A barraca MOR modelo luna 4 figura a linha mais “popular” no mercado de camping brasileiro. A marca está presente em um número muito grande de lojas de departamento, mercados, lojas de lazer, náutica, pesca e também de campismo. O preço praticado está na faixa das barracas medianamente baratas e se apresenta como uma boa relação custo x benefício.

Não se trata de uma barraca de qualidade para os campistas mais assíduos e experientes. A própria marca importadora declara não ser 100% a prova de chuvas. No entanto com o uso de uma lona extra pode atender muito bem aos iniciantes ou casuais. Há relatos de uso frequente em campismo familiar com usuários satisfeitos.

2

Inicialmente a barraca não traz grandes novidades. É uma iglu básica com bom conjunto de ventilação triplo: Topo do dormitório em mosquiteiro sem fechamento, fundo com janela em mosquiteiro com capa em zíper e ais a porta dupla com folha de mosquiteiro, tudo do tipo convencional. Este tipo de mosquiteiro, apesar de deixar passar micro-insetos, permite uma ventilação bem mais eficiente que as telas “no-see-um”.

14 24 12

O Piso em polietileno se configura bem homogêneo e sem poros, cujas costuras são bem finalizadas.  O sobreteto é do tipo “semi-completo”, onde apenas as laterais vão até o chão cobrindo o rebordo do piso. Na frente e traseira, o sobreteto é parcial. Desta forma, o dormitório possui poliéster respirável nos lados e em nylon impermeabilizado na frente e traseira. As varetas em fibra de vidro são em número de três: Duas para o dormitório e mais uma para o sobreteto. Os espeques são suficientes para não se dividir funções. As costuras do sobreteto são seladas no sistema de “fita” apenas na parte superior da cobertura e não totalmente. As portas são de recolhimento superior. Esta configuração se faz incômoda na hora da passagem ou para deixar presa aberta, porém se dá mais eficiente na proteção contra insetos, já que mesmo de zíperes abertos, ao serem “largadas”, acabam barrando a maior parte do vão.

25 5 9A montagem é fácil como nas tradicionais iglus. O sistema de grampos (e não de bainhas) para prender o dormitório à estrutura facilita muito o trabalho e permite que se desmonte o sobreteto por último em caso de chuvas. Estendido o dormitório no chão plano, fixe e estique as extremidades com os espeques. Arme as varetas, fixe-as nos ilhoses correspondentes arqueando-as. Pendure o dormitório a partir dos grampos inferiores até os superiores e acabe amarrando o cocuruto com as tiras já costuradas nele. Arme e encaixe a vareta nas costuras da cobertura, posicione a mesma sobre o dormitório e inicie a amarração pela cumeeira e nas quatro costuras na meia altura. Depois prenda os ganchos nas extremidades e termine esticando as amarras e as cordinhas para garantir boa performance na chuva e ventos.

1510Conclusão: É uma ótima barraca básica de entrada. É importante utilizar lonas sobre ela em caso de chuvas, pois não se apresenta um equipamento de boa qualidade técnica, mas pode servir muitos perfis de campistas por muito tempo.

Marcos Pivari

21

22 23 20 19 18 17 16 15 13 11 8 7 4 1

 

Marca

MOR

Modelo

Luna 4

Tipologia

Iglu

País de Origem

China

Pessoas Declarado

4 Pessoas

Pessoas confortável com malas

2/3 Pessoas + bagagem

Dimensões Internas declaradas (Dormit.)

2,10m x 2,10m x h=1,30

Dimensões Internas Reais (Dormitório)

1,94 x 1,94 x

H= 1,34

Diminui com o rebordo do piso erguido.

Dimensões externas

Ventilação Dormitório

Topo + porta + findo

Sem capa/fechamento e sem abertura.

Peso

3,5 kg

não aferidos

Dimensão Bolsa

60cm x 15cm x 15cm

Possui apenas alças de mão (não pode ser colocada nas costas)

Avancê

Não

Dimensões Avancê

Hastes de Avancê

Ventilação Avancê

Vigia Avancê

Tipo de Sobreteto

1/2 Parcial

1/2 completo

Não recobre o rebordo do piso do dormitório na frente e traseira, mas recobre nas laterais.

Material Sobreteto

Poliéster com Silvercoating

(declarado pela fábrica)

Quantidade de espeques

14

4 p/ piso, 6 p/ sobreteto e 4 para amarras

Espeques Compartilhados

Não

Não é preciso utilizar um espeque para dois ou mais pontos de amarração)

Espeques a mais

Não

Amarras

4

4 para estrutura/sobreteto

Tipo de uso

Familiar/Aventura

Leve e compacta

Piso Dormitório

Polietileno

Lateral Dormitório

Poliéster Respirável + Mosquiteiro

Mosquiteiro

Comum

Passam micro-insetos, mas tem maior ventilação

Tipo Porta Dormitório

Dupla / superior

Porta dupla. Fechamento + mosquiteiro

Clima

Quente/ameno

Possui mosquiteiros superiores permanentes no dormitório que não fecham. Do fundo possui capa

Coluna D’Água

800mm

Constante apenas em anúncios de venda

Estrutura

Fibra de Vidro

3 peças

Ancoragem da Barraca na estrutura

grampos no dormitório

Possui grampos em toda ancoragem.

Garantia

3 meses (legal)

marca

Kit reparo / Reposição

Não

Facilidade na chuva

SIM

Pode ser desmontado o dormitório pelos grampos deixando o sobreteto + estrutura em pé.

Manual de Instruções

SIM / Solto / Em Papel

Papel simples de tamanho A5

Costuras

Dupla e selada parcial

Selantes no sobreteto apenas nas partes altas


 

 

Avatar
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."