MOTOR HOMES      –     MOTOR-CASAS

Casa sobre rodas. É um ótimo termo para definir um motor home. Atualmente, a prática é bastante procurada no Brasil, devido ao declínio de padrão e presença de estabelecimentos campistas.

O Motor Homes nada mais são do que trailers montados sobre o chassi de um utilitário, ônibus ou caminhão. Os do tipo “fundo de quintal” são os que aproveitam o chassi e a carroceria de ônibus usados, fechando as atuais aberturas abrindo novas, para janelas, portas e grelhas. Os Motor-Homes fabricados em linha ou em fábricas específicas são mais bem projetados, possuem carroceria própria, têm espaços melhor aproveitados e equipamentos mais bem dispostos e distribuídos. A maioria das fábricas permite o uso de chassi usado, barateando mais o custo final do produto. Mesmo assim, a montagem de um motor home nos dias de hoje, apresenta um alto custo relativo.

FABRICANTES:

SERVIÇOS:

Independente do tamanho e luxo, um Motor-Home no mínimo deve possuir: banheiro com chuveiro, pia e sanitário, cozinha com pia, fogão e geladeira, uma mesa para que também se converte em cama. Ele é sempre auto-suficiente, pois tem caixa d’água que alimenta o veículo com uma bomba ligada à bateria. Quando há água no local, o veículo pode ser alimentado diretamente com uma mangueira. Possui também sistema de água servida das pias e box que pode ser despejada em caixa ou diretamente com mangueira. Ele possui duas baterias uma para o carro e outra para o trailer, ambas podem ser carregadas com o motor do carro ou com o conversor de energia, que ligado a uma tomada externa alimenta todos os dispositivos do motor home. O sanitário pode ser portátil ou do tipo ÁQUA-MAGIC, que é semelhante ao tradicional de casa, tem uma descarga própria alimentada pela mesma bomba antes mencionada e seus dejetos depositados na caixa de detritos, previamente tratada com uma solução específica. Esta caixa de detritos pode ser aberta manualmente ou elétrica ou pneumaticamente da cabine do veículo em locais apropriados para o descarte final dos dejetos. Pode ser acoplada também, uma mangueira direto a um sistema de esgoto sanitário presente no camping.

O Motor Home possui também água quente com sistema de aquecimento a gás. O aquecedor pode ser do tipo boiler ou “de passagem” automático ou de chama piloto. O gás alimenta também o fogão e a geladeira, que no caso de trailers e motor homes possuem refrigeradores que funcionam com duas fontes de energia: eletricidade (110Vac/220Vac/12Vdc) e a gás.

É claro que dependendo do modelo e do preço, o luxo vai aumentando. Podem possuir: televisões, dvd’s, microondas, lava-louça, lava-roupa, secadora, ar condicionado, som, gerador, macacos de nivelamento hidráulicos e etc.

Na maioria das vezes, um motor home possui dois eixos: um de rodagem dupla e uma simples. Motor turbinado ou não, vidros levemente escurecidos para a privacidade interna, apesar de possuir cortinas do gosto do proprietário. Pssuem tulhas (bagageiros) espaçosas que comportam as tranqueiras, Botijão de gás, baterias, lava-roupa, secadora e gerador.

Os motor homes mais modernos possuem estrutura de alumínio ou aço galvanizado e móveis de madeira ou com acabamentos em fórmica. No teto, há mais de uma clara-bóia, e em alguns casos, ar-condicionados ou climatizadores.

Ao entrar pela porta, além da escada do veículo, subimos com a ajuda de um degrau retrátil em alguns poucos casos, este é acionado automaticamente toda vez que o freio de estacionamento é puxado. Ao fundo, temos o quarto do casal. Há uma cama fixa, possui armários, guarda-roupa e pode ser equipado com som, televisão, vídeo, dvd e ar condicionado. A cozinha é dotada de fogão, pia, geladeira e armários de vários tipos. Alguns modelos possuem coifa, lava-louças, microondas e geladeira com freezer.

Todos os motor-homes possuem pelo menos uma mesa de jantar que vira cama de casal. Podem ter também beliches, camas suspensas e sofás-cama. Os motor homes pequenos não contam com quarto separado e utilizam de mesa/cama para ganhar dois cômodos em um pequeno espaço. A mesa possui um pé e é encaixada na parede em um trilho. A mesma mesa pode ser afixada no lado de fora do veículo para refeições ao ar livre. Para montar a cama, abaixa-se a mesa e colocam-se os encostos ao meio. A cama já está montada.

Os motor-homes comuns param por aí, mas há modelos que vão mais longe. Eles podem contar com sistemas “slide-out”, antenas mini parabólicas, chegando a possuir até banheira com hidromassagem e sauna.

A grande desvantagem do motor home é de que o campista não conta com um carro para passeios e quanto maior for o equipamento, mais difícil o ingresso em camping e as manobras. Para driblar o problema do carro de passeio, os motor homes podem tracioná-los através de carretas ou cambão.

Artigo escrito por Marcos Pivari

 

O BÁSICO NO MOTOR HOME:

NO MOTOR HOME:

Reformas e Restaurações

Pneu Direcional

Carreta TRANSPORTE VEÍCULOS

Esquema Conversor

Esquema Elétrico no RV

Ambientes Internos dos RVs

Cambão X TowBar

ACESSÓRIOS:

video

Torneira de Bomba Manual

Antena Mini Parabólica

Fechaduras Especiais Para RVs

TOMADAS DE ENGATES

Válvulas Para Tanques de Detritos

Antena 360º Rígida

Antena Mini Parab + Aberto

Retrovisores para rebocar

Antenas de RV’s

Antena Winegard (sinal aberto)

Satélite Automático

DICAS:

ANTIGOS FABRICANTES:

Invel

ANCAR

Trailcar

Minimax – Kombi Caracol

Sobre Karmann Ghia Motor Homes

Casacar

Turiscar

HomeCar

Notícias do Caravanismo: