Truck Homes
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Não há grandes novidades no Truck-Home em termos de ambiente interno do veículo de recreação. Um trailer com todas as características de um trailer rebocável rodoviário comum é fixado e adaptado a um caminhão sem caçamba ou carroceria. A grande vantagem é a ausência de tração de reboque e uma maior dirigibilidade, principalmente em estradas de terra e em condições precárias por questões de balanço traseiro e altura em relação ao solo. Pode ser comparado a um motor-home, mas com a grande desvantagem de não haver comunicação da cabine do veículo com a parte habitável. É importante lembrar que pessoas não poderão transitar dento do trailer, já que o código nacional de trânsito não permite, sendo a viagem limitada ao número máximo de passageiros permitido no caminhão.

O trailer continua sendo uma casa montada em uma estrutura de metal  e retirados os sistemas de eixos, rodas, engates, suspensão e freios. Nas partes inferiores laterais que sobram do caminhão há opção para instalação de bagageiros, tanques e etc…

Sendo um trailer comum, possui geralmente mesa de refeições que vira cama e um pequeno banheiro com sanitário, pia e chuveiro com aquecimento a gás. Cozinha com fogão e geladeira. Armários e prateleiras permitem o armazenamento de itens pessoais. Possui caixa d’água e bomba  alimentada por uma bateria própria que alimenta também as luzes e geladeira. Além da auto-suficiência do truck-home, ele estacionado em algum camping, permite ligar água e luz diretas.

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Se tratando de uma adaptação, sempre haverá um truck-home diferente do outro. Como no caso do campista e aventureiro Odilon Geraci que montou sobre, nada menos, que um UNIMOG 404. Os amantes de jipes dispensam qualquer descrição amadora, mas o UNIMOG é um dos utilitários mais populares da marca Mercedes-Benz e conta com certos recursos “modernos” desde os anos 1940, como acionamento de tração dianteira ou bloqueio de diferencial em qualquer velocidade e até em curvas. Foi acoplado um trailer modelo turiscar-Caravana para abrigo nas expedições. Ele oferece bom conforto e isolamento térmico que, no caso da turiscar, é de isopor. O trailer ganhou novos revestimentos internos, refrigerador rural, cortinas e estofamento. As placas solares instaladas no teto garantem 150W para as baterias que junto com o gás GLP garantem a independência do conjunto, alimentando luzes internas, aquecedor de água e ambiente, geladeira.

As torções entre trailer e caminhão são eliminadas pelo sistema Mercedes onde a carroceria é fixa nas longarinas através de dois pivôs e não diretamente no chassi. Assim o carro fica equilibrado e com maior capacidade de inclinação lateral.

O Mercedes Benz Unimog 404 1968, que ganhou muitos acessórios, possui motor de seis cilindros a gasolina (com kit gás), câmbio de seis marchas à frente mais duas à ré, reduzida (de 1:1 a 15:1), pneus militares e guincho mecânico de 12ton.

truck home

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

18 COMENTÁRIOS

    • Boa noite. Não há necessidade de mexer na documentação uma vez que, o trailer acoplado no caminhão nada mais é que uma carga. Vc só precisa atentar com a capacidade de carga do caminhão, ou seja, se o trailer não ultrapassar a carga permitida de seu caminhão, tá tudo certo.

  1. Boa noite, bom conhecer sites que ajudam na escolha e na legislação
    Li seu artigo mas fiquei com uma dúvida
    Tenho um caminhão Mb 1519 6×6 (era do exército) e quero montar um motor home nele, a cabine terá ligação com a parte traseira, assim sendo posso trafegar om pessoas na traseira? obrigado

  2. No caso do truck home , possuo um caminhao 710 com documentaçao de bau carga fechada, essa documentaçao por ser fechada se eu colocar um trailer nele esta documentaçao por ser carga fechada serviria , sem mais obrigado

  3. eu tou pensando em cortar a traseira da cabine e a parte da frente do trailer, fazendo assim uma ligação natural entre os dois ambientes; assim vira um motorhome completo

  4. no caso de colocar um trailer em cima de uma kia k2500 teria que pagar o IPVA do trailer tambem e continuar com a placa dela? tenho a impressão que sim! mas é isso mesmo?

    • Trailer não paga IPVA nem mesmo no chão. Quando estiver fixo sobre o caminhão, não mais precisará de placa licenciada, mas é importante levar o documento de propriedade do trailer.

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