Publicidade:
 
Em tempos de tecnologia eletro-eletrônica, esquecemos um pouco de alguns equipamentos que podem fazer a diferença na hora do aperto ou mesmo quando o racionamento de energia ou água é importante. No mundo do campismo familiar em campings organizados não falta água e energia elétrica, mas no campismo de aventura este tipo de economia pode não só se fazer imprescindível como também vital.

A torneira de bomba manual é muito difundida e utilizada em embarcações. Os próprios expedicionários náuticos já defendem o uso deste tipo de torneiras até mesmo frente às crises hídricas nas cidades e afirmam que utilizam este sistema em seus barcos pelo mundo.

Simples: Utiliza-se o mínimo de água necessário e mais nada. Além da economia, não é necessário o uso ou gasto de nenhuma energia elétrica para o trabalho.

No campismo familiar este tipo de torneira pode ser utilizada não só nos veículos de recreação, mas também em cozinhas externas montáveis nas barracas. Pode-se utilizar um tanque de água sob a pia e fazer uso de uma torneira sem a necessidade de energia elétrica e desnível da caixa de água.

Já nos trailers e motor homes, ela não significa um conforto a menos, pois pode ser apenas mais um elemento alternativo juntamente com as torneiras tradicionais conectadas às bombas elétricas de pressurização. Uma torneira manual instalada junto à convencional na pia, poderá ser a alternativa de economia que faltava nas expedições mais longínquas, além de um “back up” quando houver pane na bomba ou no sistema elétrico do RV.

Marcos Pivari


CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here