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Nos maiores mercados mundiais não é comum utilizar aquecedores de água residenciais nos veículos de recreação, como acontece no Brasil. As questões de segurança e a garantia de funcionamento em diversos locais são os maiores motivos. Os equipamentos do tipo “boiler” são os mais utilizados no Brasil, dentre os que usam acessórios embarcados, mas lá fora estão sendo popularizados aquecedores de passagem específicos. Vale lembrar que no Brasil este tipo de equipamento é simplesmente importado e como eles são projetados lá fora para o gás de propano, acabam tendo um funcionamento alterado no Brasil. Desta forma, os do tipo “boiler” acabam funcionando certinho, enquanto os de passagem oferecem muitos problemas.

O aquecedor de água fornece água quente para pias e chuveiros dentro (e potencialmente fora) do seu trailer. Se você quiser um banho quente após um dia de aventuras ao ar livre, precisará que seu aquecedor de água funcione de maneira eficaz. A maioria dos trailers modernos lá de fora é equipada com um aquecedor de água DSI a gás/elétrico, um aquecedor de água sem tanque ou um modelo piloto. [DSI significa ‘ignição por faísca direta’.]. Vale lembrar que aqui no Brasil a maioria dos RV’s utilizam aquecedores do mesmo tipo, só que de aplicação residencial, que já foram motivos de acidentes e mortes.

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Aquecedores de água sem tanque estão se tornando cada vez mais comuns em novos trailers no mundo (antes se usava mais do tipo boiler). Algumas das marcas líderes incluem Girard, RecPro by Fogatti, Camplux, Lippert, Suburban, Truma Aqua-Go e PrecisionTemp. Também conhecidos como aquecedores de água “instantâneos” ou “sob demanda”, eles aquecem a água à medida que ela passa por uma serpentina com calor aplicado sobre ela. Embora frequentemente usado, o termo “instantâneo” pode ser enganoso, pois eles ainda têm um atraso de 20 a 30 segundos para aquecer a água e passar pelos canos até a torneira.

Outro um modelo é um aquecedor de água de alcance estendido ou EXT . Nesses modelos, o controle de temperatura é definido em 5ºC mais alto do que nos modelos padrão. Uma válvula misturadora na parte traseira mistura a água fria com a água superaquecida do tanque para fornecer cerca de 20% a mais de água quente do que o reservatório é classificado. Por exemplo, um aquecedor de água EXT com um tanque de 40 Litros pode fornecer até 48L de água quente. Esses modelos funcionam como outros, mas requerem atenção especial ao preparar seu trailer para o inverno.

Onde instalar o aquecedor de água para trailers? A localização do aquecedor de água do trailer dependerá do fabricante. A maioria os coloca no lado externo do seu trailer, em frente à porta de entrada principal. No entanto, a localização do aquecedor de água pode ser na parte frontal ou traseira do trailer se você tiver uma cozinha traseira ou planta baixa da cozinha frontal .

Como funcionam os aquecedores de água RV? Como os modelos DSI e sem tanque agora são comuns em muitos RVs, vamos abordar as operações básicas de cada um:

DSI: Quando você conecta seu trailer à água direta ou liga a bomba de água após encher o tanque de água potável , o tanque do aquecedor de água será preenchido (desde que não seja desviado). Garantir que o tanque esteja cheio é o primeiro passo para operar qualquer aquecedor de água antes de ligar o aquecedor de água com o painel de controle do seu RV. Se tiver um modelo a gás/eléctrico, pode optar por utilizar o gás ou a resistência elétrica para aquecer a água do boiler. Você também pode empregar ambos para recuperação rápida de água quente. Ambos os modos requerem alimentação de 12 volts DC (VDC). Ainda existem modelos que inclusive equipam RVs brasileiros, que podem ser conectados no sistema de arrefecimento do motor para que aqueça a água do banho durante a viagem. Mesmo assim, o gás (propano lá fora e GLP aqui) é a principal fonte de aquecimento dos modelos DSI. O gás é queimado no final do tubo do queimador e a chama entra no tubo de combustão. O calor e os gases de exaustão são transportados para uma abertura de ventilação na parte superior do aquecedor de água.

Aquecedores de água sem tanque: Também conhecidos como aquecedores de água RV sem tanque sob demanda, fornecem água quente instantânea. Quando você abre uma torneira de água quente, a água fria passa por um trocador de calor aquecido por GLP. Os queimadores só se acendem quando se abre uma torneira de água quente. Quando isso acontece, uma válvula é acionada pelo fluxo de água, fechando um circuito que abre a válvula de gás. Os queimadores acendem e aquecem a água enquanto ela está fluindo. Ao desligar a torneira, a chave fechada pela abertura da válvula se abrirá, desligando a energia do queimador do aquecedor de água. A maioria dos aquecedores de água sem tanque usa uma bobina de cobre porque fornece as propriedades máximas de transferência de calor para eficiência. Múltiplos queimadores* aplicam calor ao longo da serpentina para reduzir o tempo de recuperação a praticamente zero, pois não há tanque de armazenamento de água para ser aquecido.

Os aquecedores de passagem específicos para RVs além de serem muito mais seguros, possuem controles eletrônicos da queima para garantir o exato aquecimento. Já os residenciais não, o que faz com que ele não aqueça a água em grandes altitudes onde o oxigênio é rarefeito ou locais extremamente frios. Os aquecedores de água sob demanda não possuem termostato porque não há tanque de armazenamento de água. Eles são projetados com interruptores ECO redundantes que monitoram o calor conforme a água se move através do trocador de calor. Esses interruptores ECO desligam o queimador se a temperatura da água ficar muito alta e voltam a ligar quando a temperatura cai de volta ao intervalo definido.

Como operar um aquecedor de água RV? Como acontece com todos os aparelhos RV, o manual do proprietário é o melhor lugar para começar ao procurar instruções de operação. Isso ocorre porque os fabricantes diferem com base no design de seus modelos de aquecedor de água. Dito isso, a maioria dos aquecedores de água a gás/elétricos DSI tem procedimentos operacionais semelhantes. Você terá a opção de aquecer o tanque usando gás GLP, CA de 120 volts ou ambos em alguns casos. O uso de ambos permite uma recuperação rápida. Para usar um aquecedor de água DSI, vá ao painel de controle do seu RV e ligue o interruptor para o modo de gás ou elétrico – ou ambos. Para o modo de gás, você deve ouvir o piloto acender dentro de 6 a 8 segundos. Para usar um aquecedor de água sem tanque, abra uma torneira quente e espere a água esquentar. A desvantagem de alguns modelos sob demanda é que você desperdiçará mais água enquanto espera o aquecimento, mas os modelos mais novos aquecem com mais eficiência e reduzem o consumo de água. Muitos equipamentos de RV são de baixo fluxo para economizar água. Normalmente, uma taxa de fluxo de 0,8 galões por minuto (GPM) é necessária para fechar o interruptor que liga o queimador do aquecedor de água sem tanque. (Dica do técnico: Se uma unidade tiver problemas para ativar o aquecedor de água de uma ou mais torneiras, pode ser necessário remover o disco de restrição de fluxo no arejador. Isso aumentará o fluxo, melhorando assim a confiabilidade da água quente. Se o sistema sempre funcionou bem e uma ou mais torneiras de repente não abrem mais o aquecedor de água, pode ser necessário desmontar e limpar o arejador.)

Problemas? Aqui estão alguns dos problemas mais comuns que você enfrentará com o aquecedor de água do seu trailer:

  • Potência insuficiente. Você ligou o aquecedor de água? Já verificou a voltagem da bateria? Já verificou seu disjuntor ?
  • Gás insuficiente. Seus recipientes de propano estão vazios? As válvulas na parte superior estão abertas para fornecer gás aos seus aparelhos?
  • Atraso de tempo. Você purgou a água fria das linhas? Você esperou o tempo suficiente para que a água no tanque fosse aquecida?
  • Uso excessivo. Você usou toda a água quente do seu tanque? Você precisa esperar que ele reabasteça e reaqueça?
  • Sem chama. Você ouviu a faísca acender? Você consegue ver uma chama no tubo do queimador ao abrir o painel de acesso externo?
  • Sem água no tanque. Sua válvula T&P está quente? Você contornou seu tanque e esqueceu de mudar a válvula de volta para operação normal?
  • Quente do frio. Suas linhas de água quente e fria estão invertidas? Você obtém água quente quando abre o que deveria ser a alça para o abastecimento de água fria em seu aparelho?
  • Válvula de mistura ruim. O problema é exclusivo de uma pia ou acessório? Você obtém água quente de outro acessório, como no banheiro ou no chuveiro?
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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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