GustavoN
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GustavoNBloqueado
O principio do pino é o mesmo do parafuso, Ronald. Ambos apertam a parte móvel do engate contra a parede oposta, então não vejo muita diferença entre as duas opções. O bom é que vamos poder testar as duas opções na prática. Quanto a fabricação, esse aqui parece que é feito no México. Mas não que isso faça muita diferença.. Hoje em dia tem muita coisa de alta qualidade sendo fabricada na China.
GustavoNBloqueadoBuenas Ronald, Bom saber que temos mais usuários desse engate. Imagino que ele não tenha tido nenhum outro problema com ele? Quanto ao barulho, a solução é o tal de “pino J”, distribuído pela própria Cequent Group: http://www.extremelife.com.br/mobile/detalhes.asp?idproduto=1757424 O objetivo é justamente eliminar o ruído, além de ter uma trava com chave para evitar a remoção. Não tenho experiencia prática com ele ainda, mas encomendei depois que a instalação do engate em sí ocorreu com sucesso.
GustavoNBloqueadoBom, a função do engate foi a seguinte: depois de pesquisar na cidade qual o melhor local para instalar o engate, tive a recomendação consistente de um único local, inclusive recomendado pela própria representante da Chevrolet. Então fui lá conversar com eles pra ver como o serviço era feito. Ao insistir um pouco para saber os detalhes, me contaram que o engate para a S10 que eles fazem é preso no ferro que segura o pára-choque, depois de furá-lo. Ainda argumentaram que dessa forma fica mais seguro e resistente, e que até mesmo trailers para cavalos usam o sistema sem problemas. Expliquei que cavalos não costumam pesar mais de duas toneladas, mas a brincadeira não resolveu a certeza deles sobre o sistema. Bom, com isso me restava procurar um local fora da cidade, ou achar um engate pronto. Perguntei para na Sinostrailer se tinham alguma indicação, e me recomendaram a empresa Feltek, em Sapiranga. Olhando o serviços deles na página online e conversando por telefone, me pareceu um local confiável para esse tipo de serviço de fato. Infelizmente, fica um pouco longe, então segui a busca online para ver se encontrava algum fabricante de engates em série. Após um bom tempo de pesquisa, só encontrei uma única marca fabricando engates na classe dos 3500kg (várias lojas vendem como 4000kg, mas o selo do Inmetro diz 3500kg). O engate é da marca Bulldog, e é distribuído pela Cequent Group no Brasil. Ao contrário da “gambiarra” da empresa local, este prende nas longarinas do chassis, em quatro pontos pré-existentes de cada lado, e parece muito bem estruturado. Pesando os prós e contras, decidi encomendar esse mesmo e instalar na empresa local. Seguem algumas fotos: [attachment=5483] [attachment=5484] [attachment=5485] [attachment=5486]
GustavoNBloqueadoA Duaron tem a lista de preços online: http://camperduaron.com.br/2013/?page_id=10577
GustavoNBloqueadoQue bom que está sendo útil, Dardo. Mais um dado rápido de um teste simples hoje a tarde: a performance das placas as 17h caiu 57% pelas placas estarem na horizontal, em relação ao que as mesmas placas produziram no mesmo horário quando posicionadas de forma ideal. Ou seja, produzem 43% do valor real possível para aquele instante no mesmo sistema, depois de todas as perdas, o que dá em torno de 20? do valor máximo teórico das placas. Se esses números se reproduzissem no sistema de 510W, as placas estariam gerando só 102W as 5 da tarde com sol “bom”, o que ainda manteria o básico funcionando, mas não sobraria para carregar as baterias de forma relevante. Com um sistema final de melhor qualidade, as perdas devem ser menores, mas ainda assim serão bem significativas. A moral da história é que o horário de sol útil para trailers e motorhomes que usam placas horizontais é bem menor do que o típico.
GustavoNBloqueadoMuito interessante a idéia do espaço para trailers, Ed. Quando fica pronto?
GustavoNBloqueadoDardo, Ronald, Essas placas são da Minha Casa Solar (http://goo.gl/V6nZZ2), e com certeza vou compartilhar mais detalhes sobre essa configuração assim que possível. Enquanto o carregador/inversor não chega, estou fazendo alguns testes com um modelo menor que montei com duas placas de 20W e um carregador PWM da WindyNation: [attachment=5472] Nessa configuração de 40W, o pico de carga é em 1.8A com sol a pino, o que dá uma perda de 42% (12.9V x 1.8A = 23.2W) mesmo na melhor parte de um dia no início de maio. A versão final vai ser com um carregador MPPT, e com duas placas de melhor qualidade, e em série carregando em 24V, então as perdas devem ser menores. Ronald, quanto a informação dessas placas que funcionam em qualquer posição, existem algumas opções, mas nada que eu considere razoável para o nosso caso. A tecnologia mais legal, que são concentradores de acrílico embebidos na própria placa, eu nunca vi em placas comerciais e provavelmente seria caro. As opções mais baratas, com refletores (espelhos), não funcionam pra nós porque estão em cima de um veículo. Eu pretendo fazer testes com o uso de refletores simples dobráveis que possam ser adaptados na placa depois do veículo estacionado. Isso com certeza funciona, e deve ajudar a melhorar bastante a carga em horário de sol baixo (chutando, entre 20 e 50%). Mas isso é um incomodo a mais, com a eficiência ainda relativa a potência total da placa. Quanto ao consumo, é bem difícil de estimar porque são cargas indutivas (consumo instável) e ainda por cima ambas ligam e desligam dependendo do uso que se faz do trailer. Pros meus cálculos, eu estou chutando de forma um pouco pessimista algo em torno de 8A em 12V continuos de consumo para os dois juntos. Com equipamentos bons e uso cuidadoso deve dar menos que isso. A iluminação, se for 12V com LEDs, deve sair quase que de graça comparado com o resto.
GustavoNBloqueadoSomos parceiros com certeza, Dardo. Dependendo do caso podemos até dar uma passeada rápida pelo Uruguai. Logo depois da fronteira (36km) tem o forte Santa Teresa: http://www.uruguai.org/atrativos-de-santa-teresa/ Também reserva pelo menos uma noite para fazermos um churrasco por aqui, na passada.
GustavoNBloqueadoEstou dentro!
GustavoNBloqueadoChegaram as placas solares e o engate. Eu já sabia as dimensões das placas quando fiz a encomenda online, mas ao vivo o tamanho assusta um pouco: [attachment=5460] São duas dessas, da Canadian Solar, 255W cada. Parece muito mas na verdade não é.. além desse número ser teórico (ponto máximo com tudo a favor), a eficiência dessas placas diminui muito por estarem posicionadas de forma totalmente horizontal em cima do trailer ou motorhome, ao invés de estarem inclinadas em direção de sol favorável como é típico e ideal. Durante o inverno, além dos dias serem menores, o ângulo do sol também é menor em relação ao horizonte. Imagino uma perda de mais ou menos 30% na região onde estamos (o ângulo muda com a latitude), e colocaria pelo menos mais 10% de perdas diversas (fiação, sujeira, aquecimento, etc). Com isso sobra uns 300W.. tirando uns 100W para gastos diversos durante o dia (geladeira, bomba, etc), sobraria uns 200W para carregar as baterias, 16A a 12V. Com 4 horas de sol no inverno, daria 64Ah a 12V para o uso no resto do dia. Não é muito. Quando chegar o carregador/inversor vou fazer alguns testes para ver na prática o que vai dar.
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