Ano passado já noticiamos aqui que o prazo que, originalmente seria de 28 de dezembro de 2023, havia sido adiado para os meses de março e abril. Portanto, parte dos motoristas cuja validade date de janeiro a junho tiveram até o último 31 de março para renovar o exame toxicológico sem multas. Já para o restante dos motoristas com validade de seu CNH de julho a dezembro de qualquer ano, terá até o dia 30 deste mês de abril para cumpri-lo.
RELEMBRE: O Conselho Nacional de Trânsito, através da Deliberação 272/24 publicada no Diário Oficial do dia 26/01, prorrogou mais uma vez o prazo de regularização do exame toxicológico periódico. Assim como reportado em novembro do ano passado, todos os motoristas habilitados nas categorias C, D ou E que estivessem com o prazo de 2 anos e meio do exame toxicológico vencido, teriam até o dia 28 de dezembro de 2023 para renovar ou entrariam em sérias multas. No dia 4 de dezembro o sistema do CNH eletrônico chegou a dar um grande susto devido a um erro que foi corrigido rapidamente. Dia 28 passou e quase um mês depois o CONTRAN deliberou novas datas limites para que tudo aquilo aconteça (multa de balcão no momento da renovação, de peso gravíssimo (7 pontos) e mais R$ 1.467,35.). Os novos prazos dependem agora do mês da validade do documento de cada um:
MULTAS E PENAS: Para quem estiver sem renovar o toxicológico, poderá sofrer uma multa de balcão no momento da renovação, de peso gravíssimo (7 pontos) e mais R$ 1.467,35. Note que mesmo que você tenha renovado seu toxicológico dias antes de renovar a CNH, mas deixou de renovar a cada 2,5 anos durante a vigência da sua habilitação, esta multa poderá ser lavrava. Além disso, as fiscalizações de pista, também poderão multar e não permitir o prosseguimento da viagem, caso o motorista esteja com o exame vencido.
COMO ACOMPANHAR: O método mais eficaz é verificar em sua versão digital da CNH. O APP para celular inclusive isenta o motorista de portar fisicamente sua CNH e seu documento de licenciamento do veículo, além de constar ali nas páginas laterais do documento em tela, o prazo para refazer o exame e sua vigência. Veja mais sobre o assunto na matéria completa. Fique ligado!