Odair Teixeira
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Odair TeixeiraParticipante
Marcos Só no Brasil se coloca lombada em rodovia federal. Se ao menos a sinalização fosse eficiente.. Passei a 80km a noite numa lombada na Br 116 indo em direção a Gov Valadares. Sem placas, a lombada não tinha mais rastro de tinta… A unica coisa que quebrou foi um copo de vidro.
Odair TeixeiraParticipanteLeandro Na vistoria que fiz, a única pergunta que o fiscal fez foi em relação a quanto que paguei pelo engate e ficou impressionado de como era robusto. O Bode, onde encomendei o engate fabrica sob encomenda (fabricante de engates http://www.bodecar.com.br) e sempre coloca as plaquetinhas de acordo com a carga. O que tenho instalado na Hilux, fiz junto com o Julio, que é o cara que faz os engates. Dei meus pitacos para evitar torções indesejadas em casos e passar em lombadas a 80 km/h. Ficou bem dimensionado, com o dobro de pontos de fixação que o mercado coloca normalmente e com as chapas e soldas com o dobro da espessura. O Dardo colocou um destes tb pra puxar o Guanaco.
Odair TeixeiraParticipanteLeandro Esta coisa da Toyota não recomendar, eu já tive um arranca rabo dos grandes. Eles não recomendam a Hilux rebocar mais do que 750kg. A Hilux como o Corolla são carros ditos “globais”, ou sejam; são praticamente idênticos em todo lugar, ja que a plataforma de produção é a mesma. A Hilux é produzida na Tailandia e na Argentina. O Corolla é produzido no Brasil, Arfica do Sul, Estados Unidos, China mais uma duzia de lugares. Essencialmente, são o mesmo carro. Como pode o carro da Australia ter capacidades diferentes dos carros produzidos aqui? Pelo preço, nós deveríamos ter mais ou maiores capacidades disponíveis. Mas não é assim. Se vc quiser saber sobre as capacidades de reboque do seu carro, acesse o site da Toyota da Australia. Lá eles não escondem as capacidades como a Toyota do Brasil. Um Corolla 1.8 a gasolina tem capacidade de reboque de trailer com auxílio de freio de 1300kg. Agora pergunte para a Toyota porque o carro de lá que é exatamente o mesmo carro daqui (só que bem mais barato), pode rebocar um trailer e o daqui não pode? http://www.toyota.com.au/corolla/specifications/ascent-sedan-auto Note: Kerb, tare & payload weights are nominal and will vary depending on options and tray/body type. Gross Vehicle Mass (GVM) is the total permissible combined weight of the vehicle, including occupants, fuel and cargo. Weights – Kerb weight (kg) 1325 – Gross Vehicle Mass (kg) 1785 – Gross trailer weight braked (kg) 1300 – Gross trailer weight unbraked (kg) 450 Note: Towing capacity subject to regulatory requirements, towbar design, vehicle design and towing equipment limitations. Ask your Dealer for details of Toyota Genuine Towbar capacity and availability. By the way, eles tem o kit de engate original Toyota para esta capacidade de 1300kg de reboque. Se quiser comprar direto da Toyota da Australia, fique a vontade. http://www.toyota.com.au/corolla/accessories Towbar, Towball and Trailer Wiring Harness Toyota Genuine Towbars are available with maximum tow capacity[G15] of 1300kg. Toyota Genuine Towbars are designed specifically for the Corolla Body, maximising your safety and the durability of your vehicle. All towbars are powder-coated for corrosion resistance and feature an adjustable mounting system. (Towbar, Towball and Trailer Wiring Harnesses are sold separately.) Junte estes documentos e pergunte para a assistencia técnica qual é a diferença do Corolla Sedan 1.8 Automatico vendido na Australia (além do volante no lado errado)? Abraço Odair
Odair TeixeiraParticipanteDardo Para não desvirtuar o tópico, posso explicar mais detalhadamente em outro tópico. Rapidamente respondendo a tua pergunta, a carga de compressão e extensão que eram de 2000Nm agora deve ter dobrado. Foi para uns 4000Nm. Minha preocupação é não aquecer demais o amortecedor e cavitar o fluído, perdendo eficiência… Abraço Odair
Odair TeixeiraParticipanteDardo Sou um curioso, apenas isto. Com um pouco de entendimento de Fisica e mecanica vetorial, já é possível compreender as forças e reações envolvidas. Talvez neste final de semana, se o torneiro terminar a peça que desenhei,eu vou buscar o Imperial para testar a nova carga do amortecedor e fazer uns testes de frenagem. Fiz uma haste nova com furo adicional na trava o sistema de amortecimento e vou variar o curso da munheca. Se ficar bom, posto os resultados. Sds Odair
Odair TeixeiraParticipanteWashington e Nilton Desculpe me intrometer no tema. Fui gestor da maior fábrica de EPS da America Latina por alguns anos na área de materiais para construção civil. EPS é como se chama o poliestireno expandido ou Isopor®TM, que é marca registrada da Knauf e que foi inventado pela Basf há muitas décadas na Alemanha. Atualmente minha empresa presta consultoria em tecnologia de materiais e eficiência energética. Lido com polímeros há anos e o EPS é um deles. Além disto faço simulações através de CFD (usando elementos finitos) para projetos de isolamento térmico. Atuo ainda como consultor técnico da Associação Brasileira da Indústria Química para o comitê de EPS (ou Isopor). Depois da devida apresentação, humildemente gostaria de esclarecer: – O EPS (ou Isopor® ) ainda é o material de melhor relação custo/benefício no mundo para isolamento térmico. Existem tecnologia superiores, porém o custo é maior e dependendo da aplicação é inviável. – Existem duas categorias e EPS. Com e sem retardante à chama. Ainda existem empresas que fabricam sem retardante a chamas, ainda que a diferença de custos entre ambos seja muito pequena. – O teste é simples de fazer. Pegue um isqueiro e um pedaço de EPS. Acenda o isqueiro e encoste o EPS na chama. Afaste-o da chama qdo incediar. O fogo tem que apagar imediatamente. Se continuar queimando, não possui o aditivo retardante à chamas. – A norma brasileira de EPS é a NBR 11752. Ela divide em grupos por densidade e com e sem retardante a chamas. – Neste momento, estou conduzindo o grupo técnico para elaborar uma nova norma, mais abrangente e atual. – O EPS retardante a chama não “pega fogo”. Se a fonte de ignição for removida, ele se auto extingue. É auto extinguível. – O EPS não apodrece e nem absorve água. Não serve de alimento para nenhum ser vivo. – O EPS é 100% reciclável. A resina de poliestireno que compõe o EPS é a mesma do copinho plástico de café, da caneta bic ou da caixinha de CD. – O EPS não suja e nem contamina solo e nem água. É um termoplástico inerte. – A condutividade térmica do EPS é quase tão baixa quanto a de PU/PIR, que é mais cara. – O EPS é um excelente isolante térmico e seu fator de isolamento aumenta em função da densidade. – A permeabilidade ao vapor também é baixa. Não há condensação interna. – O EPS não prolifera fungos, cupins ou qualquer outro inseto. – Como é uma pérola de células fechadas composta de 95% de ar, é extremamente leve. – Dependendo da densidade, o EPS pode ser um material bem resistente. Poderia falar aqui sobre projetos que trabalhei onde usamos EPS, só que ficaria muito extenso e desvirtuaria o tópico. Eu estou trabalhando na patente de duas tecnologias onde o EPS é a alma da estrutura, recoberta de outros materiais. Como trabalho com compósitos (fibra de vidro, kevlar e carbono), consigo elaborar placas muito leves, resistentes (autoportantes) e com elevada performance termoacústica. Conduzi vários projetos e escrevi alguns artigos, tenho uma quantidade grande de material técnico. Se precisarem de alguma orientação deste material, fiquem a vontade. Apenas tome muito cuidado se for utilizar outra tecnologia de isolamento, já que alguns materiais liberam compostos tóxicos quando expostos ao fogo. Não acredite em milagres com isolamento de baixa espessura. Finalmente, muito cuidado com os que liberam Isocianatos, que resultam da degradação do Poliuretano. Estes compostos matam mais rápido do que o fogo. Os isocianatos vem causando tragédias em todo o mundo há anos. A da boate Kiss foi mais uma. Pesquise bem antes. Em anexo, alguma literatura técnica sobre o EPS. Abraço Odair
Odair TeixeiraParticipanteSó não esqueça de projetar um engate que suporte 120kg, verificando os melhores pontos de apoio no corolla. Nada de furar a carroceria, hein?
Odair TeixeiraParticipanteLeandro A relação peso do veiculo trator e pêndulo não estão ligadas. O peso no engate tem que ser no mínimo 10% do reboque para compensar o movimento lateral que este tipo de reboque provoca. Trailers 5a roda não sofrem estas ações pq não há movimento lateral em cima do eixo traseiro, onde o pino rei é colocado. Daí a importância o engate estar o mais próximo possível do eixo traseiro. Por coincidência, esta semana falei com um amigo que tem uma carreta tipo fazendinha, porém um pouco mais comprida e que pendulou com 300kg de carga a ponto de jogar o veiculo trator pra fora da pista. A carretinha pendulou forte e ele meteu o pé no freio. Ele violou a primeira e a quinta lei sagrada dos reboques. 1- Não colocarás peso na parte de trás do eixo do reboque. 5- Não freiarás bruscamente em caso de pendulo Ele carregou 6 sacos de cimento dispostos do eixo para trás. Logicamente, mais fácil para carregar e descarregar. Quanto tinha de peso no engate? Talvez nem tivesse peso. Se soltasse talvez ela iria levantar. Andando a 120 na Castelo Branco, o Corolla deu uma balançada, ele se assustou e freou numa curva. O vetor da força do conjunto que era um só passou a ser o vetor da carretinha empurrando o engate numa direção e o carro para outra. A festa tá pronta pra começar. A cereja do bolo foi quando o tonto veio meter o pé no freio. A carretinha empurrou a traseira do Corolla numa direção e o carro rodou e foram os dois para a grama em modo canivete. Muita sorte de não ter se machucado ou provocado acidente. Perdeu alguns sacos de cimento, estragou a suspensão dianteira e para-choques, mas aprendeu uma lição valiosa. Voltando ao início, nem era um Brilhante que ele estava puxando. Neste caso o Corolla tinha o triplo da massa do veículo rebocado. Aqui na região onde moro, existem muitas chácaras do pessoal de SP que passa final de semana. Então tem muitas carretinhas. É só puxar conversa que logo alguém conta um “causo”.. Neste acidente abaixo no mês passado, aconteceu o mesmo, mas infelizmente o condutor faleceu no local do acidente. Fica o alerta para quem está projetando carretinhas e trailers homemade. Atentos a distribuição de massa, medidas e distancia do eixo versus engate. http://jornaldanova.com.br/noticia/cidades/37,25916,acidente-na-br-267-faz-v%C3%ADtima-fatal-em-bataguassu
Odair TeixeiraParticipanteFolks Atacarei por tópicos, já que cheguei atrasado na roda da conversa. – Fiat 147 puxando um Brilhante Luxo? Só pode ser gozação. Só se for para dar uma volta no quintal em terreno plano. Na primeira serra que o 147 avistar o motor ferve ou a barra estabilizadora quebra. Falo pq já tive um nos áureos tempos e gastei rios de dinheiro restaurando e querendo consertar o infeliz projeto da Fiat. Dezenas de almas deixaram o inferno quando vendi aquele encosto. Quebrava parado na garagem. Aff, nem gosto de lembrar. – Capacidade de reboque do Corolla (dados da fábrica nos USA. No Brasil nem achei). Então temos = 1500lb x 0,453 = 680 kg. Isso dá uma carreta fazendinha carregada + seu peso bruto. Temos 680kg x 1,25m/s² (90 km/h) = 850 Newtons. A maioria dos engates vendidos pra proteger o pára-choques não suportam esta força e irão romper. Antes de se preocupar se o motor e a caixa automática do Corolla agüentam, é preciso observar outros aspectos. Lembrem-se que o peso de 750kg é padrão automotivo para reboques sem freios, isso consta na lei e numa portaria do Inmetro que postei por aqui dias atrás. Reboques acima disso , precisam de um sistema de freio (inercial ou elétrico). O objetivo é retirar a carga adicional de frenagem do veículo trator. Em caso de frenagem do comboio, as forças somam-se e se não houver freios no reboque, é fundamental estar rodando em baixas velocidades. Lembrem-se ainda que numa freada num trailer acima dos 750 kg, o momento da força é enorme e pode até rasgar / conjunto de engate e chassis do veículo trator. Pode ainda levantar a frente onde está localizado a maior massa e responsável pela maior parte da frenagem do veículo (daí a razão de discos ventilados na frente e tambor na traseira ou discos simples na traseira dos carros). Alterar esta relação é procurar por problemas. Então puxar um Brilhante está fora do radar dos 750 kg. Porém esta capacidade é disponibilizada para reboques sem freios. Reboques com freios, a coisa muda um pouco. Vejamos : Somando a massa do Brilhante (1200kg x 1,25 = 1500N ) com o Corolla ( 1130 x 1,25 = 1412N) = 3000N. Se o trailer tiver freio inercial, é possível parar de forma segura. Mas e a potencia/torque do Corolla 1.8 puxando um Brilhante? Pot = 136 e torque 17,5 kgf/m. A relação de torque/kg (1200kg/17,5 = ) é de 70 kg/kgf/m. Esta relação na Hilux puxando o Imperial é de 71. A diferença é que a faixa ideal de giro está mais baixa no diesel do que na gasolina. Você teria que tirar do Drive (evite arrancar no D) e andar em 3a e 4a, o consumo aumentaria, mas seria possível sim. Dependendo da velocidade a ser impressa e se não passar o dia subindo e descendo serras, é possível sim usar o Corollinha. Tomando os cuidados por ser um veículo com motor e tração dianteira e entendendo as limitações, pode ir para onde quiser. Apenas fica o desconforto de sempre ter cuidado onde meter o conjunto (subir/descer aclives/declives agudos em estrada de terra é um deles, terrenos com gramado enxarcado etc…) Com consciência, dá pra puxar um Airstream Excella com uma Romi Isetta -No passado, tínhamos uma construção mais robusta dos carros sim. Saudades do Corcel I que amassava postes. Não deformavam nos impactos, mas não desmanchavam como os plastimóveis de agora. E ainda por cima hoje usam a metade das soldas no chassis para o carro se desmanchar no impacto sob o argumento de termos mais segurança. Mas nenhum compacto nacional passa ou passou no teste de impacto da LatinNCap. Em termos de segurança, estamos na mesma posição dos anos 80, porém com carros que se desmancham feito Nescau no leite. -Tínhamos algumas opções de tração traseira e motor dianteiro ou tração traseira com motor traseiro (pra mim a melhor de todas). Quer veículo tração traseira hoje? Compre uma pick up ou um Subaru. Nem a Kombi vai ter mais, pq saiu de linha. Comentários Estes dias estava lendo no manual do carro de um amigo “Este veiculo não foi projetado para rebocar trailers, lanchas ou qualquer tipo de CARRETA. Este tipo de operação pode comprometer o funcionamento e durabilidade do veículo.” Lógico que estão falando de reboques sem freios. O carro era um modelo de luxo da Ford. Nos USA há uma reclamação geral dos usuários onde as montadoras veem retirando/reduzindo a “Towing Capacity” sistematicamente de veículos menores, para que haja uma migração para veículos maiores. No Brasil nem se fala sobre isto, pq para as montadoras o mercado de RV inexiste. Saludos e desculpem pelo longo post Odair
Odair TeixeiraParticipanteRicardo Com a Pajero e o Diamante vc pode dar a volta ao mundo se quiser. Excelente conjunto! Bem vindo ao lado luminoso da força! Abraço Odair
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