A ferramenta possui diversas funções, mas tem como principal diferencial a capacidade de uso em serviços leves em um equipamento que se guarda de maneira extremamente compacta. Dobrada em três partes, é acomodada em um estojo em nylon muito resistente e prático que pode ser amarrado no cinto ou mochila.
Seu único sistema de rosca faz com que o cilindro da articulação central aplica pressão nas duas extremidades deixando a ferramenta rígida. Esta mesma rosca servirá para montar, recolher ou escolher as diferentes funções do equipamento. São dois os elementos articulados em uma das extremidades: A pá e a picareta.
A primeira posição é a Pá. Deixando a aba apontada para frente e a da picareta recolhida junto à haste, pode-se fazer uso dela com o apoio do cabo triangular que evitará a sua torção. Além do uso normal, poderá ser utilizada a serra que há em uma das laterais para que, com pancadas, se possa cortar raízes presentes na cova.
A segunda posição se faz com o formato da própria picareta, onde ambos os elementos se dispõem de forma perpendicular ao cabo podendo ser fincadas na terra com o auxílio da força da gravidade e arrastar a terra. A ponta fina da picareta terá menor volume de terra a ser movimentado, mas maior poder de penetração. O inverso ocorre com o elemento da pá.
Imprescindível para uns e estratégico para outros, é sempre bom contar com este equipamento que é bem leve e pequeno. Até mesmo com as crianças na praia, sempre com o acompanhamento de um adulto, poderá fazer a diferença nos castelos e túneis na areia.