>>
O verão está chegando ao fim e, com isso, começa a temporada ideal para acampar no Brasil. Para fugir de insetos e temperaturas altas, os brasileiros estão esperando o Outono para tirar a barraca do armário, pegar a mochila e cair na estrada.
Seja para a praia ou para o campo, acampar é sempre uma adrenalina. Com a volta da moda hippie e do estilo de vida nômade, muitos jovens estão preferindo acampar do que pagar hotéis ou pousadas, apostando em experiências e contato com outros campistas.
1. Equipamentos
Os principais são: barraca, cantis, canivetes suíços, lanternas, sacos de dormir, cobertores e travesseiros. Há de se pensar em outros objetos também indispensáveis em um acampamento: produtos de higiene pessoal, primeiros socorros, pratos, talheres, panelas, sal, açúcar.
Pense em tudo que você vai fazer durante sua estadia, calculando roupas e pertences, para não levar bagagem demais. Principalmente se você não vai de carro e não terá onde estocar os exageros.
2. Montagem
No camping, estenda uma lona no chão para proteger o piso da barraca contra pedras, raízes e objetos cortantes. Não deixe que partes da lona sobrem para fora do piso da barraca, pois em caso de chuva a água escorrerá para a parte inferior do piso.
Se for acampar em locais frios, coloque uma camada de jornal ou papelão no chão, pois eles irão isolar o colchonete do frio e impedirá que a umidade da terra passe para dentro da barraca.
Escolha o local sempre com boas sombras. Em campings, procure evitar locais muito próximos dos banheiros, entrada/saída e pavilhões de lazer.
3. Comportamento
É legal juntar os amigos, jogar baralho, tomar uma cerveja e fazer uma fogueira. Mas tenha em mente que algumas pessoas que vão acampar estão procurando paz e calmaria, um encontro com a natureza e procurar respostas interiores. Então não leve equipamentos de som, fogos de artifício e coisas barulhentas. Também não jogue lixo no chão, tenha sempre a noção de que o meio ambiente deve vir em primeiro lugar e que é você quem vai sofrer com a sujeira.