, mas é construtiva. O ideal é ambos aprendermos algo no final da conversa.

    em resposta a: Privado: Tópicos antigos com usuário errado #95138
    GustavoN
    Bloqueado

    Isso não é assunto pra moderação, Marcos, em forum nenhum. Eu literalmente coloquei um link do próprio forum em um post do próprio forum, e minha mensagem foi editada e corrompida (de novo!).

    em resposta a: Privado: Tópicos antigos com usuário errado #95133
    GustavoN
    Bloqueado

    Rodrigo, também está ocorrendo aqui. É problema de configuração no sistema mesmo.

    Marcos, podes esclarecer essa questão de posts normais sendo editados pela moderação?

    em resposta a: Privado: Tópicos antigos com usuário errado #95114
    GustavoN
    Bloqueado

    Pois é Davi, o transtorno me chateou um pouco sim como conversei com o Marcos na época. A pior parte foi sem dúvida a corrupção de vários tópicos e posts (posts duplicados, espaçamento removido, imagens fora de lugar ou ausentes, links quebrados, etc). Mas já chorei o suficiente pro Marcos por email logo após a migração.

    em resposta a: Privado: Tópicos antigos com usuário errado #95113
    GustavoN
    Bloqueado

    Show de bola, obrigado Marcos! Meus tópicos são meus de novo. Ufa! 🙂

    Marcos, poderias explicar melhor essa questão do post sendo modificado depois de publicado e o link sumindo devido a moderação? Não entendo muito bem com isso pode ocorrer, considerando que é um link apontando aqui pro forum mesmo.

    em resposta a: Privado: Tópicos antigos com usuário errado #95109
    GustavoN
    Bloqueado

    Obrigado. O estranho é que esses tópicos já tinham sido associados com o meu usuário, Inclusive o username lá não é o mesmo do sistema antigo. E agora eles estão com um usuário em branco, parece?

    Falando em estranho, o que houve com a primeira mensagem desse tópico aqui? Havia um link para https://macamp.com.br/forum/topico/fontes-chaveadas/ e agora desapareceu?

    em resposta a: Proibilção Botijão 2k "liquinho" #94925
    GustavoN
    Bloqueado

    Exatamente, Celio. O que mantém o GLP em estado líquido é a pressão, exatamente como a água. O que mantém a água que consumimos em estado líquido é a pressão da atmosfera. A 0.0001 ATM, a água fica em estado gasoso a zero graus celsius.

    Mas e aí? O que significa uma determinada molécula estar em estado solido, líquido, ou gasoso? Será que a água que respiramos no ar está em mesma concentração que a água da garrafa? Será que mata a sede tomar água de garrafa vazia? Tem água alí e a pressão é a mesma. 🙂

    Se quiser “tirar a teima”, faz o seguinte: gás é vendido por peso (2kg, 5kg, 13kg.. é o peso líquido). É só pesar..

    Mas pensa bem. Esse processo é ilegal principalmente por ser perigoso. Os botijões recebem o gás em estado líquido só até ~85% de sua capacidade volumétrica, pra poder expandir com o calor sem explodir. Vai pesar pra fazer isso também? E gás em estado líquido vazando em alta pressão no quintal de casa também não é uma coisa super legal de administrar.

    Eu acho uma grande furada, e acho muito complicado ficar dando esse tipo de sugestão em forum público. É ilegal, é perigoso, queima a casa, e mata quando explode. Se quer *mesmo* fazer, estude a fundo e procure descobrir porque é ilegal e como o sistema dos fornecedores funciona, e quais medidas de segurança existem para o setor.

    Do contrário, compra um lacrado e bora pro camping.

    em resposta a: Uruguai de trailer 2015/2016 #66449
    GustavoN
    Bloqueado

    Muito obrigado, Dardo. Curtirmos muito esse passeio. Vou aproveitar pra concluir o relato então:

    Depois dos dois dias no Parque Santa Teresa, levantamos acampamento no domingo pela manhã em direção ao Chuí brasileiro. Apesar do dia nublado, na saída conseguimos essa bela foto com o Forte Santa Teresa e a paisagem uruguaia ao fundo:

    A viagem entre o parque e o Chuí tem pouco mais de 30km. Apesar disso, essa distância pareceu um pouco longa pois estava no limite do combustível.. havia um plano B com um posto Uruguaio no meio do caminho, mas a menos que a camionete estivesse com problemas no marcador, não haveria necessidade.

    E de fato não houve. Fizemos uma parada rápida na imigração do lado uruguaio para registrar a nossa saída, que foi rápida e sem perguntas, e em seguida estavamos dentro na avenida principal bi-nacional do Chuí. O movimento devido aos freeshops era intenso, mas lentamente conseguimos passar e chegar ao posto de combustível com uma folga de uns 15km ainda.

    Enchemos o tanque, fizemos uma parada ao lado das ruinas da antiga prefeitura do Chuí (não me perdôo por ter esquecido essa foto), e fizemos uma volta rápida em dois freeshops. Nosso estado de espírito era tão zen depois de toda essa viagem que nada nos interessou. Rapidinho colocamos o pé na estrada novamente.

    Como era início de ano, o movimento na estrada era bastante intenso, mas nada que nos atrapalhasse. O que incomodou mais foi o forte vento lateral na grande reta entre Santa Vitória e a entrada da BR390. Por vezes tivemos que baixar muito a velocidade, e pensei em parar algumas vezes.

    Antes do final do dia estavamos chegando em casa, em tempo de apreciar um belo por do sol:

    E assim acabou a nossa primeira grande viagem de trailer. Foi tão bom quanto imaginávamos, tivemos a sorte de não ter nenhum grande problema, e a alegria de ter encontrado muita gente legal pelo caminho.

    Que venham as próximas!

    Um grande abraço a todos.

    Gustavo

    em resposta a: Uruguai de trailer 2015/2016 #66448
    GustavoN
    Bloqueado

    Muito obrigado, Dardo. Curtirmos muito esse passeio.

    E vou aproveitar pra concluir o relato então:

    Depois dos dois dias no Parque Santa Teresa, levantamos acampamento no domingo pela manhã em direção ao Chuí brasileiro.

    Apesar do dia nublado, conseguimos essa bela foto com o Forte Santa Teresa e a paisagem uruguaia ao fundo:

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 455 do total)

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: