Acampar é mais que um meio de hospedagem. O ato de se fazer turismo levando consigo seu próprio abrigo torna-se uma paixão quando praticado por esportistas que contam com sua base de pernoite junto aos atrativos naturais de suas aventuras ou mesmo famílias que convivem em ambientes com mais contato com a natureza e com o próximo. O estilo de vida que já é muito praticado e conhecido na Europa, América do Norte e Oceania é muito mais potencial em nosso país tropical e pode representar um nicho extremamente rentável na economia turística.

0

CONCEITOS:

O Campismo no Brasil teve origem nas expedições militares assim como no resto do mundo, mas foi lá pelo final da década de 1950 e início da década de 1960 que a modalidade turística tomou forma. Temos alguns tipos básicos de campismo que podem ser divididos em familiar e de aventura onde os locais de camping podem ser divididos em “selvagem”, “improvisado” ou “organizado”. Os campings se desenvolveram no país seguindo três pilares fundamentais e muito bem definidos: Cultural, Econômico e Turístico.
Dentro do campismo temos algumas vertentes, principalmente no tocante do seu conceito fundamental – O Abrigo – que pode ser do tipo “Nômade” com barracas ou “Caravanismo” com este sendo atrelado intimamente a um veículo.

CAMPISMO

Campismo de Alma

Histórico do Campismo

Turismo no Brasil

Sumário do Campismo

PRIMEIRA ACAMPADA:

Acampar para muitos pode parecer difícil. Para desmistificar diversos folclores e descobrir as maravilhas do acampamento só mesmo se jogando na prática. Para qualquer campista a INSTRUÇÃO é essencial assim como qualquer outra prática ou modalidade. Se a pesquisa é importante, o MaCamp preparou um guia passo a passo para a iniciação.
Veja como funciona a prática, o que comprar primeiro, quais cuidados iniciais a tomar, check-list básico, a escolha do camping certo, o planejamento da viagem e finalmente os passos no acampamento.

EQUIPAMENTOS:

Acampar é o ato de “levar consigo o próprio abrigo”. Não importa qual tipo, o abrigo pode variar de tamanhos e confortos. São eles os chamados “Equipamentos de Campismo”. O equipamento fundamental do camping é mesmo a Barraca que pode ser levada para qualquer local seja a pé, de transporte coletivo, de carro, moto ou mesmo de avião. Além da barraca temos os chamados “veículos de recreação” que podem ser desde reboques atrelados aos carros, como Trailers, mini trailers e carretas-barraca até mesmo automotores como os motor homes e truck-homes. As variedades são tantas, que podemos contar com tipos diferentes, como é o caso do Camper que mistura um porco da ideia de “trailer” como módulo e motor home já que é fixada sobre a caçamba da caminhonete.

Barraca Automotiva (De Teto)

Barracas

Campers

Carretas & Reboques

Carretas-Barraca

Mini-Trailers (Teardrops)

Motor Homes

Trailers

Trailovers

Truck Homes

ACESSÓRIOS:

Além dos equipamentos para abrigar o campista, diversos ACESSÓRIOS fazem parte da tralha (é como é chamado o conjunto de materiais de camping). A começar pelo item fundamental de conforto ao dormir, temos desde colchonetes simples, passando por sacos de dormir (sleeping bags), isolantes térmicos até chegar nos confortáveis colchões infláveis que podem ser servido até mesmo das camas de campanha. Daí seguem para equipamentos de cozinha como os fogareiros, de iluminação como lanternas e lampiões, os móveis como mesas e cadeiras, os suprimentos, as ferramentas e uma gama imensa que dependerá do perfil do campista e o tipo de acampamento que dirá quais farão parte da tralha e quais tipos, tamanhos, pesos e níveis de conforto eles oferecerão.

Antena PVC (TV)

Sanitários

Espiriteira

Lonas

Antenas de RV’s

Grampos de Lona

DICAS DE CAMPISMO:

Acampando na trilha, na mata ou na modalidade familiar muitas são as dicas que você encontra aqui no MaCamp. São técnicas, comportamentos, informações e ideias que podem aprofundar seu conhecimento e melhorar muito o desempenho da sua acampada.

MITOS DO CAMPISMO:

Você já deve ter ouvido falar muitas coisas ruins de acampar. “Perrengue, Chuva, Frio, Calor, Comer Mal, Mosquitos e etc.”. Tudo besteira! Questões relativas à natureza se solucionam com INFORMAÇÃO. Já sobre as oportunidades, só come miojo quem quer, só toma banho frio no meio do mato e só “dorme no chão” se quiser. Os mitos apenas distanciam as pessoas de uma das mais prazerosas formas de hospedagem e práticas de lazer. Não se deixe ser enganado.