Válvulas Para Tanques de Detritos
Delka 728 x 90

Um grande elemento no sistema de esgoto sanitário de trailers, motor homes e outros RV`s é a válvula de descarga dos tanques.

Em quase 100% dos RV`s médios e grandes e em muitos dos trailers,  motor homes e campers compactos o sistema de esgoto é feito com vaso sanitário fixo + tanque de detritos.

O sistema totalmente independente da água servida (oriundo das pias e ralo do box) coleta a descarga do vaso sanitário e armazena em um tanque exclusivo para esta finalidade. Até que chegue a hora do despejo, o material é acondicionado com a adição de produtos que visam o tratamento químico do esgoto.

Chegada a hora de descarregar o tanque é que entra um importante equipamento:  A válvula de descarga.

São diversos tipos, mas sua principal função é de proporcionar uma abertura bem ampla para que todo o detrito possa ser esgotado em pouco tempo. Existem muitos equipamentos que utilizam registros esféricos, mas estes não chegam na bitola das válvulas e também não permitem acionamentos a distância.

As válvulas Valterra são desenhadas especificamente para este tipo de uso. Possuem um mecanismo de abertura e fechamento do tipo “gaveta” com vedação para evitar micro vazamentos que resultam em odores desagradáveis. São bitolas diferentes e comandos diferentes para as válvulas que devem sempre ser instaladas diretamente na caixa através de aberturas feitas sob medida.

Acionamento Manual Local: Este é o sistema mais simples onde uma alavanca bem próxima da válvula é puxada ou empurrada para a abertura e fechamento. A posição e o movimento são favoráveis à ação mesmo quando a soltura é livre, mas é mais indicada quando se utiliza mangueira para direcionamento do fluxo.

Acionamento Manual Remoto: Muito parecida com a anterior, mas possui um sistema de cabos que permite o posicionamento da manopla de acionamento em local distante da válvula onde pode-se estar longe de respingos ou cheiros. Com ou sem o uso de mangueira, é possível instalar a manopla do outro lado externo do RV ou mesmo no interior do mesmo.

Acionamento Automático Remoto:  É favorável principalmente em motor homes onde um comando lá na cabine pode ser acionado quando se posiciona corretamente o veículo no local correto de descarte. De forma fácil e rápida esvazia-se o tanque de detritos partindo-se em seguida.

Dentre as bitolas das saídas, as válvulas variam de 1/½”, 2″ e 3″ (Polegadas).

No modelo de 3″ existe uma flange com engate rápido que pode ser instalada um tampa para o caso de vazamento por ressecamento d borracha de vedação. Desta maneira o campista possui uma segunda proteção contra pingos e mau cheiro na vaga do camping.


Para terminar, é importante salientar que todas estas válvulas também servem para equipar os tanques de água servida, já que este tanque também pode ser respaldado pelas facilidades de comando remoto (geralmente da cabine) e de grande vazão.

Marcos Pivari

Este artigo faz parte da gama de produtos importados e distribuídos pela PULSAR RV. A PULSAR Distribui para a maioria das fábricas e montadoras de veículos de recreação do Brasil. Ao encomendar ou reparar seu RV em qualquer empresa, não deixe de pedir o nível fixo. 

A Pulsar RV entende que o trabalho de fomento ao campismo do MaCamp se faz extremamente necessário para o crescimento da atividade no nosso país. Por isso patrocina este site.

 


Hometrailer 728×90
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."