Publicidade:
 

O espaço, com capacidade para dez veículos ao mesmo tempo, foi inaugurado nesta segunda-feira (19). O local, de cerca de dois mil metros quadrados, possui energia elétrica nas voltagens 110 e 220 e pontos de água, além de guarda 24 horas. O Parque Estadual do Guartelá, localizado em Tibagi, nos Campos Gerais, agora conta com espaço apropriado para receber motorhomes, uma casa sobre rodas. O espaço, com capacidade para dez veículos ao mesmo tempo, foi inaugurado nesta segunda-feira (19) pelo secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Everton Souza.

Já está no APP macamp!!

O local, de cerca de dois mil metros quadrados, possui energia elétrica nas voltagens 110 e 220 e pontos de água, além de guarda 24 horas. Os viajantes ficarão perto do Centro de Visitantes, podendo também utilizar os sanitários do local. A construção do novo espaço levou cerca de 30 dias. Ele foi viabilizado dentro do que define a Portaria IAT nº 71/2022, elaborada pela alta procura de turistas nesse segmento.

Publicidade:

O secretário destacou que é uma atração a mais ao Estado e uma possibilidade para que esses viajantes fiquem mais tempo na região. “Essa é a visão do governador, de usar o nosso patrimônio natural para promover a qualidade de vida às pessoas, gerar emprego e renda, além de fomentar a economia das cidades com o turismo”, disse. “O turismo é deslocamento de PIB e a gente sabe que essa é a linha de trabalho do governador. Ter feito esse espaço será um divisor de águas e, por extensão, sabemos que haverá mais giro de economia na cidade de Tibagi”, destacou o secretário municipal de Turismo, Rhamonn Cottar.

A região dos Campos Gerais possui diversos atrativos culturais, gastronômicos e uma natureza privilegiada, que contempla mais de 90 saltos e cachoeiras. A expectativa é de atrair motorhomes ao Parque Estadual do Guartelá de outros estados do Brasil e de países da América do Latina. O parque fica a 320 km do Litoral paranaense e a 630 km de Foz do Iguaçu. A portaria viabiliza a criação de espaços destinados a RV’s em 12 Unidades de Conservação do Paraná. Além do Guartelá e de Vila Velha, que também já possui infraestrutura, serão permitidos os veículos nos Parques Estaduais do Monge, da Serra da Esperança, do Lago Azul, Vila Rica do Espírito Santo, São Camilo, Rio Guarani, do Palmito, Mata São Francisco, de Campinhos, e no Monumento Natural Salto São João.

COMO USAR – A utilização do espaço deve respeitar regras para garantir a conservação do patrimônio público. “Todos os interessados devem acessar o site do IAT para reservar seu espaço e desfrutar com seu RV”, destacou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest e diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

Os motorhomes podem ficar apenas na área designada a eles, normalmente nos estacionamentos. O interessado poderá visitar a Unidade de Conservação normalmente, mas no caso das UCs concessionadas é preciso consultar a empresa. Não será disponibilizado espaço para limpeza e esvaziamento de caixa de detritos. Eles podem pernoitar, mediante pagamento da taxa de 0,20 UPF/PR por veículo, por dia. O valor aproximado é de R$ 30.

E AS BARRACAS? Logo ali próximo fica o Camping da Dora. Outros campings muito bem estruturados também estão no APP MaCamp.

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!