Esta é a grande questão da maioria dos caravanistas que param para refletir sobre o assunto. Dentro os equipamentos que compõem um veículo de recreação, a geladeira é sem dúvida o que mais consome energia elétrica. É claro que existem outros equipamentos mais fortes, mas eles não são imprescindíveis ou necessários a todo momento como é o caso de aquecedores, condicionadores de ar ou equipamentos de resistência pura. Já o refrigerador não é somente um equipamento necessário, mas também precisa estar ligado em tempo integral, tanto no acampamento (que pode contar ou não com energia externa) como também durante o deslocamento e paradas estratégicas. Neste momento, qual a melhor solução? Geladeira de compressor 12V ou convencional com o uso de inversor? [Este artigo foi publicado a primeira vez aqui em 25 de janeiro de 2017 – COM ATUALIZAÇÕES]
Antigamente a grande maioria das geladeiras e refrigeradores de trailers, motor homes e campers eram a gás. A saudosa “geladeira de amônia” ou “de absorção” funcionavam em três modos de energia. Além de possuir as duas opções 12V e 110V inclusas, ainda contavam com a opção no gás de cozinha, cujo botijão de 13kg garantia quase um mês de independência. Esta geladeira além de não ser mais comercializada no Brasil, ainda caiu no desgosto de muitos por seu uma geladeira de refrigeração mais lenta, de exigir cuidados na instalação, ter um rendimento menor do que as convencionais e principalmente exigirem um maior consumo de energia elétrica. Aqui no MaCamp possuímos um artigo especial sobre geladeiras a gás. O caminho alternativo foi inicialmente o uso de refrigeradores comuns com o auxílio de um inversor (aparelho que converte Energia de corrente contínua 12V em corrente alternada de 220V ou 110V) e posteriormente lançados os compressores que trabalham diretamente em 12V.
Indubitavelmente as geladeiras que utilizam compressor elétrico para fazer circular o gás refrigerante no sistema são a solução mais acertada para obter um bom rendimento. Mas no uso de veículos de recreação, nem sempre temos 110V ou 220V a disposição, levando à necessidade do uso de inversores. O grande problema é que apesar de possuírem um ótimo rendimento, o sistema de compressor elétrico exige um pico de energia muito alto no momento da partida do motor. Para que se movimente do zero (estado parado) até atingir a velocidade normal, o motor consome uma quantidade muito grande de corrente (medida em amperes) e isto faz com que o inversor a ser utilizado precise ter uma potência muito maior do que a potência média que a geladeira consome. O problema de tudo isto é que o inversor é um aparelho que também consome energia para “executar o serviço de conversão” e ainda é um aparelho que apresenta altos índices de perda de energia através da dissipação em forma de calor. Então para alimentar uma geladeira que consome em média de 60W a 90W necessita-se de inversores de 500W a 1000W de potência.
Lá pelo final da década de 1990 chegou ao Brasil a tecnologia de fabricação de geladeiras 12V. Elas nada mais são eletrodomésticos comuns que possuem o motor diferente – o compressor que funciona em 12Volts dc (Corrente contínua – a mesma dos carros). Com este tipo de compressor, não há mais a perda de energia da transformação (inversão) e dissipação de calor do inversor e ainda conta com a capacidade da bateria (estacionária ou veicular) para os picos necessários das partidas de motor. Para melhorar ainda mais esta opção, logo foram lançados os compressores “quadrivolt”, onde poderia-se ligar a geladeira em 12Vdc, 24Vdc, 110Vac e/ou 220Vac. Sem qualquer chave seletora, o equipamento se adequa sozinho a voltagem que estiver disponível. Seria o fim da questão sobre “a melhor alternativa para gelareiras de RV`s” se não fosse um único “porém”: O PREÇO!
Em valores levantados na data deste artigo, um refrigerador 12V pode sair de R$ R$ 1.650,00 para um pequeno frigobar de 50L, passando por R$ 3.890,00 de 120L e chegando aos R$ 4.300,00 em uma geladeira Duplex de 330L. Tudo isto contra os preços das geladeiras convencionais que valem respectivamente R$ 530,00 / R$ 780,00 / R$ 990,00. Um refrigerador sem freezer de 240L pode ser encontrado por R$ 850,00, metade do preço de um frigobar de 50L 12V. [Este artigo foi publicado a primeira vez aqui em 25 de janeiro de 2017]
Diante desta desvantagem do preço sobre o refrigerador convencional, veio também o argumento de muitos caravanistas de que o aparelho poderia ser um problema grande em caso de quebra durante as viagens, onde a mão de obra não só seria mais cara, como também escassa. Também por se tratar de uma imensa minoria diante dos convencionais, alegam alguns campistas que os compressores 12V podem apresentar defeitos em maior frequência. Já os defensores destes, alegam que o funcionamento é igual tanto quanto os problemas de percurso, mas que em caso de necessidade de troca na estrada, poder-se-ia até mesmo instalar um compressor convencional no lugar do 12V pifado. É fato que nos últimos anos e mesmo cada vez mais no futuro, a popularização dos compressores 12V aumentou e aumentará exponencialmente por conta do mercado de energia solar.
Quando falamos de economia de energia e de sistema de captação e geração de eletricidade a bordo através de placas solares, sem dúvida as geladeiras 12V são a opção mais inteligente, embora seja a mais cara igualmente às placas solares e controladores de carga. Porém ao se utilizar um sistema solar com um refrigerador convencional + inversor, estaríamos diante de um festival de “transformações” energéticas: As células fotovoltaicas transformam luz solar em eletricidade entre 1V e 30V dc (corrente contínua). O controlador de carga transforma a voltagem (diferença de potencial) para que despeje apenas os 12V (13,8Vdc) para o sistema e carga de bateria para daí então um inversor transformar aqueles 12Vdc em 110V ou 220Vac (corrente alternada) para alimentar a geladeira. É preciso entender que todos os “nós” de transformação apresentam perdas importantes que representam o essencial de um sistema solar “energia elétrica”.
Já o uso de inversor, não só existe a possibilidade de compra, como troca (renovação) da geladeira por um preço bem mais acessível, além da imensa gama de opções do mercado, como também aproveita-se um equipamento (o inversor) que poderá ser útil para outros equipamentos embarcados. Apesar de, igualmente à geladeira, ser aconselhável o uso de outros aparelhos também em 12V (TV`s, lâmpadas e etc) eles também podem apresentar custos mais elevados fazendo com que o campista acabe optando pelo uso de um inversor de grande potência para dar conta de tudo isso.
Ainda como outra alternativa, já existe a opção da troca do compressor convencional das geladeiras residenciais por um compressor 12V. Há marcas diferentes e preços diferentes e muita gente já fazendo isto. A troca a princípio é simples sem maiores adaptações, sendo é claro, necessária nova carga de gás refrigerante.
CONSUMO E ECONOMIA: Os compressores 12V chegam a ser de 40% a 80% mais econômicos do que a relação inversor+geladeira 220V. Para quem busca autonomia, isto pode ser muito mais vantajoso justificando o valor mais alto a ser investido.
CONCLUSÃO: Existem duas opções (três para quem considera o sistema de absorção de amônia) de geladeiras a serem instaladas em um trailer, motor home ou qualquer outro RV, cada uma com vantagens e desvantagens de diferentes importâncias para cada usuário. Além dessas, pode-se optar pelas conversões. Portanto, este artigo não vem responder a questão proposta, pois qualquer argumento seria facilmente refutável diante de diferentes perfis de caravanistas. Mas diante da exposição dos prós e contras acima, você poderá certamente chegar à sua melhor conclusão. É possível que com a chegada das geladeiras “inverter” que diminuem aquele “pico de partida” esta discussão se torne ainda mais extensa e as opções melhorem ainda mais.
Faço uso do compressor 12 volts da VELCA que paguei $600,00 com frete, paguei mais $250,00 para o técnico fazer a troca deste compressor em uma geladeira de 240 litros que comprei semi nova por $350,00, portanto somando $1200,00, e estou satisfeito com o resultado.
Olá amigo, pretendo fazer projeto semelhante, poderia me indicar o modelo do compressor?
obrigado.
Possuimos no RV, um gabinete Consul 120L no qual instalamos um compressor Danfoss (12; 24; 127; 220V) com processador automático acoplado. O sistema tornou o RV autônomo, e já viajamos por meses sem necessidade de ligação externa. Darlou D’Arisbo (Dan) “felizmotorhome.blogspot.com.br”
Ao trocar de RV, mantive a antiga geladeira Consul 12V/110V/Gás,adicionei uma segunda geladeirinha 120 litros que funciona somente em 110 V, Rodando ligo o inversor e mantenho a de 110V funcionando e a antiga em 12V, estacionado ambas em 110 V, local sem energia elétrica, procuro racionalizar e utilizar somente no gás, esta embora mais lenta na refrigeração tem um congelador muito bom, funcionando como um pequeno freezer, com temperatura inferior até doi que a de 110 V.
Hoje em dia contamos com geladeiras que utilizam o sistema INVERTER, que permite a partida do compressor sem aquele pico de potência. Acho que seria uma boa solução, pois exigiria inversores menores. O que acham da ideia?
Sim, com a inverter voce elimina o problema do pico de partida, mas dependendo da qualidade do inversor, o consumo fica muito mais alto.
Como nada na vida pode ser unanime, haverão os contra e os a favor. De uma maneira geral, a depender da configuração do seu veículo, o melhor custo benefício é obtido com o conjunto inversor + 110V. Contra isto está o maior consumo, pois no processo de inversão há perda de carga. A favor, as geladeiras 110/220V são muito mais baratas e tem facilidade bem maior de manutenção e mesmo menor custo de manutenção. Já pensou voce com um geladeira 12V pifada no interior do Brasil? Onde voce vai conseguir peças e manutenção? sds campistas
Sim realmente. Eu trabalho com carreta há mais de 15 anos, há mais ou menos 8 anos ,uso essas geladeiras 12 v ou quadrivolts ,você não acha peça no mercado não. E não é qualquer um que mexe com ela no período de garantia. Mas as coisas vão melhorando aos poucos mesmo. Aconselho quem tem esses produtos, leiam bastante o manual do fabricante e, tenham o máximo de cuidado com seu produto. E também observem bem o funcionamento do mesmo, já que muitas dessas geladeiras, vem com defeito de fábrica e, algumas estragam depois de 1 ano de uso.
sim. A resfri Ar por exemplo, mantém uma rede de assistências e representantes para remeter os aparelhos, com garantia ou sem, para a fábrica reparar. Também com a energia solar, mais e mais gente já está comercializando e dando manutenção em peças 12V
Olá, posso pedir permissão pra discordar de um ponto, nada adianta ser “inverter” como falaram acima, ,(a geladeira) tem uma grande questão que ninguém mencionou e vou fazer um comentário também no final.. MOTORES 110/220 NÃO FORAM PROJETADOS PARA TRABALHAR EM MOVIMENTO,(isso vêm no manual das grandes marcas do mercado) precisa estar nivelado, devido a seu “pescador de óleo” . Sou técnico a 20 anos, professor de refrigeração e climatização e digo com maior clareza, transformar para 12 v é melhor opção.
Olá, comprei uma kombi e estou equipando para viajar. Comprei um frigobar e inversor 600w, tenho que colocar bateria auxiliar?
Bem, já comprou. Será necessário um bom banco de baerias. Eu diria no mínimo 200A/h. Por favor leia meus comentários acima.
Jogou dinheiro fora… Vai se arrepender. Transformar para 12 v gera muito menos dor de cabeça
Meu nome é Levi, da Tecno Elétrica de Itajaí, SC. Um amigo
me procurou para examinar seu moto home, pois as baterias (02 de 60A/h – Total
de 120A/h) não estavam aguentando atravessar a noite, alimentando (através de
inversor de 12V para 220V), um frigobar de 68 litros.
Após alguns testes, verificamos que o seu inversor em vazio,
ou seja com o frigobar desligado, já estava consumindo 2,0 amperes. Após ligar
o frigobar, nosso amperímetro (escala de 0 a 10A), colou no final indicando que
a amperagem estava na casa de 12A, podendo ter chegado a mais.
Recentemente adquirimos alguns frigobar de 68 e 120 litros e
alguns compressores em 12/24V, com o objetivo de atender este mercado.
Após meu amigo acompanhar o teste em seu veículo, o levamos
a acompanhar o teste de nosso frigobar em 12Volts (que não necessita do
inversor).
Então constatamos que diretamente com o compressor de
12Volts, o consumo caia para 4,5 Amperes, com a vantagem de cair para zero nos
período de intervalo de trabalho do frigobar.
Avaliando o ciclo de trabalho após a estabilização da
temperatura escolhida, pudemos estabelecer um gráfico de consumo médio de cada
um dos frigobares.
Com o ciclo de trabalho e pausa, ficou em média (para cada
hora de trabalho), 27 minutos funcionando e 33 minutos parado, logo, chegamos
ao seguinte cálculo considerando somente 11 amperes para o frigobar com
inversor, já que não podíamos ter certeza de uma amperagem maior:
1 – Frigobar 68l com inversor: 27 minutos trabalhando e 33
minutos parado (27 min. x 11A e 33min. x 2A)
logo o consumo hora ficou em 6,95 amperes (em 01 hora);
2 – Frigobar 68l
compressor 12/24V: 27 min. trabalhando e 33 min. parado (27 min. x 4,5A e 33
min. x0),
Consumo por hora de apenas 2,025 amperes.
Conclusão: o
mesmo frigobar trabalhando com um inversor de baixa qualidade consumiu 3,43
vezes mais, ou seja, consumiu 243% a mais de energia.
Do ponto de vista teórico, antes de fazer este teste, eu já
orientava meus clientes a utilizar o compressor de 12V, pois “haveria
(segundo eu havia aprendido na academia), um consumo de cerca de 50% a mais”,
com o inversor, o que demandaria a necessidade de um banco de baterias maior e
maior potencia do painel solar.
Logo podemos perceber que a troca do compressor para 12/24V,
irá contribuir para o aumento da vida útil da bateria e a redução do
investimento em placa solar.
Muito obrigado Levi. Excelente explicação e exemplo. É uma pena eu ter comprado o meu frigobar 127v a umas três horas atrás
Existe algum compressor de 12/24v que funcione bem em geladeira de 360 litros? Recomenda-se essa adaptação nesse tipo de geladeira?
Vendo uma geladeira que funciona 110, 12v e no gaz de cozinha 19981460578 whats
Olá!
Tenho uma dúvida que gostaria da ajuda de vcs…
Tenho um frigobar no meu trailer de 68 L e comprei uma bateria estacionária de 220A/h que não está ligando a geladeira. Qual é o tipo de inversor que eu poderia comprar para aguentar a geladeira, um ar condicionado de 7000btus e toda a parte de iluminação do trailer?
Agradeço desde já!
Felipe
no meu motorhome a geladeira é a gas de amônia, porem parou de funcionar. tem como adaptar o inversor para 12 volt nessa geladeira?
precisa primeiro ver se foi a amonia que vazou….. aí confira o sistema do fogo a gas. se gelar, da sim para adaptar resistencia elétrica de 120W para atuar na geladeira
O motor original de um frigobar (110v) ele pode tomar os mesmo impactos que tomam um 12v ? Ou tem alguma diferença dentro deles que só o de 12 v resistiria as bacadas de uma estrada ruim?
Os compressores 12V são mais preparados para estas pancadas. A Resfri Ar por exemplo, possui em seu centro de engenharia, uma mesa que passa 24h por dia mexendo e “solavancando” compressores e geladeiras.
Tenho uma geladeira Eletrolux (absolvição)eletrica,a gaz e querosene.127v.Minha esposa ligou em 220.Comprei uma nova resistência 127v.Qual a posição da resistência dentro da chamine.
Para cima ou para baixo porque ela é em L.
geralmente para baixo, no local onde ela encaixa no tubo do sistema de amonia
Qto tempo esperar pra ligar um frigobar ao chegar no acampamento, após a viagem de carro. E se vai ligada, não estraga, o tal óleo não vai entrar no duto do gás
Em compressores 12V, mesmo balançando, se a geladeira não for virada 180 graus, pode ligar quando quiser. Compressores 110V/220V teoricamente possuem a mesma característica, mas não é garantido pelos fabricantes.
Uma dúvida de quem não tem experiência alguma: qual a sugestão para ter em casa uma geladeira/frigobar que pudesse suportar longos períodos sem energia elétrica? Por exemplo, eu guardo vacinas, que precisam ser mantidas entre 2°C e no máximo 8°C. Em caso de falta de luz e com a demora para virem consertar (da última vez levou um dia inteiro), qual a melhor opção?
A mehlor opção é uma geladeira 12V atrelada a uma bateria estacionária. Para ter ainda mais autonomia, uma Resfriar de 31L seria a melhor solução. https://macamp.com.br/review-geladeira-portatil-resfriar-quadrivolt/
se o problema for pico de partida toda vez que troquei minha geladeira ou freezer,,instala um capacitor no motor igual que vai em cima dos motores monofasico ,,ai parte suave
ajuda, assim como a dica do amigo de colocar o termostato antes do inversor. Porém ainda assim teremos um aparelho transformando energia e apresentando perdas. Taí mais uma solução.
Caros, se a necessidade de energia elétrica for somente para a geladeira, sem dúvida que geladeiras de 12Vdc ou 24Vdc (melhor) é a opção ideal. A questão é que normalmente precisamos também de TV e alguns outros acessórios e por isso um inversor senoidal é quase que obrigatório. Do ponto de vista de instalação elétrica, prefiro evitar muitas opções em um mesmo veículo, digo isso pois já vi MH com 12Vdc, 24Vdc, 220Vac tudo rodando ao mesmo tempo. É mais caro, complexo e em alguns casos pode ser perigoso. Abraços a todos.
A geladeira é algo que fica ligado 24h por dia, ao contrário do resto, podendo ter a geladeira 12V com mais de 50% de economia e ter um inversor menor potente que ofereça menos perdas e ainda possa ser desligado quando não for acionar os eletrodomésticos. Ideal tb é buscar aparelhos 12V. TV por exemplo, a maioria possui hj em dia fonte 19V. É mais inteligente um elevador de voltagem continua de 12 p/ 19 do que inverter 12V para 220V e depois uma fonte convertendo 220V para 19Vdc. sobrando aparelhos como microondas e etc, poderá ligar o inversor apenas quando for utilizá-los e assim não jogar fora metade da energia da bateria
Não existe alguma forma de o termostato antes do inversor de maneira que ele apenas ligasse quando o compressor fosse armado, de tal forma que ele nãi tivesse gasto parado?
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seria bacana e ótima ideia. Diminuiria um pouco o consumo.
Olá boa tarde, quero contribuir com a matéria, SOU TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO E GOSTEI MUITO DESSE MATERIAL.
MINHA CONTRIBUIÇÃO VAI ALÉM DE TUDO QUE JA FOI FALADO..
PRIMEIRO MOTORES 110/220 V não foram projetados para trabalhar em movimento, SEGUNDO, um inversor com saída equivalente a potência de um motor alternativo, precisa ter no mínimo 15 ampéres de saída na tomada do inversor (isso provoca uma alta no preço do inversor) o que não acontece com esses inversores de baixa qualidade e preço..
TERCEIRO,. Esses inversores “baratos” tem normalmente sua frequência em hertz de 50 hertz (vêm normalmente do Paraguai) já é outro ponto a ser visto,pois vai funcionar, mas a vida útil do motor original vai cair pela metade..
TEM MAIS ASSUNTO mas vou encerrar por aqui dizendo, sai muito mais barato transformar que comprar um inversor que seja forte suficiente e econômico.. A desculpa, lembrei, concordo com a questão de falta de profissionalismo na questão da manutenção pelo país, mas isso vai mudar, eu por exemplo dou 5 anos de garantia no meu motor instalado… Não estou aqui pra fazer propaganda do meu trabalho, estou aqui pra agregar conhecimento.. um abraço e parabéns pela materia.
Amigos, primeiro sou leigo no assunto, estou montando um motorhome num micro onibus iveco city cless ano 2013, comprei 05 placa solar de 405 w, um inversor hibrido de 3500 da GROWATT de 220 w para 48 v, e pretendo usar uma bateria de litio de 48 v. a eletrica dele será toda de 24, inclusive a geladeira e o ar. A minha dúvida é, como eu vou ligar esses equipamentos de 24 em 48 v?
Se forem combinações de baterias de 12V em série, vc pode alimentar os equipamentos ligando no meio da série. porém irá haver descargas desiguais. Porque vc nao trabalha em 24v de uma vez? faça duas combinações de 24V e ligue elas em paralelo