Truck Homes
 

Não há grandes novidades no Truck-Home em termos de ambiente interno do veículo de recreação. Um trailer com todas as características de um trailer rebocável rodoviário comum é fixado e adaptado a um caminhão sem caçamba ou carroceria. A grande vantagem é a ausência de tração de reboque e uma maior dirigibilidade, principalmente em estradas de terra e em condições precárias por questões de balanço traseiro e altura em relação ao solo. Pode ser comparado a um motor-home, mas com a grande desvantagem de não haver comunicação da cabine do veículo com a parte habitável. É importante lembrar que pessoas não poderão transitar dento do trailer, já que o código nacional de trânsito não permite, sendo a viagem limitada ao número máximo de passageiros permitido no caminhão.

O trailer continua sendo uma casa montada em uma estrutura de metal  e retirados os sistemas de eixos, rodas, engates, suspensão e freios. Nas partes inferiores laterais que sobram do caminhão há opção para instalação de bagageiros, tanques e etc…

Sendo um trailer comum, possui geralmente mesa de refeições que vira cama e um pequeno banheiro com sanitário, pia e chuveiro com aquecimento a gás. Cozinha com fogão e geladeira. Armários e prateleiras permitem o armazenamento de itens pessoais. Possui caixa d’água e bomba  alimentada por uma bateria própria que alimenta também as luzes e geladeira. Além da auto-suficiência do truck-home, ele estacionado em algum camping, permite ligar água e luz diretas.

Se tratando de uma adaptação, sempre haverá um truck-home diferente do outro. Como no caso do campista e aventureiro Odilon Geraci que montou sobre, nada menos, que um UNIMOG 404. Os amantes de jipes dispensam qualquer descrição amadora, mas o UNIMOG é um dos utilitários mais populares da marca Mercedes-Benz e conta com certos recursos “modernos” desde os anos 1940, como acionamento de tração dianteira ou bloqueio de diferencial em qualquer velocidade e até em curvas. Foi acoplado um trailer modelo turiscar-Caravana para abrigo nas expedições. Ele oferece bom conforto e isolamento térmico que, no caso da turiscar, é de isopor. O trailer ganhou novos revestimentos internos, refrigerador rural, cortinas e estofamento. As placas solares instaladas no teto garantem 150W para as baterias que junto com o gás GLP garantem a independência do conjunto, alimentando luzes internas, aquecedor de água e ambiente, geladeira.

As torções entre trailer e caminhão são eliminadas pelo sistema Mercedes onde a carroceria é fixa nas longarinas através de dois pivôs e não diretamente no chassi. Assim o carro fica equilibrado e com maior capacidade de inclinação lateral.

O Mercedes Benz Unimog 404 1968, que ganhou muitos acessórios, possui motor de seis cilindros a gasolina (com kit gás), câmbio de seis marchas à frente mais duas à ré, reduzida (de 1:1 a 15:1), pneus militares e guincho mecânico de 12ton.

 

 

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CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma e nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo aos moldes europeus e norte-americanos, explorando com consciência o incrível potencial natural brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."
  • Sergio Senna

    Amigo Marcos obrigado pelas ótimas informações, que DEUS abençoe tua casa, abraços…

  • Luis Antonio Brasil

    Queria saber sobre a legalização de um truck home, me interessa muito em como fazer a documentação em SC, se alguem puder auxiliar. luis_antoniob@outlook.com

  • Flavio Torres

    Olá. Tenho um KG 450, e gostaria de transformar em um Truck home, sobre a legalização alguém conhece quem tem cat para isso, se positivo por favor me envie pelo email flaviotorresrs@gmail.com Obrigado.

  • gabriel

    Também gostaria de saber sobre o processo de legalização.