Mais do que simplesmente o chassi, que assim como em veículos, é a estrutura principal e base para o conjunto, nos trailers ele ainda faz a função estrutural de ligação do reboque ao engate do carro. Além de suportar toda a “casa” e conectá-la com seus sistemas mecânicos de rodagem (eixos, freios, rodas e suspensão) ainda suporta toda a força e torções da conexão física com o veículo trator na estrada. Segurança e conforto são os dois itens mais fundamentais hoje em dia em um trailer. O HSLA é uma tecnologia que busca exatamente esta relação.
Desenvolvido pela Easy Trailers, a tecnologia intitulada “High Strength Low Alloy” (Liga baixa de alta resistência) traz uma resistência 130% acima do aço convencional sobre uma redução de peso de até 40% graças à possibilidade de redução de espessura dos perfis. Isto também garante maior flexibilidade de torção que trará mais conforto na estrada.
Com a precisão dos cortes a laser, o chassi robusto pode receber furações precisas para fixar sistemas de eixos, freios e engates, além de tecnologias como movimentadores autônomos ou sapatas automáticas, mesmo em situações de upgrade. Outra vantagem do sistema é da fixação das barras transversais através de parafusos bicromatizados e porcas auto-travantes, evitando soldas e garantindo a movimentação e elasticidade natural do conjunto. O aço automotivo de alta performance utilizado na construção do chassi passa por um processo adicional de decapagem e galvanização a fogo. Esse tratamento confere ao chassi, uma resistência adicional à corrosão, estendendo significativamente sua vida útil e garantindo um desempenho duradouro mesmo em condições adversas. A tecnologia HSLA vem para mudar o conceito da construção de trailers no Brasil e está disponível em diversos modelos da Easy.