turiscar
Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
turiscarParticipanteMatheus Silveira wrote:Olá Ronald, estava olhando uns anúncios na internet e lembrei deste tópico, vi um KC 380 em um anúncio de um blog do MaCamp que parece estar em boas condições e encontra-se em São Paulo, caso você não tenha visto, estou encaminhando o link: http://portal.macamp.com.br/pagina-externa.php?urlExterna=http://www.bomnegocio.com/sao_paulo/vale_do_paraiba_e_litoral_norte/trailer_karmanguia_kc380_17351277.htm Está também a venda o último Turiscar Eldorado que foi vendido em 2009 pela Itu Trailer de São Paulo, mas o valor está bem próximo de um 0Km da Casa do Camping. http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-489870726-trailler-motorhome-barraca-camping-_JM Abraço.
Adoraria poder comprar esse Eldorado 2000 para o acervo do meu futuro Museu da Turiscar, que é o meu projeto de vida… Quem sabe ele venha definitivamente pra cá !!! Em anexo, foto dele ainda dentro da fábrica, faltando a porta e algum acabamento interno. [attachment=870][attachment=871]
turiscarParticipanteTomara !! Estamos torcendo pra tudo dar certo…
turiscarParticipanteleandrovaranda wrote:Seja bem vindo ao fórum. Já havia visitado o seu blog a alguns anos e gostei muito. Tenho uma C14, e tenho procurado se alguém tem uma foto de C14 puxando trailer. Ou um dia ainda tiro uma foto da minha com o triler de alguém Essa ação já tem quantos anos? Já não está próxima de “caducar”? Penso que seri mais fácil usar o nome e pagar as dívidas, mas se não tem entendimento com o juiz fica difícil.Leandro, muito obrigado pela acolhida !!! Vou verificar se nos meus arquivos aparece alguma C-14 puxando Turiscar, se achar eu posto aqui !!! A ação é trabalhista, e está perto de caducar sim, estou aguardando, por enquanto as custas fogem (e muito) das minhas possibilidades…
turiscarParticipanteJairo wrote:Sempre acampei com trailers Turiscar e gostaria muito de ver a fabrica ativa novamente!!! Abraços!!!Esse é um sonho a se realizar, Jairo ! Vamos torcer pra dar certo !!
turiscarParticipanteCapt.A330 wrote:Mário, um prazer ver teu “post”; te conto que acabei de chegar de Ushuaia, Tierra del Fuego, com o “Guanaquito”, um Turiscar Diamante SL 660, ano 1.981, e a viagem foi fantástica, o que nos “apaixonou” mais ainda, a minha esposa e a mim, pelo “filhote” do “Seu” Pedro. Se quiser ler sobre a expedição, veja http://guiacamping.com.br/forum/showthread.php?tid=4515 , onde relato dia a dia a viagem, com fotos. Um grande abraço, e se vir para Curitiba, me avisa, para tu conhecer o Guanaquito. Dardo.Dardo, que sensacional saber que vc. foi até Ushuaia rodando com seu Diamante, vou acompanhar o seu passeio pelo link, e mostrá-lo a Seu Pedro, que certamente ficará contente em ver mais num Turiscar viajando longe, e o principal, enchendo de alegria e estórias a contar pelos seus donos ! Quando for a Curitiba, faço questão de encontrar o amigo e conhecer o Guanaquito !!!
turiscarParticipanteA idéia é tentar reaver a marca, e em cima disso, buscar parceiras interessadas em desenvolver um trailer com a mesma solidez, qualidade e durabilidade que marcou e marcam os produtos Turiscar no seu decorrer de tantos anos de estrada…Sei que é ainda é um sonho, mas quem não sonha, não realiza ! O melhor e mais importante, o fundador da empresa está ainda conosco, e nos apóia 100% nessa empreitada… O Brasil viveu o ostracismo do trailer por conta do burocrático sistema de emitir habilitação categoria “E”, o que acabou praticamente inviabilizando o tráfego nas nossas rodovias, transformando os nossos equipamentos em “roda quadrada”, parados, sem a sua primordial característica, que sempre foi a de levar conforto e alegria a qualquer lugar. Atualmente vivemos um outro período econômico, e não duvido que tudo poderia melhorar, até mesmo conseguirmos “reabrir” áreas de camping, e revitalizar as poucas ainda existentes… É um movimento lento, mas contínuo. Quanto a mim, que sou um colecionador e antigomobilista por natureza, pretendo colecionar todos os modelos produzidos pela Turiscar do Brasil na gestão do meu sogro, que foi de 1964 a 1983 – os Jóia, Caravana, Eldorado e Brilliant de um eixo, passando pelos Rubi, Diamante, Vila Rica, Imperial e o majestoso Monterey. E se Deus assim nos permitir, quero também ter os motorhomes Miramar, Solymar e Riviera, além de ao menos um Bambi ou Jumbo, que eram os trailers comerciais da Turiscar (mais uma vez pioneira no ramo). Espaço para guardar essa coleção eu já tenho, me falta mesmo é ir atrás dos equipamentos e negociar, com calma. Além do projeto do livro, esse é um legado que quero realizar para a família Scheid, que tanto fez pelo nosso estimado campismo e caravanismo ![hr] O primeiro trailer, que meu sogro carinhosamente chama de “protótipo”, foi desenvolvido em 1964 por ele e por mais dois marceneiros, que obviamente nunca tinham visto um trailer pela frente, já que esse equipamento foi o primeiro a ser construído, de modo bem artesanal, aqui na América Latina. O Protótipo ficou pronto uma semana antes do início do Salão do Automóvel de 64, que aconteceria no Ibirapuera, SP. Como não haveria tempo hábil para rebocá-lo do RS para SP, optou-se por embarcá-lo na caçamba de um caminhão e retirá-lo no local da exposição, o que efetivamente foi feito. Na foto histórica abaixo, o embarque do Protótipo, com os dois marceneiros sobre a caçamba, Seu Oscar e Seu Osvaldo, que participaram de sua montagem: Aqui, já instalado dentro do pavilhão, foi apresentado ao público, com uma ótima recepção: E depois o protótipo fez a sua primeira viagem, de SP ao RS sendo rebocado pelo recém-comprado VW 1200 do Seu Pedro, que teve inclusive de “criar” um sistema de engate para o carro, feito sob encomenda na Indústria de Panelas Lares…Aventuras de início do caravanismo no Brasil ! Importante ressaltar que o protótipo era semalhante em planta ao modelo Caravana, e que não possuía freios e nem banheiro interno. Aqui uma foto da chegada do conjunto a Novo Hamburgo, defronte à Potter, Scheid Ltda., empresa de seu primo Alôncio, que “emprestou” os marceneiros para construir o primeiro trailer…Viagem tranquila, transcorreu sem maiores problemas: Esse mesmo trailer serviu de escritório e de demonstrativo de vendas da Turiscar, e depois de aproximadamente dois anos, acabou sendo vendido a um grande amigo de Seu Pedro, que precisava vijar com uma certa urgência, e não poderia aguardar a linha de produção. O mesmo foi revendido a um dentista e seu destino ficou ignorado por alguns anos, até que em 1975 o seu proprietário procurou a fábrica para uma revisão geral. Constatado que era o “Protótipo”, Seu Pedro ofereceu um trailer Brilliant zero km. em troca a ele, o que foi prontamente aceito. Dali em diante, o Protótipo ficou guardado nas dependências da Turiscar como recordação dos duros tempos de início da empresa. Quando saiu da sociedade, Seu pedro pensou em trazer a sua primeira “cria” consigo, mas acabou desistindo por divergências com seus ex-sócios. Esse trailer estava na massa falida da empresa, e eu consegui entrar no pavilhão onde ele estava guardado, e acabei fazendo poucas fotos com meu celular, em 2007, ei-las: Atualmente o “sobrevivente” encontra-se com os donos da Motortrailer em Pirassununga – SP, que vão restaurá-lo e mantê-lo em um espaço anexo à fábrica, onde será criado o “Museu do Campismo”, uma grande homenagem aos tempos pioneiros… E falando em pioneirismo, poder presenciar os três pioneiros na fabricação de trailers no Brasil e na América Latina em um delicioso bate-papo de algumas horas, relembrando tantos feitos importantes para a Turiscar e a história do campismo, definitivamente não tem preço ! Esse encontro aconteceu em Setembro do ano passado, na casa dos Scheid. Segue uma imagem desse animado bate-papo: Na imagem vemos da esq. para a dir: Seu Pedro, diretor-presidente e fundador da Turiscar do Brasil; Seu Oscar, chefe da linha de produção e primeiro funcionário da empresa onde exerceu suas funções de 1964 a 2000, ano em que houve a intervenção e lacre da fábrica; e Seu Osvaldo, marceneiro que participou da construção do protótipo 001 e que continuou por vários anos trabalhando na empresa.
turiscarParticipanteValeu mesmo, turma !! Mais algumas imagens bacanas… Aqui o menos trailer produzido pela Turiscar, o Jóia, sendo rebocado por um Fuscão, imagem publicada na revista Veja em 1974: …E aqui, o contraste: o maior trailer já produzido na América Latina, o Turiscar Monterey, também apelidado de “Quinta Roda”, com uma picape Ford F-1000 Cabine Dupla feita sob encomenda na Besson, Gobbi de Porto Alegre (mesmos fabricantes do afamado Miura) de propriedade dos Scheid para uma viagem em 1981
turiscarParticipantegasparzinho16 wrote:Parabéns pelo Blog, é realmente um resgate histórico, um pouquinho da história do campismo em nosso País, e da maior empresa de caravanismo que já tivemos.Muito obrigado, Gasparzinho16 ! Realmente é essa a intenção, queremos manter viva essa história tão bacana, e também ajudar a quem ainda possua nossos trailers, além de aprender sempre mais com todos vocês ![hr]
macamp wrote:grande Buzian….. estamos sentindo falta dos posts no fórum…… alguma novidade? havia uma possibilidade de resgate da marca, neMarcos, Fui meio obrigado a deixar o Blog da Turiscar um pouco abandonado por conta de outros projetos paralelos que vêm acontecendo sistematicamente, mas pretendo daqui em diante atualizá-lo com uma maior frequência. Sobre a possibilidade de resgate da marca: ainda estamos lutando, pois o juiz não quer liberar a penhora do nome Turiscar sem um acordo de pagamento de dívidas (que por sinal não são nossas), vamos aguardando para ver até onde vai isso… Muito bom poder participar desse fórum, meus parabéns pela grande iniciativa !
-
AutorPosts