O Camper é um outro grande recurso veicular para se acampar. Trata-se de um módulo, com todos os recursos internos de um trailer, que vai acomodado sobre a caçamba de uma pick up podendo ser destacável para o uso livre do veículo. A grande vantagem o carro liberado, o preço relativamente baixo do conjunto e a possibilidade de se ter um veículo de recreio com tração 4X4 para viagens em locais de difícil acesso.

Dentre as várias marcas de Campers do mercado brasileiro, a mais famosa das antigas era a Larturist e atualmente a Duaron. Os Campers se diferenciam nos tamanhos, devido aos veículos que comportarão. Poderão ser acopladas à caminhonetes de cabine simples ou dupla de várias marcas ou em pick up`s menores, como é o caso da Saveiro ou Strada. A carteira de habilitação exigida para as Campers, são as mesmas exigidas para a caminhonete que a transportará. No caso das mais tradicionais, será mesmo a carteira do tipo “B”.

SOBRE CAMPERS:

Camper Motor Trailer MTB 272

Larturist Nôa-Nôa

Thaitti

Camper Motor Trailer MTB 215

Portaria de Regulamentação

Camper Motor Trailer MTB 198

Bora-Bora 1986

Camper Motor Trailer MTB 148

Legalização

Nas Estradas

Motor Trailer

Di Primo – Trailer Car

O interior de uma Camper possui cama de casal, que fica acima da cabine da caminhonete, mesa para refeições que vira cama que pode ser de solteiro ou de casal dependendo do modelo, cozinha com pia, frigo-bar e fogão de 2 bocas e banheiro com pia, chuveiro e sanitário porta-potti.

O funcionamento dos equipamentos da Camper é muito parecido com os dos trailers de pequeno porte. O módulo possui caixa de água potável e em alguns casos, de água servida. Possui bateria independente e transformador para a ligação na rede elétrica local. O tamanho varia de modelo para modelo e pode ser de 5 a 7 metros. Manobras são fáceis de serem executadas, pois o equipamento está todo apoiado em cima da caminhonete. Na estrada, perde-se bastante a estabilidade, mas tratando-se de um veículo de recreio, isso não é empecilho.

0Grosso modo não há necessidade fazer mudanças na camionete, mas para alguns será necessário reforçar a suspensão traseira para o carro ficar nivelado. O peso da Camper é em média 750kg. O reforço da suspensão dará maior conforto interno nas paradas e à dirigibilidade do conjunto.   As antigas tinham a necessidade de furar as laterais da caçamba da caminhonete para a fixação das amarras do Camper e também da instalação de uma tomada na traseira do carro para sincronizar as luzes traseiras que estarão no Camper com as luzes da caminhonete. Nos Campers atuais a fixação fica no assoalho da caçamba e os grampos são acessados do interior do Camper. Para a retirada do conjunto da caminhonete , leva-se em média de 10 a30 minutos utilizando os quatro macacos hidráulicos presentes em nos Campers.

A calibragem dos pneus será o especificado pela fábrica da caminhonete com sua carga máxima.

Até os anos 2000 eram apenas alguns tipos de campers no mercado, geralmente variando no tamanho e na preparação para cabines dupla ou simples. Após a chegada da Duaron e seus campers de fibra de vidro e, posteriormente, de compósitos, novas tipologias foram incrementadas. São elas:

TIPO CONVENCIONAL

3Basicamente em um módulo permanente com altura total contendo cama de casal, dinete de solteiro, cozinha e banheiro. Os tamanhos pod)em variar na largura e no comprimento, podendo ser aplicadas a caminhnetes grandes (Dodge Ram/F-250), médias (S-10/Ranger/L-200/Hillux/Triton) ou pequenas (Saveiro/Strada/Hoggar)

TIPO SEMI-POP UP

0Com os mesmos ambientes da tradicional, mas com altura mais baixa em trânsito. Ao chegar no acampamento o teto é “aberto” em um sentido transformando a altura interna em habitável. O fechamento lateral é em lona bem parecida com a das barracas automotivas e embarcações. A estabilidade total na estrada é o fatos mais buscado neste caso.

TIPO POP UP

1Com os mesmos ambientes da tradicional, mas com altura mais baixa em trânsito – Geralmente na mesma da cabine. Ao chegar no acampamento o teto é “aberto” em toda sua extensão transformando a altura interna em habitável. O fechamento lateral é em lona bem parecida com a das barracas automotivas e embarcações. Toldos laterais aumentam a área de apoio, podendo até mesmo receber dormitórios anexos.

Marcos Pivari

 

 

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