Publicidade:
 

>>

Confira aqui uma lista básica do que você vai precisar para se aventurar num acampamento

De nada adianta uma vista dessas se você esquecer o básico (Getty Images/Cultura RM/Mike Tittel)
Um final de semana numa ilha pouco povoada ou uns dias na montanha são sempre boas oportunidades para acampar. O sucesso da experiência depende, claro, de uma ajudinha de São Pedro, mas quanto mais preparados estiverem os aventureiros da vez, mais chance de a experiência ser memorável. Por isso, preparamos aqui uma lista com os itens essenciais para acampar:

Publicidade:

Mochila

Parece óbvio, mas é bom lembrar: aquela mochila “tipo escolar” em que cabe tudo o que você precisa para a pelada do final de semana não serve. Para o acampamento você vai precisar de algo maior, com presilhas na altura do peito e da cintura para distribuir melhor o peso.

Na hora de escolher sua mochila, experimente-a para saber como ela se ajusta ao seu corpo (Getty Images/Dave King, Andy Crawford, Steve Gorton)
Barraca

A escolha depende do tipo de viagem, número de pessoas que vão dividir a mesma barraca, previsão de tempo e, claro, gosto. Em geral, a capacidade das barracas é dada em número de pessoas com saco de dormir, ou seja, com colchão de ar fica mais apertado. Ah, sim, não se esqueça de levar os famosos “paus da barraca” e os espeques (que vão fixá-la no chão).

Lona ou capa de chuva para barraca

As barracas são feitas para aguentar determinada quantidade de chuva, mas é sempre bom ter uma lona para esticar em cima da barraca ou uma capa de chuva própria para proteger a tenda e evitar que todas as suas coisas fiquem úmidas, o que é bem desagradável.

Corda

Em algum momento, seja para esticar lonas ou fazer varais, você vai precisar de corda. Muita gente aposta em sisal e cordas finas, que são mais baratas, já que algum pedaço vai acabar se perdendo.

Isolante térmico

É ele quem vai te manter seco e aquecido durante a noite, já que o chão é frio e úmido. Em geral, ele não cabe na mochila, mas é fácil de ser enrolado e amarrado a ela.

Saco de dormir

A questão é praticidade: um saco de dormir é mais leve do que um colchão de ar e ocupa menos espaço. Além disso, com ele você não precisa de roupa de cama (mas algo que sirva como travesseiro pode vir a calhar). Há modelos adaptados para diversas temperaturas.

Água, alimentos e utensílios de cozinha

A água será sempre necessária e, caso o local do acampamento seja muito remoto, é bom ter purificadores para garantir algum acesso à água potável. A quantidade e o tipo dos alimentos dependem também da possibilidade de comprar comida em algum lugar. Caso você vá cozinhar, não esqueça de fogareiro, panelas, pratos e talheres, e opte por alimentos que cozinhem rápido ou pré-cozidos.

Os fogareiros são a gás, que vem em latinhas mais seguras do que “liquinhos” e são fáceis de carregar (Getty Images/Cultura/Hagelphoto)
Roupas, artigos de higiene, kit de primeiros socorros

As roupas devem ser adequadas ao clima e podem ser colocadas em sacos de compressão, que vão minimizar o espaço ocupado por elas. Em geral, é bom ter uma capa de chuva. É importante também ter seus artigos de higiene, acrescidos de filtro solar, repelente e um kit de primeiros socorros com remédios e artigos para fazer curativos. Ah! Não se esqueça do papel higiênico. Uma hora ou outra, você vai precisar.

Lanterna e pilhas

Mesmo que o acampamento seja num lugar bem iluminado, fica difícil procurar algo na mochila no meio da noite no escuro da barraca.

Canivete

Quebra vários galhos, sempre.

A essa lista podem ser acrescentados muitos outros itens, que não são o mais importante da aventura, mas que garantem maior conforto, como cadeiras de praia ou ventilador pequeno. Porém, vale lembrar que o preço do conforto é o peso a ser carregado.

fonte: http://deixaqueeumanjo.pop.com.br/itens-essenciais-para-acampar/

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!