Podemos categorizar os motor homes como :

Classe 1 = Vans

– Veículos geralmente montados dentro da carroceria original de Vans ou furgões destinados ao mercado de carga, passeio ou transporte. Fazem parte da grande tendência mundial, principalmente européia.

 Classe 2 = Compactos

– Veículos de dimensões compactas, similares aos da classe 1, porém com encarroçamento próprio da “casa”, obtendo maior largura. Quase sempre preserva a cabine original e aproveita-se a configuração de “caminhoneta” sem caçamba.

Classe 3 = Compactos Médios

– Veículos de mesma tipologia dos [classe 2] (carroceria própria mantendo cabine original), com dimensões maiores (até 9 a 10 metros). Muito comuns na Europa, estão ganhando a indústria brasileira.

Classe 4 = Médios

-Motor Homes montados sobre chassi de caminhão ou microonibus geralmente com medidas até 9m e com plataforma em pneus de menor tamanho. O encarroçamento pode ser feito totalmente novo sobre chassi ou em carroceria existente de microônibus.

Classe 5 = Grandes

– Motor Homes montados sobre chassis de ônibus rodoviários com grande altura em relação ao solo e grandes dimensões, variando de 10m a 13m de comprimento. Estes utilizam pneus também grandes de ônibus.

Classe 6 = Grandes Aventureiros

– Motor Homes de grandes dimensões montados sobre caminhões geralmente tracionados (4×4, 6×4 ou 6×6) com configuração voltada para os caminhos “fora de estrada”. Estes possuem grande altura em relação ao solo, perdendo-se a área comumente aproveitada para bagageiros nos motor homes comuns. Possuem desenhos privilegiando os ângulos de ataque e de saída e quase sempre preservam a cabine original do caminhão e a “casa” possui a tipologia de baú de carga preparado. Já feitos no Brasil, são muito comuns em aventuras pelo mundo. Há muitos que inclusive não possuem comunicação da cabine com a “casa”.

Por mais que se tente classificar cada motor home sempre esbarraremos em alguma consideração, portanto este tipo de tipificação se dá apenas para uma generalização.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here