Camping Recanto Saltinho
- Aceita Barracas
- Aceita RVs
- Não possui Chalés, Cabanas ou Suítes
- Aceita Animais / Pet Friendly
- Funciona o ano todo
- Possui Regras Escritas
- Rígido com Barulho e Som
- Possui Energia Elétrica para Equipamentos
- Tomadas 110V para Equipamentos
- Tomadas 220V para Equipamentos
- Taxas extras para Ligar equipamentos específicos (frigobares e etc)
- Possui sanitários básicos (No mínimo lavatório, bacia e chuveiro frio)
- Possui Chuveiros quentes
- Possui Lava-pratos
- Possui tanque Lava-roupas
- Possui Restaurante ou Cantina Para Refeições
- Possui Lanchonete ou Quiosque de Lanches ou Bebidas
- Possui Lago ou Represa
- Possui Rio ou Cachoeira
- Permitido Pescar
- Possui Sombras
- Possui Churrasqueiras Coletivas
- Possui Cozinha Coletiva
- Possui Estacionamento Interno
- Pode Estacionar Junto ao Equipamento
- Possui Telefone Público No Local ou bem próximo
- Não Possui Sinal de Celular
- Possui Internet Wifi
- Possui Piscina de água natural
- Possui Trilha ou Caminhada
-
ATENÇÃO!!! NUNCA VIAJE SEM ANTES ENTRAR EM CONTATO COM O CAMPING E SE CERTIFICAR DAS INFORMAÇÕES.
O camping localiza-se dentro do Parque Recanto Saltinho às margens do rio da Várzea. Possui amplo espaço gramado para as barracas, quiosques com churrasqueiras, churrasqueiras sob as árvores, banheiros com chuveiro quente, pequena cozinha comunitária. Local agradável com uma belíssima cachoeira e trilhas para caminhada.
Pela BR 376 (Paraná) ou BR 101 (Santa Catarina) que liga Curitiba/Joinville acesso para Tijucas do Sul-PR no km 644 pela PR 281 segue até o km 18, na rotatória segue à direita mais 8 km de estrada de chão.
História
Em 1959 Tito Gava possuia uma serraria e comprava pinheiros no interior, para cortar e levar para Curitiba. Em suas andanças para compra em Tijucas do Sul, ofereceram-lhe um grande número de pinheiros, em uma região chamada Tronco, onde também havia uma serraria. Para fazer uma avaliação, teve que descer por carreiros no meio do mato, deparando-se finalmente com uma grande queda d’água.
Quando voltou da caminhada, Tito Gava falou que tinha interesse não só nos pinheiros, mas em todo o terreno. O preço pedido foi de 120 mil réis e ele então falou que por esse preço precisava que segurassem o terreno por 4 semanas. Em Curitiba, procurou a Caixa Econômica e, em menos de uma semana, voltou com o dinheiro para efetivar a compra.
Pelo terreno passava uma estrada municipal, e assim que teve condições, Tito procurou por área próximas para comprar e desviar a estrada, tirando-a de perto do rio. Só em 1969 conseguiu desviar completamente a estrada, e então pode cercar a propriedade.
Devoto de Nossa Senhora Aparecida, em 1971, aproveitou a fenda nas pedras no alto da cachoeira para transforma-la em uma gruta; depois, em 1973, fez o caminho dos Apóstolos até o Cristo, no outro lado do parque.
De 1970 a 1982 concentrou esforços, utilizando máquinas e equipamentos da sua empresa de construções para fazer do Saltinho o que ele é hoje. A Partir de 1982, quando fechou a sua construtora, passou a viver mais no parque do que em sua casa em Curitiba.
Na década de 80, o que era a chácara particular da família Gava, foi aberto ao público. Motivado por seu espírito solidário, Tito abriu a propriedade primeiramente para ajudar a Casa de Queimados (Hospital da Soda), em Curitiba. Depois, para arrecadar dinheiro para o Hospital Nossa Senhora das Dores, em Tijucas do Sul, e daí vieram a APAE, a APR, as Creches locais e as visitações nunca mais foram limitadas.
Depois dessa época que foram construídos o presépio mecanizado, o restaurante, as churrasqueiras e, com recursos próprios, Tito até ajudou na manutenção na estrada municipal que dá acesso àquela região.
Em 14 de abril de 2008 Tito Gava completou 89 anos, e, apesar da idade, continuava acompanhando e até trabalhando na conservação do Parque Saltinho.
No dia 23 de abril não se sentiu bem e retornou à Curitiba. Morreu no dia 03 de maio de 2008, devido a uma pneumonia. Sua família, esposa e três filhos têm o propósito de não dividir o parque e dar continuidade ao “brinquedo” do saudoso pai. Suas cinzas foram espalhadas pela cachoeira e depositadas em um jazigo dentro do parque que tanto amou.
AVALIAÇÕES E COMENTÁRIOS APP MaCamp:
(05/2024)
Nome: Norberto
Valor Pago na Diaria: 40,00
Equipamento: Barraca Manaslu Trecking 2 pessoas
Informação: Lugar muito legal. paisagem linda .
(06/2023)
Nome: Tati e Yuri
Valor Pago na Diaria: 40
Equipamento: Barraca e Gazebo Coleman
Informação: Nós simplesmente amamos acampar no Saltinho, porém, infelizmente teremos que avaliar com 3 estrelas, esperamos que por favor compreendam, e pensem com carinho no que vamos sinalizar. 1) BANHEIROS : os banheiros femininos a princípio estão ok, porém os masculinos estão TERRÍVEIS, deveria ter um mictório, os vasos quando precisam ser usados estão urinados por cima e sujos (sabemos que isso é uma questão de educação de quem utiliza o banheiro, porém se tivesse um espaço com mictório facilitaria até a limpeza.)Sinceramente, tenebroso, principalmente no final de semana. Não tem como usar, inviabiliza quem está no camping. URGENTE REFORMAR O BANHEIRO MASCULINO. 2) BARULHO CAUSADO POR MOTOQUEIROS QUE VISITAM O CAMPING. Quando fomos acampar no final de semana, ficamos para sair na 2a feira, e no domingo a noite saíram em torno de 10 motoqueiros, empinando, "estralando" e fazendo o maior estardalhaço, eram mais de 22h. Ninguém nos contou, nós vimos e ouvimos. Isso é um tremendo desrespeito, sugiro pensar em algo sobre essa situação, por mim poderia. impedir a entrada de MOTOQUEIROS barulhentos, o parque tem um monte de regras sobre o silêncio, motoqueiro barulhento não é uma classe especial que não precisa seguir regras. Esperamos que revejam a limpeza e manutenção dos banheiros, pois queríamos ir aí neste feriado de junho, porém a questão doa banheiros pesou imensamente e optamos por outro camping, por favor, melhorem os banheiros, URGENTE.
(09/2021)
Nome: kassio
Valor pago diária por pessoa: 30
Equipamento: barraca super esquilo
Colaboração: lugar otimo, fiquei 4 dias com minha família, não temos do que reclamar, bom atendimento, banheiros limpos e claro uma linda cachoeira
(08/2021)
Nome: Carlos e Lucia
Valor pago diária por pessoa: 40
Equipamento: barraca de teto Dandaro
Colaboração: O lugar é lindo, cachoeira, rio, trilhas, porém, notamos que necessita de reparos na infraestrutura oferecida para que vai acampar. Necessário mais pontos de energia e respectivas identificações. No setor em que ficamos os banheiros e chuveiros estavam bem precários.
(01/2020)
Nome: Gelson Cosendei Junior
Valor pago diária por pessoa: 30
Equipamento: Barraca Quechua 4.2 Air XL
Colaboração: O camping tem uma excelente estrutura, com banheiros limpos e cozinha bem equipada. Vários quiosques (pagos a parte) com pontos de luz e churrasqueira. Tem restaurante e trilha leve. A cachoeira é linda e tem vários pontos de pesca e um de banho. O único porém foi que algumas pessoas que estavam no day use tomaram conta da cozinha, inclusive colocando colchões no chão e armando rede na área coletiva, impossibilitando o uso pelos demais campistas. Como já estávamos de saída, não nos atrapalhou tanto. No mais é um lugar que pretendemos voltar com toda a certeza.
(12/2019)
Nome: Ewerton Medeiros
Valor pago diária por pessoa: 30
Equipamento: Barraca Quechua 3XL
Colaboração: Ótimo para passear com a família. Estrutura básica, porém eficaz. Banheiros limpos diariamente. Chuveiro água quente, cozinha comunitária com fogão, freezer e geladeira. Diversas churrasqueiras disponíveis. Banho de Rio muito agradável, água fria, mas não igual rio de serra. Restaurante com opções e preços compatíveis com o mercado.
(11/2019)
Nome: Luiz Renato
Colaboração: Local extremamente aprazível, bem arborizado e com uma cachoeira lindíssima. Acampamos de motorhome. Como era um feriadão, a área principal de camping estava bem ocupada, então optamos por ficar na área de churrasqueiras, mais utilizada por quem vai somente passar o dia. Fomos muito bem recebidos e orientados pela Jane, arrendatária do local, que inclusive comentou que estão planejando novas instalações no local. Vale a pena!
(11/2019)
Nome: Letícia
Equipamento: Motor Home
Colaboração: Local muito bonito, organizado e limpo. Atendimento excelente (proprietária Jane muito atenciosa). Restaurante bem servido e com qualidade.
(11/2019)
Nome: Elisiane
Valor pago diária por pessoa: 25
Equipamento: Barraca chão Barraca
Colaboração: Lugar lindo, local legal para acampar, com banheiro com chuveiro quente e cozinha comunitária. Existem outros locais para camping dentro do parque que ficam mais privativos longe da bagunça. A questão som é depende o do local q vc acampou, no domingo tinha vários carros com som próximo do restaurante. Não vi ninguém que cuide disso no local ja que não pega sinal de celular pra avisar alguem. Não chegamos a ter maiores problemas mas da próxima vez ficaremos acampados próximo ao Cristo onde fica mais tranquilo.
(07/2019)
Nome: Cristiano Vargas Konig
Colaboração: Lugar encantador, limpo, muito organizado. Voltarei mais vezes.
Resumo/resumen/Sumary
(ES) El camping se encuentra dentro del Parque Recanto Saltinho a orillas del río Várzea. Cuenta con amplio espacio de césped para las carpas, kioscos con parrillas para asados, parrillas bajo los árboles, baños con duchas de agua caliente, pequeña cocina comunitaria. Bonito lugar con una hermosa cascada y senderos para caminar. Por la BR 376 (Paraná) o BR 101 (Santa Catarina) que une Curitiba / Joinville, acceso a Tijucas do Sul-PR en el km 644, por la PR 281, continuar hasta el km 18, en la rotonda tomar otros 8 km de camino sin asfaltar.
(EN) The camping is located inside the Recanto Saltinho Park on the banks of the Várzea river. It has ample lawn space for the tents, kiosks with barbecue grills, barbecues under the trees, bathrooms with hot showers, small communal kitchen. Nice place with a beautiful waterfall and walking trails. Through BR 376 (Paraná) or BR 101 (Santa Catarina) that connects Curitiba/Joinville, access to Tijucas do Sul-PR at km 644, through PR 281, continue until km 18, at the roundabout take another 8 km of unpaved road.
(DE) Der Campingplatz liegt im Park Recanto Saltinho am Ufer des Flusses Várzea. Es hat viel Rasenfläche für die Zelte, Kioske mit Grill, Grills unter Bäumen, Badezimmer mit Warmwasserduschen, kleine Gemeinschaftsküche. Schöner Ort mit einem schönen Wasserfall und Wanderwegen. Über die BR 376 (Paraná) oder BR 101 (Santa Catarina), die Curitiba/Joinville verbindet, Zufahrt nach Tijucas do Sul-PR bei km 644, über PR 281, weiter bis km 18, am Kreisverkehr weitere 8 km unbefestigte Straße nehmen.
CAMPINGS SUGERIDOS NO BRASIL:
MAIS CAMPINGS NESTA LOCALIDADE:
Chácara Apocaliptus (Fechado)
Camping Waldir, do
Camping Pesqueiro Ponte Velha
Camping Cachoeira dos Solais
Camping Circuito Ponto 4×4
Apoio RV – Posto Pelanda-Pedro – Tijucas do Sul
Camping Recanto Saltinho
RECEBA NOTÍCIAS DO CAMPISMO:
Leave a comment